II Seminário de Licenciaturas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/11/2014 - 20h34

No último final de semana (21 e 22 de novembro), professores e estudantes da Universidade do Contestado dos diferentes campus participaram da segunda edição do Seminário das Licenciaturas promovido pela própria Instituição, na cidade de Mafra. Para o evento, foram organizadas  quarenta e seis oficinas, cada uma representada por um ou mais profissionais que partilharam com os participantes o conhecimento relativo  às suas áreas de atuação, em especial, os da Educação Superior.

No primeiro dia (sexta-feira à noite) Juarez da Silva Thilsen, doutor em Educação ministrou a palestra “Habilidades e Competências na Prática Docente” no London Club. Na ocasião, os presentes ouviram à respeito da organização do currículo escolar, como o requerido pela escola integral, assunto amplamente discutido por especialistas nos últimos meses por ocasião da aprovação do Plano Nacional da Educação – Lei nº 13.005 aprovada em 25 de junho de 2014. Thilsen destacou que a escola vive a utopia que o escritor uruguaio Eduardo Galeano diz estar no horizonte, no caminhar.

No segundo dia (sábado), cada inscrito participou de quatro oficinas, ao escolher aquelas que mais agradou por tratarem do Bulling, Educação Especial, Matemática, Patrimônio Histórico, Saúde e Educação, Reciclagem, Botânica ou de qualquer outro tema que correspondeu aos anseios e necessidades de cada indicíduo interessado. Oportunidade em que todos puderam participar de discussões e reflexões em torno do papel da educação frente às diferentes demandas, das inovações e das permanências como a velha e boa tecnologia que resiste ao tempo e às mudanças, conforme mencionado pela Professora Doutora Maria Luiza Milani responsável pela Oficina-21 nominada “Relações do trabalho e educação”. A mesma destacou a importancia de recorrermos à referências como Pablo Gentili (práxis inerente a qualquer atividade); Moacir Gadoti (dialética de Educação); Manacorda (essência do ser humano); Paulo Freire (aprender depende da condição crítica do sujeito que ensina e do que aprende) como apoio à prática pedagógica cotidiana. Leituras que servem de base para repensar a relação escolaridade e educação, um processo que segundo Milani, precisa corresponder ao mundo do trabalho, não ao mercado do trabalho.

Por sua vez, o Professor Doutor Walter Marcos Knaesel que conduziu a Oficina-18, denominada “Educação e Sociologia do desenvolvimento”, enfatizou a importância de uma análise de contexto econômico para se falar do sentido que a educação adota como instrumento capaz de aumentar a capacidade produtiva, destacando que a formação buscada pelos empresários se relaciona ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de comunicação, habilidades que dependem exclusivamente do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Para Knaesel, a Matemática ensina sermos melhores produtores e consumidores.

O Professor recordou observações feitas por personagens políticos como pelo sociólogo e cientista político Fernando Henrique Cardoso que, enquanto Senador da República (1983 a 1992) já demonstrava preocupação com o futuro dos brasileiros frente às relações de trabalho que viriam marcar a atualidade pela exploração, o que exigiria dos governos medidas assistencialistas como meio de garantir a sobrevivencia de muitos que ficariam fora da economia moderna. Em geral, o professor situou os ouvintes (atentíssimos, alías) frente à necessidade de inovação frente às novos desafios de crescimento, como em Santa Catarina que precisa manter um padrão de desenvolvimento que depende de um investimento significativo em pesquisas e na qualidade da educação, que graças á fatores como o capital social, é realidade na sociedade catarinense.

A essência da Educação foi ilucidada também na oficina  -17, “Filosofia e Educação”, conduzida pelo Filósodo e Professor Doutor Sandro Luiz Bazzanella que de um modo interessante, expôs a relação entre os aspectos antagônicos da vida, como o bem e o mal que existem como uma forma de retratar o controle e a regulaçao de um sobre o outro. O Professor tipificou formas de o educador se posicionar no mundo em relação à sua ocupação, elucidando a criticidade e o autocuidado como diferenciais. Destacou ainda formas de promoção profissional dos professores, citando Cristóvão Buarque como autor de ideias dessa natureza.

Estas palavras expressam apenas parte do que foi possível aproveitar da segunda edição do Seminário de Licenciaturas. Grande oportunidade para quem soube aproveitá-la com o fim de aprender ainda mais. Afinal, estudar e aprender é uma forma de cuidar e de valorizar à si próprio!

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