Parceria traz mais agilidade ao atendimento odontológico em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/04/2013 - 13h19

Começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 29, em Mafra, o OdontoSesc, uma unidade móvel para atendimento odontológico à população do município. Com o objetivo de suprir a demanda de pacientes, a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria da Saúde, fez uma parceria com o SESC SC para trazer o projeto ao município.

Segundo o coordenador da unidade móvel, Everton Ferreira, este busca atender a necessidade do município quanto à prestação de serviços odontológicos. “A unidade possui uma infraestrutura completa para o atendimento do paciente. São realizados vários procedimentos odontológicos tais como fluorterapia, profilaxia, restaurações, extrações, tratamento endodôntico de dentes anteriores entre outros”, explicou.

O OdontoSesc vai atender apenas pacientes encaminhados pelo setor de odontologia da Prefeitura, a fim de agilizar o tratamento e diminuir o tempo de espera do cidadão. Segundo o secretário da Saúde de Mafra com esta parceria visa-se o atendimento odontológico gratuito da população mafrense, com possibilidade de concluir 450 tratamentos, em um total de 2822 consultas realizadas.

Mais sorrisos

A unidade móvel do OdontoSesc está instalada na Praça do Expedicionário (Praça dos Correios), e vai atender pacientes de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, até o dia 11 de julho (03 meses). Possui estrutura física composta por quatro cadeiras e mais equipamentos completos, sala de esterilização, de raio-X, recepção, escovódromo e material de consumo. Além da estrutura física, o SESC mantém ainda na unidade, coordenador, orientador educacional, dentista, técnico em saúde bucal e artífice. A capacidade do OdontoSesc é para 64 atendimentos diários.

A contrapartida da Prefeitura na manutenção do projeto durante os 90 dias é a de encaminhar os pacientes para atendimento e também fornecer o local para a unidade móvel, disponibilizando três dentistas, dois auxiliares, um atendente/recepcionista, vigilância 24h, além de infraestrutura para funcionamento (água, luz, telefone e esgotamento sanitário).

Experiência

Everton Ferreira ressalta a boa a receptividade do OdontoSecs em outras cidades. “A experiência é muito boa, pois atendemos um público que não tem acesso fácil ao dentista. Nesta unidade móvel realizamos atendimentos clínicos e orientamos o paciente e trabalhamos também a prevenção”, declarou.

O chefe de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Ricardo Susin Schelbauer, falou dos resultados esperados. “Nossa expectativa é de reduzir o tempo de espera dos pacientes na fila de atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), principalmente daqueles que tem necessidade de tratamento de Canal e tratamento periodontal. Dentro desse projeto, esperamos também atender a demanda existente nos municípios pactuados com a Secretaria Municipal de Saúde, como Itaiópolis e Monte Castelo”, finalizou.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.