Saúde de Mafra contrata médicos para as unidades da Restinga e São Lourenço

Publicado por Gazeta de Riomafra - 07/09/2012 - 21h27

Um dos profissionais já iniciou nesta semana e outro a partir do dia 10, conforme informações do Secretário da Saúde, Cidemar Ratochinski. “É o início da reposição dos médicos que pediram exoneração”, explicou.

Segundo ele, Mafra está hoje com cobertura em torno de 52% de Estratégia Saúde da Família, considerado baixo pelo gestor, sendo que a maioria dos municípios da região já está com cobertura de 100%. “Precisamos urgentemente avançar para organizar a rede de atenção básica e o acesso das pessoas levando a saúde mais próxima do cidadão”, completou o secretário.

O município de Mafra perde muitos recursos financeiros fundo a fundo do Ministério da Saúde pela falta de comprometimento na elaboração de Planejamento em Saúde, declarou o secretário. “Estamos ainda na gestão de atenção básica, sendo que todos os municípios do porte de Mafra na região estão em gestão plena e recebem recursos per capita bem maiores que o nosso”, afirmou, salientando que em função da mudança de gestão, todos os programas do Ministério teriam direito a receber valores maiores.

Ratochisnki explicou ainda que como forma de avançar para um melhor atendimento com a população, a equipe de profissionais na saúde está sendo sensibilizada, bem como, capacitada com vistas a organizar a gestão e buscar os recursos que de direito são dos munícipes. “Para estar na gestão plena o município tem a responsabilidade de assumir toda a demanda e cobertura na assistência à saúde, o que hoje praticamente já fazemos com dois hospitais de porte e a logística da maioria dos serviços para a população”.

Atenção Básica

Os princípios fundamentais da Atenção Básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social. A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde.

Objetivos Estratégicos da Coordenação de Gestão da Atenção Básica (CGAB)

1. Contribuir para a reorientação do modelo de atenção à saúde no país por meio da adoção da estratégia Saúde da Família como estruturante dos sistemas municipais de saúde.

2. Fortalecer a implantação de redes de Atenção Básica / Saúde da Família nos municípios que ainda não dispõem de serviços de atenção básica implantados, e auxiliar na transição da rede de serviços de Atenção Básica tradicionais para atuarem como serviços de Atenção Básica / Saúde da Família nos municípios com uma rede básica pré-existente.

3. Rever normas e diretrizes para o desenvolvimento da estratégia Saúde da Família na medida em que se acumulem experiências que apontem essa necessidade, em consonância com as políticas do Governo Federal, em acordo com as esferas estaduais e municipais mediante pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

4. Prestar cooperação técnica aos estados e municípios no processo de implantação, expansão e qualificação da Atenção Básica / Saúde da Família, prioritariamente aos municípios participantes do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família – PROESF.

5. Disponibilizar instrumentos técnicos que facilitem a organização da Atenção Básica / Saúde da Família no nível local e que possa também contribuir com o processo de capacitação e educação permanente dos profissionais das equipes – Cadernos de Atenção Básica, Manuais, etc.

6. Auxiliar na promoção de intercâmbio de experiências intermunicipais e interestaduais, buscando o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à Atenção Básica / Saúde da Família.

7. Auxiliar no desenvolvimento de estratégias que compatibilizem a prática das equipes de Atenção Básica / Saúde da Família às necessidades das áreas técnicas e da atenção a grupos prioritários no desenvolvimento das políticas do Ministério da Saúde.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.