Mafra sediará Seminário Regional de Educação

Publicado por Gazeta de Riomafra - 20/06/2014 - 13h33

No dia 25 de junho a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, promove o Seminário de Capacitação sobre Políticas do Governo Federal na área de educação. A técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao Ministério da Educação (MEC), designada para ministrar o evento será Angela Schumacher Schuhmarche.

O evento, que será na sede da entidade, em Mafra, das 9h às 12h30min, deve atrair prefeitos, secretários, diretores e assessores de educação de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Itaiópolis, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Caçador, Irani, Joaçaba, Novo Horizonte, Taió, Xanxerê, Guabiruba, Iomerê, Matos Costa, Monte Carlo e Pinheiro Preto.

O seminário visa capacitar os educadores e pessoas envolvidas com a educação, bem como prestar esclarecimentos, sanar dúvidas e permitir um diálogo aberto acerca dos programas governamentais.

A entidade acredita que com a capacitação voltada à educação, bem como com o esclarecimento de dúvidas inerentes aos diversos programas oferecidos, a pasta tende a sempre melhorar, evoluir.

Palestrantes do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação vão abordar programas como PAR – Proinfância- Proinfo- PNATE – PNLD – Formação pela Escola – PNAE – Caminho da Escola – PDDE – Brasil Profissionalizado – PNBE – Mais Educação – Educação inclusiva – Pronatec, entre outros disponíveis.

PAR

O assunto mais aprofundado será o Plano de Ações Articuladas – PAR, sobre o qual serão vistas as etapas de elaboração, manutenção e revisão. Este é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, em um Sistema Nacional de Educação. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.

Os palestrantes também devem apresentar os sistemas SIMEC – SiGPC – SIOPE – CACS Fundeb – CAE Virtual – Projovem – SIGARP – SIGECON, entre outros disponíveis, além de financiamentos como FUNDEB – FIES. IDEB e Censo Escolar também devem entrar na discussão.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.