Carreata da Doação de órgãos é realizada em Riomafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 11/10/2015 - 11h13

A tradicional Carreata da Doação de Órgãos passou pelas ruas Centrais de Mafra e Rio Negro, Bairros Jardim América e Vila Nova no último dia 30, com o intuito de lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro. A campanha, que pede às pessoas deixarem o seu melhor “Doe Órgãos – Doe Vida”, teve como objetivo sensibilizar a população.

A doação de órgãos ou tecidos pode salvar muitas vidas, porém sua realização esbarra na desinformação da família, que necessita autorizar a doação por escrito. Os coordenadores da CIHDOTT, Lucimara Kauva e Ossimar Carlos Friedrich filho, explicam que muitas pessoas acreditam que precisam registrar a opção pela doação na carteira de motorista, mas não é necessário. Basta apenas avisar a família.

A ação foi realizada pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) com apoio do Corpo de Bombeiros de Mafra e Rio Negro e da Polícia Militar de Mafra.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Segundo dados do Ministério da Saúde, 4.672 potenciais doadores foram notificados entre janeiro a junho deste ano, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. As doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea.

MAFRA

O Hospital está habilitado para realizar a doação para captação e transplante de órgãos desde setembro de 2009, onde o transplante é realizado em grandes Centros do estado de Santa Catarina, com uma equipe especificamente treinada para este fim. Não há estimativas do número de doadores na região, porém segundo os coordenadores do CIHDOTT, uma entrevista recente realizada com famílias mafrenses, apresentou uma crescente adesão ao “Sim”.

Este foi o terceiro ano em que o dia do Doador de Órgãos foi lembrado com uma carreata. A ação contou com 30 automóveis e recebe a cada edição o apoio de mais empresas e entidades mafrenses. Além disso, a CIHDOTT também realiza durante todo o ano, palestras de sensibilização nas escolas e empresas, além da orientação à pacientes do HSVP.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.