Executivo retira projeto do estacionamento rotativo em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 01/06/2011 - 13h00

Impasse criado pelas propostas de emendas apresentadas pelos Vereadores que compõem a Comissão de Transportes pode causar o fim da implantação do sistema no município e a continuidade da falta de vagas para estacionamento no centro da cidade.

O Executivo de Mafra retirou na última segunda-feira, 30 de maio, o projeto de Lei que cria o Estacionamento Rotativo em Mafra. A retirada aconteceu após decisão da Comissão Municipal de Trânsito tomada durante a reunião realizada às 9h do dia 27 de maio, sexta-feira, para discussão das emendas apresentadas pelos vereadores Roberto Agenor Scholze e José Marcos Witt. A decisão da Comissão foi apoiada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Mafra.

A Comissão decidiu pela retirada em definitivo do projeto pela inconstitucionalidade e inviabilidade técnica das propostas de emendas dos vereadores, bem como pelos transtornos que as emendas iriam causar no projeto que fora amplamente discutido com a sociedade, durante diversas reuniões realizadas anteriormente junto a entidades de classes. “O projeto teve total apoio da sociedade quando da sua elaboração, inclusive da própria Polícia Militar que auxiliou na parte técnica e respeitou todas as determinações do Código Brasileiro de Trânsitoâ€, declarou Milton Antunes, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Ele explicou que o projeto de implantação do estacionamento Rotativo em Mafra só voltará a ser enviado à Câmara se ele for mantido na sua íntegra, sem emendas. O impasse criado pelas emendas propostas pode causar o fim da implantação do sistema no município e a continuidade da falta de vagas para estacionamento no centro da cidade.

EMENDAS PROPOSTAS

Foram as seguintes as propostas de emendas apresentadas pelos vereadores que compõem a Comissão de Transportes da Câmara Municipal e consideradas inconstitucionais pela Comissão Municipal de Trânsito:

“Art. 7º. Os proprietários e/ou condutores de veículos estacionados em desacordo com esta lei e decreto regulamentador, deverão regularizar sua situação mediante o pagamento de uma TARIFA DE REGULARIZAÇÃO, no valor correspondente a 10 (dez) horas de estacionamento, relativos a irregularidade, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após ter sido notificado pela fiscalização do sistema, o que caso contrário sujeitará a possibilidade de notificação e multa por infração ao Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 181, inciso XVII, estando ainda o infrator, sujeito as demais penalidades e medidas administrativas neles previstas.†(NR)

ISENTOS AO PAGAMENTO

“Art. 5º. Não estão sujeitos ao pagamento de preço público:

(…)

VI – os veículos de uso de oficiais de justiça, desde que devidamente identificados e quando em uso de suas atribuições.â€(NR)

TEMPO DE TOLERÂNCIA

“Art. 1º. (…)

(…)

§ 13. Será concedida a tolerância de 15 (quinze) minutos para o proprietário e/ou condutor que estiver estacionado irregular.â€

MOTOCICLETAS

“Art. 1º. (…)

§ 11 – Nas ruas que circundam cada quadra delimitada para o estacionamento rotativo pago, deverá haver espaço reservado e sinalizado para o estacionamento de motocicletas em número mínimo de 10 (dez) vagas, ficando somente autorizado o estacionamento de motos em áreas demarcadas.†(NR)

ISENÇÃO AOS MORADORES

Art. 11. Os proprietários e/ou moradores de imóveis residenciais situados na zona de abrangência do sistema de estacionamento rotativo estarão isentos ao pagamento de estacionamento de 1 (um) veículo em frente a sua residência, desde que, preenchidas estas exigências:

I – Comprovar através de comprovante de residência oficial que reside no endereço indicado;

II – Estar o veículo devidamente emplacado no município de Mafra/SC.

§ 1º. – O departamento responsável pelo trânsito confeccionará e emitirá via em papel cartão de medidas mínimas de Folha A5 (148x210mm) com o endereço do proprietário e/ou condutor o qual o veículo estará isento e, numeração da(s) placa(s) do(s) veículo(s), com o limite de 3 (três) placas na via de autorização;

§ 2º. – Para a isenção deste artigo, o veículo deverá conter a via referente do inciso anterior em local de fácil visualização pelo orientador do sistema, que aferirá se corresponde o endereço e a placa de identificação do veículo.

§ 3º. – Na falta da via de autorização de que trata este artigo, ou sem visibilidade pelo orientador, considerará estacionado irregular e, estará sujeito as sanções previstas nessa lei;

§ 4º. – Só será permitido uma via de isenção do pagamento de estacionamento rotativo por residência.â€

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15 comentários publicados
  1. Junior

    O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados mesmo de buracos. Assim, um jogador diz que está no buraco 12, por exemplo, quando está percorrendo o caminho que leva ao buraco de número 12. O número de tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem completar os 18 buracos com um menor número de tacadas. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos quatro quilómetros por jogo. Uma partida costuma durar em média quatro horas.
    IDEAL PARA SER PRATICADO EM MAFRA.
    Podem comprar os tacos e contratar os Caddies.

  2. andarilho

    sem comentarios… proximo passo deve ser retirar o asfalto das ruas e voltar ao paralelepipedo…estamos retrocendendo!!! peguem o cavalo e a espada e vamos pra guerra!!!

  3. Robson

    Como sempre Mafra andando para trás. O estacionamento rotativo a muito tempo já é necessário, para que se comprove isto, é só tentar estacionar na Felipe Schimidt ou na Mathias Piechinick e suas transversais, será necessário umas 3 ou 4 voltas até conseguir uma vaga. E esta dificuldade não é somente no horário bancário , se estendendo das 9 da manhã as 18 horas. Vamos utilizar o mesmo modelo de Canoinhas, não adianta ficar inventando moda, de que o morador tem direito a uma vaga e coisa e tal, se é morador que guarde seu carro na garagem… Precisamos de uma ação urgente, tanto para o estacionamento quanto para desafogar o trânsito nas ruas principais. Uma solução seria asfaltar toda a Mathias para que esta via fosse mais utilizada, fica ai uma dica para nossos edis…

    Sem mais…

  4. Júnior

    Quando deixaremos de mediocridade e aceitar que necessitamos sim de um estacionamento rotativo,pois há varias e varias pessoas que acham que compraram uma vaga na rua, por que deixam seus carros o dia inteiro e se duvidar usam como estacionamento particular, guardando alí até no fim do dia. claro, não adianta implantar esse tipo de solução sem antes solucionar o problema da péssima qualidade das ruas do centro de Mafra, queremos uma solução e rápido!! É O DIREITO DO POVO!

  5. Marcelo

    Querem melhoras, mas não querem mudanças… Não há o que contente!
    Primeiro, qual empresa tem interesse em administrar o estacionamento Rotativo em apenas um ou duas ruas. Não dá lucro, não compensa para empresa montar um escritório, ter uma gama de funcionários, para monitorar uma única rua.
    E tem outra, quem usaria o estacionamento rotativo da Felipe Schmidt por exemplo, tendo a Mathias Piechnick para parar livremente?
    Tem que ter o bom senso e implantar o estacionamento em todo o anel central.
    Chega de não ter vagas!

  6. amarildo

    Deu pra ve que infelizmente Mafra vai continuar uma cidade atrasada,graças a esses vereadores incopetentes que nos temos.ELEITOR MAFRENSE vamos mudar a camera outro ano,naõ votem nessa turma.

  7. Renato

    O problema de transito não é só de mafra. Um carro só pra uma pessoa dá nisso, ruas entupidas de carros. Um bando de gente egoísta se achando. Reaprendam a caminhar povo sedentário e preguiçoso.

  8. Paulo

    Não concordo com o estacionamento, sendo que as ruas estão péssimas, e ainda mais taxas, pedágio, imposto, taxa de lixo….o que vão criar no futuro para nós pagarmos….chega!!!! E o dinheiro iria ser bem empregado, haverá fiscalização???? qual ?? é confiável….acreditar em politícos, prefiro acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa!!!!!!!

  9. LIA

    Brincando com o povo novamente.

    Primeiro pq as lojas não tem estacionamento para clientes? em todo lugar tem…só aqui não.

    Acho que está na hora da Prefeitura prestar contas dos gatos nas mudanças de transito…muda aqui muda ali…e nada tá bom.

    e aquele portal ridículo….coitado de quem é motorista de caminhão….fizeram tudo isso só para não passar de caminhão e lotação na frente o hotel…só para deixar a faxada do hotel bonita.

    nos locais onde está….inda ocorrendo acidentes como a entrada da escola do Santo Antonio…..proximo a UnC. NINGUÉM FEZ NADA INDA.

    • antonio

      lia,respeito teu posicionamento,porem quanto o portal, devo comentar que e valido a construcao do portal ,foi sem duvida a tentativa de deixar a cidade mais bonita.
      em relacao a caminhao circular no centro da cidade.
      no brasil inteiro,em cidades civil\zadas e expressamente proibido a circulacao de caminhoes no centro,e alem do mais , a circulacao de caminhoes pelo centro,so irao detonar com o asfalto,caminhoes pesados danificam o asfalto.
      A critica quanto a fachada do hotel,o que vejo,e que
      qualquer pessoa com senso critico justo enaltece toda
      a revitalizacao feita em torna da praca hercilio luz.
      observo que todas as pessoas que veem de outras cidades
      elogiam as mudancas feitas em torno da praca.
      e unanimidade o respeito e consideracao que houve
      com o municipe com tais mudancas.
      quando criticar, temos que observar as boas intencoes
      que ouveram em todas essas realizacoes, todo um trabalho
      que existiu para tornar aquilo tudo viavel.

  10. Lindomir Souza

    Estacionamento rotativo ou segregação social? Por que implantar mais uma taxa? Vamos implantar o estacionamento rotativo no estacionamento da prefeitura. Na frente da casa do prefeito, do Milton Antunes, e não em toda a cidade!

  11. Antonio

    Qual é o motivo de existir camara de vereadores em Mafra?
    Acho que não precisamos, já que somos uma cidade MONARQUICA.

  12. Carlos Medeiros

    O estacionamento rotativo realmente já é uma necessidade na cidade de Mafra, principalmene nas ruas principais da cidade, como é o caso da Felipe Schimidt.
    Entretanto, vejo que o Executivo acabou por desvirtuar a ideia centro do projeto no momento em que pretendeu implementá-lo em ruas onde o quantidade de veículos estacionados é extremamente pequena, o que demonstrou que principal objetivo o lucro para o município.

    Na verdade, são 3 ou 4 ruas que necessitam do sistema, jamais grande partes das vias municipais, como era a intenção do município.

    • Eunice

      Aplauso! Falo isso faz tempo, mas ninguém acreditava! Intenção de melhorar nenhuma, lucrar… sempre!

    • Marcos

      O executivo tenta, se esforça para realizar mudanças em Mafra mas sempre esbarra em donos de empresa matutos que são da epoca da carroça e vereadores que só querem arrumar confusão .. desse jeito fica dificil governar!

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