Mafra 94 anos – Ata da instalação da Comarca de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 08/09/2011 - 00h03

No mesmo dia em que foi instalado o município de Mafra, foi instalada a Comarca, cuja solenidade damos a seguir a transcrição da ata lavrada após as cerimônias.

“Aos oito dias do mês de setembro de mim novecentos e dezessete, na sala, das sessões do conselho Municipal, presentes os senhores Superintendentes e Conselheiros Municipais bem como o Exmo. Sr. Fúlvio Coriolano Aducci, secretário geral dos negócios do Estado, Dr. Joaquim Thiago da Fonseca, procurador geral do estado, Dr. Ivo de Aquino Fonseca, Oficial de Gabinete do secretário geral João Cancio da Silva, coletor das rendas estaduais, Tenente Antônio Joaquim Azevedo, delegado de Polícia, bem como os senhores Paulo Stoeterau, suplente do juiz de direito em exercício, da Comarca de Rio Negro. Dr. Benjamim de Azevedo, juiz municipal em disponibilidade, Cel Bley Neto, suplente do juiz federal, Tenente José Pereira de Morais, delegado de Polícia de Rio Negro, Cel Felipe Kirchner, substituto do prefeito de Rio Negro, Nicolau Rithes Sobrinho, ex-prefeito de Itaiópolis, Sr. Júlio Franco, funcionário estadual do Paraná, Marcilio Olinto Furtado, funcionário de estrada de ferro São Francisco, Salvador Correa, funcionário da estrada de ferro, Dr. Alvaro Bhering, fiscal da estrada de ferro São Francisco, Sr. Francisco Bacelar, representante do diretório político e do Dr. Superintendente de Porto União, foi pelo Sr. José Severiano Maia aberta à sessão e nomeada uma comissão de Conselheiros Wenceslau Muniz, Alfredo Ricks, Paulo Reusing, Florisbau Cândido Maia e Carlos Schmidt, para introduzirem no recinto o Sr. Guilherme Luiz Abry, juiz de direito desta Comarca, o qual tomando assento ao lado do presidente declarou instalada a Comarca de Mafra.

Por sua excelência foi feita a nomeação de Jovino Lima infra assinado para exercer inteiramente nos termos da Lei 147 as funções de órfãos e mais anexos, o qual depois de prestar a devida promessa. Conforme o termo lavrado em livro competente, entrou em exercício de seu cargo, sendo pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz de direito designado para servir de secretário da ata da instalação da comarca. Em seguida foi pelo Sr. Juiz de direito deferida a promessa legal ao Sr. Promotor público adjunto Euclides Aureo de Castro. Em seguida o Sr. Dr. Juiz de direito usou da palavra, fazendo o histórico da solução de acordo regozijando-se pela instalação da Comarca de Mafra, depois de ter relembrado a ação dos Exmos. Srs. Drs. Presidentes da republica e dos estados do Paraná e Santa Catarina, fazendo votos para a ação harmônica das autoridades da Comarca com as da vizinha Comarca de Rio Negro.

Tomando a palavra o Exmo. Sr. Dr. Thiago da Fonseca, procurador geral do estado, congratulou-se com o realizar desta solenidade no momento em que toda a humanidade se debatia na maior das guerras, e felicitou a Comarca e Município de Mafra pelas autoridades que acabavam de ser postas a sua frente. O Sr. Tenente José Pereira de Morais, pedindo a palavra, agradeceu as referencias elogiosas feitas as autoridades paranaenses presentes nesta solenidade. Todos os discursos foram delirantemente aplaudidos pela numerosa assistência. E nada mais havendo a tratar encerrou o Sr. Juiz de direito a sessão e dela mandou lavrar a presente ata. Eu, Jovino Lima, servindo de secretário, a escrevi”.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.