População mafrense recebe orientações sobre como prevenir ou denunciar violência contra crianças e adolescentes

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/05/2015 - 12h05

Contendo dizeres como “Você pode agir. Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” e “Violência é crime. Omissão também”, os panfletos foram distribuídos nos semáforos da praça Lauro Muller por servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, além de adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e  Projeto Geração Atitude – desenvolvido pela Atena com apoio do CMDCA, que objetiva a prevenção ao uso de drogas em ambiente escolar. Ação semelhante aconteceu também no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116.

A mobilização é uma realização conjunta do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS com a Polícia Militar; Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Toda sociedade deve respeitar o direito das crianças e adolescente, velando pela sua integridade física e emocional. “Não devemos nos omitir em relação à essas violências contra as crianças e adolescentes”, conclamou os organizadores alertando para os números  para as denúncias: (47) 3642-4734 do Conselho Tutelar; 190 para emergência e disque 100.

PROTEÇÃO

Hoje o município conta com uma rede de serviços e órgãos de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. Além do Disque 100, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados, e recebe denúncias anônimas com garantia de sigilo, existem ainda o CREAS, os Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas, Ministério Público, Defensoria Pública e a Justiça da Infância e da Juventude, que tratam de casos relacionados com a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) tem por finalidade orientar e apoiar as famílias que tiveram seus direitos violados.  É o caso de crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual, psicológica ou negligência e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O CREAS de Mafra atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, na rua Tenente Ary Rauen, nº 906, Alto de Mafra. O Conselho Tutelar atende na Rua Pedro Kuss, s/n, anexo à Secretaria Municipal de Assistência social. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3643-7181.

VIOLÊNCIA EM MAFRA

Em Mafra, os números de atendimentos relacionados as violências contra crianças e adolescentes demonstram o quanto a questão  é preocupante. Somente nos primeiros quatro meses deste ano de 2015, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – atendeu a 10 situações de famílias com situações de violência à criança e adolescente, sendo duas de violência sexual, oito dos outros tipos de violência: física, psicológica, abandono, negligencia e de maus tratos.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.