Alunos de Rio Negro têm aula de astronomia com as Meteoríticas e Mulheres de Estrelas

Por Assessoria - 23/02/2024

Alunos de Rio Negro tiveram uma grande aula de astronomia com as Meteoríticas e Mulheres de Estrelas nesta sexta-feira no Cine Teatro Antonio Candido do Amaral, anexo ao Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.

Os dois projetos estão divulgando voluntariamente a astronomia com uma turnê pelo sul do Brasil com exposição de diversos meteoritos, palestras e atividades práticas. A ação – chamada de Meteoritos Pé na Estrada – também celebra o Dia Internacional da Menina e Mulher na Astronomia.

A importância da mulher na ciência foi ressaltada aos alunos durante as apresentações. O grupo Meteoríticas, assim como o Mulheres de Estrelas, é formado em sua maioria por mulheres cientistas que saem de seus laboratórios e se aventuram por diversas regiões do Brasil em busca de meteoritos para suas pesquisas. Em Rio Negro e Mafra, por exemplo, já houve quedas de meteoritos registradas nas primeiras décadas do século XX.

Durante o dia participaram das atividades os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Ricardo Nentwig, 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e 9º ano da Escola Estadual Barão de Antonina. Todos participaram das palestras e obtiveram muito conhecimento sobre os meteoritos e demais temas relacionados à astronomia. Com a exposição de meteoritos eles puderam ter um contato direto com objetos vindos do espaço.

Os alunos também participaram de sorteios de brindes e de diversas atividades práticas, como observação solar e detecção de metais com equipamentos profissionais. Como lembrança deste grande dia, todos os presentes ganharam um meteorito oxidado embutido em resina no formato de estrela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Rio Negro estiveram presentes as profissionais: Diana Paula de Pinho Andrade, do Observatório do Valongo da UFRJ; Maria Elizabeth Zucolotto, do Museu Nacional da UFRJ; Teresinha Souza, do projeto Mulheres de Estrelas e Sarah Maciel, social media das Meteoríticas.

Os dois projetos podem ser acompanhados através das redes sociais:

O projeto Meteoríticas tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo Federal.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.