Crianças terão que ser atendidas em hospitais de Jaraguá do Sul e Joinville a partir de julho

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/05/2015 - 12h03

Como noticiamos em primeira mão aqui na Gazeta de Riomafra, na edição da última quarta-feira 27, o Hospital São Vicente de Paulo – HSPV não atenderá mais a pediatria, a partir do dia 01 de julho, conforme comunicado pela direção do Hospital à Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina.

Segundo a direção do HSVP a decisão foi em reunião de diretoria e do conselho fiscal e a justificativa em suspender o atendimento é devido a fechamento de escala de sobreaviso de médicos pediatras, a inviabilidade de realizar e justificar reformas necessárias para manter o atendimento às crianças e a necessidade de priorizar o atendimento de média e alta complexidade para adultos. A direção do hospital destaca ainda que a Maternidade Dona Catarina Kuss – MDCK pode absorver estes atendimentos.

Conforme destacamos na matéria da última quarta-feira (27), a Maternidade Dona Catarina Kuss informou que no momento atual não tem condições de prestar este tipo de atendimento devido à falta de espaço e de recursos humanos. A direção da MDCK informou ainda a nossa reportagem, após a veiculação da matéria da última edição, que a Maternidade atende hoje recém-nascidos até o 28º dia de vida e que após este período o atendimento deve ser feito pela unidade de saúde que é referência na região, ou seja o Hospital São Vicente de Paulo.

Segundo a direção a Maternidade atende hoje as cidades de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Major Vieira e Ireneópolis, e que no atual prédio será impossível atender bebês e crianças acima de 28 dias de vida. Destacam ainda que é necessário toda uma estrutura especializada para prestar estes atendimentos para que não haja contaminação na ala dos recém-nascidos.

A direção aponta que foi aprovado a inclusão no Plano Plurianual de Aplicação – PPA, a ampliação de espaço físico e de recursos humanos para transformação da Maternidade em Hospital Materno Infantil, e que só após a efetivação desta obra que a Maternidade terá condições prestar o serviço de atendimento de pediatria para as crianças de Mafra e região.

A Maternidade Dona Catarina Kuss conta hoje com 35 leitos, sendo um de isolamento, quatro de neonatalogia e trinta de internação. Possuí ainda dez leitos de UTI neonatal que atende todo o estado de Santa Catarina. Presta atendimento de ambulatório de neonatologia e pré-natal, atendimento à parturiente, assistência à gestante com intercorrência – hipemerese, infecção urinária, eclâmpsia, pré-eclâmpsia, trabalho de parto prematuro – e assistência no período puerperal – infecção puerperal, mastite, engurgitamento mamário.

JARAGUÃ DO SUL OU JOINVILLE

Nossa reportagem saiu a campo para saber onde serão prestados os atendimentos de pediatria caso realmente o HSVP não preste mais os serviços. Lembrando que o Hospital São Vicente de Paulo é referência na região atendendo os pacientes pediátricos de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Major Vieira e Ireneópolis.

Segundo o que levantamos se a direção do HSVP não voltar atrás na sua decisão, em não mais atender e não oferecer mais leitos para atendimento pediátrico, as crianças de Mafra e região que necessitarem deste serviço serão encaminhados para hospitais de Jaraguá do Sul ou de Joinville.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.