Sem representatividade Mafra deverá perder Universidade Federal para Três Barras

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/05/2015 - 13h37

Mais uma vez poderemos ficar no vácuo de outras cidades do planalto norte que levam mais investimentos do que Mafra. Desta vez não se trata de verbas de infraestrutura e sim na instalação do campus da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, que segundo informações tem tudo para ser instalada na cidade de Três Barras.

A vinda da instalação vem sendo discutida desde o ano passado dentro da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte, inclusive com a realização de audiência pública e a criação de um grupo de trabalho para tratar do assunto.

Os trabalhos estão caminhando, os prefeitos dos dez municípios que fazem parte da Amplanorte já entraram em consenso onde a Universidade deve ser instalada, indicando quatro municípios para apresentarem proposta de terreno e viabilidade à reitoria: Canoinhas, Três Barras, Mafra e Porto União.

Até o momento não conseguimos levantar informações se Mafra já indicou um terreno, apenas que a cidade de Três Barras corre à frente das outras para receber a sede da instituição de federal de ensino superior.

O assunto também foi abordado na Câmara de Vereadoes na sessão de segunda-feira (18), quando alguns parlamentares foram enfáticos em defender o ensino técnico e superior para os jovens mafrenses. No momento foi questionada a instalação da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS na região. Questiona-se, quem está defendendo Mafra na luta pela instalação da instituição, sendo que o legislativo mafrense não pode ficar de fora das tratativas onde os vereadores precisam ter acesso a essa discussão, “A Câmara não foi mais convidada a participar das reuniões, (…) precisamos entrar nesta discussão”, comentou a vereadora Marise (PMDB).

UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Tem campus em Chapecó (SC) – sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Câmara pede parceria com IFSC para cursos de qualificação profissional

Na mesma sessão foi aprovado pelo plenário um requerimento solicitando ao Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Campus Canoinhas, informações sobre a viabilidade de parceria entre o instituto e o Município de Mafra para cursos do Pronatec e cursos técnicos, entre outros.

De acordo com o requerimento, tal solicitação se faz necessária tendo em vista a divulgação da instalação de novas empresas no município, como por exemplo a Master. “Neste compasso, a nossa preocupação é apresentar mão de obra qualificada nestas áreas”, afirmam os vereadores destacando a qualidade de ensino que o IFSC oferece, disponibilizando cursos gratuitamente à população.

Foi solicitado à diretora Geral do IFSC Canoinhas, dra. Maria Bertília Geacomelli, informações sobre a atuação da instituição na região, e o que poderia ser estudado para efetivar esta parceria, para que o município de Mafra também possa contar com o trabalho do conceituado Instituto, o qual promove a inclusão e a formação de cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

- Publicidade -
7 comentários publicados
  1. ricardo

    Conforme já falei em outras edições a função do prefeito de mafra e vereadores aqui de é muito simples sentar e esquentar a cadeira deles , só isso eles sabem fazer nada alem disso.
    Claro ficar fazendo reuniões durante a semana na camara de vereadores para tomar chimarrão e jogar conversa fora.

  2. Luis Carlos Soares

    Mafra merece. uma universidade do tamanho da UFSC. acompanhei a implantação de um campus da UFPR em Jandaia do sul no norte do Parana . fato este que valorizou toda uma região como atração de novos investimentos. Jandaia fica no meio de Apucarana e Maringá e muito próximo de Londrina. imagine o crescimento que Mafra terá caso venha ocorrer a escolha por Mafra.

  3. Flv

    Mais uma iremos perder.

  4. Demoro

    Duvido!!!!, Será que a Pátria Educadora tem din para isso? Quem sabe, emprestamos nosso FGTS ao BNDS e o governo faz umas manobras ou pedaladas.

  5. juca

    Eu não acredito que isso pode acontece….por favor esses governantes estão fazendo o que?

  6. paulo

    Parabéns as pessoas que moram em Mafra e votaram no deputado de Canoinhas e São Bento.

  7. NEI

    MAIS UMA VEZ MAFRA VAI FICAR NA MÃO , O QUE FAZ O PREFEITO , OS VEREADORES E OS DEPUTADOS DAS OUTRAS CIDADES ELEITOS PELO POVO DE MAFRA.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.