Continuam os problemas com internet em Riomafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/07/2011 - 13h05

Serviços de internet e telefonia em geral ainda lideram o ranking de reclamações do Procon em Riomafra.

Segundo José Emílio Manchenho, coordenador do Procon de Mafra, é comum reclamações sobre serviços cobrados na conta telefônica e também sobre velocidade e mensalidades de internet banda larga. Por exemplo, na nossa região, facilmente o consumidor se depara com uma propaganda da empresa Oi oferecendo internet banda larga de 1 mega pelo valor de R$ 39,90 ao mês, o que na prática não existe. Inúmeras pessoas receberam junto da conta telefônica uma propaganda apresentando esta promoção e acabaram aderindo, no mês seguinte quando receberam a fatura, veio a cobrança valor de R$ 69,90.

O coordenador do Procon explica que esse valor só pode ser cobrado em cidades onde a Oi tem concorrência, como GVT e NET, que não é o caso de Mafra e Rio Negro. A empresa GVT oferece o dobro da velocidade por R$ 49,90.

Emílio contou a nossa reportagem que o caso, considerado propaganda enganosa, já foi encaminhado para a sede do Procon Estadual em Florianópolis.

A empresa Oi também foi acionada e feito pedido de explicações através do departamento jurídico, porém até esta terça-feira o Procon não havia recebido nenhuma resposta.

O Procon de Rio Negro não recebeu reclamações quanto a velocidade e valor cobrado pelo serviço de internet. A representante do Procon/Rio Negro disse à Gazeta que não pode afirmar que se trata de propagando enganosa.

Recebemos do Procon de Rio Negro o novo Decreto nº 7.512 de 30 de junho de 2011. Este aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU, e dá outras providências.

No seu artigo 2º consta que a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL deverá adotar, até 31 de outubro de 2011, as medidas regulatórias necessárias para estabelecer padrões de qualidade para serviços de telecomunicações que suportam o acesso à Internet em banda larga, definindo, entre outros, parâmetros de velocidade efetiva de conexão mínima e média, de disponibilidade do serviço, bem como regras de publicidade e transparência que permitam a aferição da qualidade percebida pelos usuários.

Após várias tentativas, até o fechamento desta matéria não conseguimos contato com o departamento jurídico da Oi em Florianópolis. O escritório em Mafra não tem autorização para falar sobre o assunto visto que se trata de empresa terceirizada.

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3 comentários publicados
  1. Diego Wb

    Cara isto é um problema, eu usava a idsul, cancelei pq so dava problema, agora assinei faz 3 anos a SulInternet, máximo velocidade de 4 MB,e virou uma porcaria, uso a NETFLIX, e normalmente das 19:00 as 22:00 é impossivel assistir, jogos online então virou um caos. So cai essa merda…. Eu liguei reclamando, os cara tiveram coragem de dizer que não é obrigação deles, velocidade de TV e Jogos, nem com modem, somente o sinal que enviam. Isto é um bando de incompetentes, eu vou cancelar essa porcaria depois de 3 anos por que é palhaçada, outra “historinha” que o cara me falou é que eu estava em uma rede muito cheia “lotada” que ele então me mudaria para uma mais leve ” menos populosa”. OK !!! e os outros dessa rede cheia vão ficar como???? é pura palhaçada, EU PAGO 99,90 durante 3 anos por 4 MB de uma internet que já me deu muitas dores de cabeça. Vou ter que tentar a OI, por que nossa cidade está nos tempos da caverna em relação a isto.

  2. Jaime - Floripa

    Sorte das cidades que tem concorrência na banda larga, tipo GVT, NET e não ficar preso somente a Oi, que tem sido uma decepção em termos de qualidade de serviço. Com a NET, nem se fala. Você assina um “combo” der 10 Mb mas pelo contrato eles garantem no mínimo 10% da velocidade. Ou seja, paga 10 e ganha 1 Mb, além da cota de download. Mesmo assinando pacotes HD (TV em alta definição) a velocidade é nesses patamares.
    Quanto a GVT, pra mim e pra muitos internautas, é a melhor do Brasil. Tenho pacote de 15Mb, sem limite de download, e a velocidade é cumprida, isso quando não vem mais, tenho dias que a conexão está com 17Mb. O negócio é concorrência…

  3. Roger Baumann De Andrade

    Realmente meus amigos, a internet em geral é sim um grande problema em nossa cidade, sabemos tbm que leis que impõe regras para as empresas fornecedoras do serviço, porém, em muitas das vezes não são seguidas corretamente, é tbm o caso da id-dul, provedor de internet, a todos os usuários que se utilizam deste provedor, tem enfrentado muitos problemas com velocidade, que além do mais é desproporcional ao preço, a internet além de cair bastante, tem uma velocidade que é muito abaixo do contratado, isso é uma vergonha, espero que logo estas empresas reajustem seus serviços, pois com tantos clientes insatisfeitos com o serviço, já deveriam ter resolvido isso á muito tempo já !!

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