Diferença entre Hard Rock e Heavy Metal.

Publicado por Cris Fagundes - 17/04/2012 - 15h30

Bem galera, essa é uma duvida que muitos tem, e sempre perguntam, qual a diferença entre o Hard Rock e o Heavy Metal, até para os mais especialistas no assunto é meio difícil de explicar, é mais ouvindo mesmo, mas vamos tentar de forma simples, explicar as diferenças, história e origem dos dois.
Já iria me esquecendo, vale também salientar que  há diferença até mesmo entre metal e heavy metal. Não faz sentido?, vamos explicar.

Começamos pelo Hard Rock,  musicalmente falando, tem vocais agudos e roucos, riffs de guitarra, solos complexos, influência de blues e rock psicodélico.
O Hard Rock tem uma pegada mais parecida com blues, normalmente com uma batida 4×4 e generosos riffs de guitarra.

Em 1964, a banda de rock clássico The Kinks lançou o seu primeiro álbum, homônimo. Ao todo, não fez muito sucesso, mas uma música merece destaque. “You Really Got Me” misturou o rock clássico da época com um pouco do blues, somando isso a guitarras rápidas e ressucitando a força dos power chords, presentes na música medieval. Eles assim abriram as portas, quase que por acidente, para o hard rock. Um pouco mais tarde, começou a época dos grandes guitarristas. A maioria misturava o hard rock de The Kinks e outras bandas posteriores como Cream e The Who com jazz, acid rock e rock psicodélico. Dessa cena, merecem destaque Link Wray e o mestre Jimi Hendrix. Nos anos 70 e 80, o hard rock se caracterizou com bandas como Kiss, AC/DC e Guns n’ Roses, que se tornaram mais pesadas que as da época e foram incrementadas com baterias poderosas, guitarras fortes e vocais agudos, esse é o Hard Rock que nós conhecemos.

Vale também destacar uma variável do Hard Rock, o AOR  (Album Oriented Rock – alguns chamam de Adult Oriented Rock), mas na verdade, é um Hard Rock Melódico, quando se fala de Hard Rock AOR, é um pouco complicado ter uma definição ao pé da letra, tanto de sonoridade quanto em bandas. Bem, é um tipo de música que contém letras não muito voltadas à juventude e adolescencia, na linha (sexo drogas e rock´n roll), mas letras voltadas à temas mundiais e adultos como amor, ilusão amorosa, natureza, guerra, paz. E falando em bandas, essas geralmente tocam em arenas e estádios. Há uma diferença específica na sonoridade também, entre esse tipo de banda, para as demais do Hard Rock.

Este estilo musical dominou o mundo no final dos anos 70 e até meados dos 80 e ficou caracterizado por hinos imortais de bandas como o Journey, Survivor, Foreigner,Toto, Boston, Europe, Foreigner, entre outras que lotavam as arenas do mundo com seu rock melódico e definitivamente marcaram época.

Agora vamos para o Heavy Metal, musicalmente falando o Heavy Metal se destaca por prolongados solos de guitarra, guitarras altas e distorcidas, vocais rigorosos, tem uma pegada mais ágil, com distorções mais agudas, grande trabalho na guitarra e muita presença de bateria e baixo, normalmente trabalhando muito com “cavalgadas”.

Os Estados Unidos são e sempre foram a capital da música, certo? Errado! A Inglaterra esteve muito metida nisso. Em 1967, a banda americana Steppenwolf gravou a música de hard rock,  Born to Be Wild”, que carregava guitarras distorcidas e baterias pesadas, diferentemente das bandas clássicas de hard rock. Até hoje se discute se essa música é hard rock ou heavy metal. Em 1968, depois de 2 anos de nenhum sucesso, o quinteto de blues (isso mesmo, blues) de Aston (região no norte da Inglaterra de 15 mil pessoas na época) se separou. Por uma grande coincidência, a banda de blues Rare Breed (a primeira banda de Ozzy Osbourne) também se separou. Dois deles se reuniram com dois ex-membros do Mythology e formaram a banda de blues Polka Tulk, que depois se tornou Polka Tulk Blues, logo Earth. Em 1969, o baixista Geeze Butler disse “É estranho as pessoas pagarem para sentir medo”, depois do sucesso do filme de terror Black Sabbath, de Boris Karloff. Então, trocaram o blues pelo emergente blues-rock, dando a ele um tom sombrio e distorcido. Assim surgiu a banda Black Sabbath, e junto deles o Heavy Metal que nós conhecemos.
Enquanto tio Ozzy arrasava no norte da Inglaterra, a banda londrina de Hard Rock Led Zeppelin, lançava músicas que foram influenciadas pelo folk celta e o blues. A banda começou a fazer um sucesso estrondoso, sendo a ÚNICA banda até hoje a pôr todos os álbuns no topo das paradas americanas. Várias outras bandas merecem menção, como Deep Purple, Judas Priest, Thin Lizzy e o cantor Alice Cooper. O Heavy Metal que conhecemos foi um cruzamento do movimento folk/hard rock, do Led Zeppelin, com o blues-rock  sombrio e distorcido do Black Sabbath.

No início dos anos 70, o Heavy metal começou a fazer sucesso, e, com isso, começou a aparecer seus derivados. No meio dos anos 70, acelera-se o heavy e surge o speed metal com Motörhead, Venom e Accept. Um pouco depois, veio o thrash metal, com bandas americanas como Metallica, Overkill, Metal Church, as alemãs Kreator, Sodom e Tankard,as brasileiras Sepultura, Lobotomia e Korzus e a dinamarquesa Artillery. Com o tempo, apareceram doom, glam e nu metal nos EUA, power e industrial metal na Alemanha, extreme power na Finlândia, death na Suíça, folk no Brasil, black na Noruega, … Então, o heavy metal ficou dividido entre vários subgêneros. Para englobar o heavy metal de Iron Maiden com o thrash de Metallica e o prog de Deep Purple, entre incontáveis outros, havia um único termo disponível, o poderoso METAL

Segue abaixo alguns videos  com cada um desses estilos, para você ter uma visão e audição melhor de tudo isso, mas vale ressaltar meu amigo, não importa o estilo, o gênero, a vertente, tudo isso é ROCK, como já foi falado outra vez aqui no blog Rocknauta, não perca tempo querendo rotular uma banda ou outra, pois dificilmente uma banda se manterá somente em um estilo, em determinado momento, época, álbum, música, eles “flertam”, com outras bases de estilo, ao invés disso, aprecie, tudo o que o Rock, tem de melhor a lhe oferecer, SEM PRECONCEITOS, E SEM MODERAÇÃO!!!

Hard Rock – AC/DC e a clássica “Thunderstruck” –  Ao Vivo em Donington Park – 91

http://www.youtube.com/watch?v=XlHO4V9vWRY

Hard Rock  AOR – Journey (Formação clássica com Steve Perry nos vocais) –  tocando Ao Vivo no Japão a clássica  “Don’t Stop Believin”.

Heavy Metal – Black Sabbatah e a clássica “Paranoid” – (Detalhe o Ãlbum “Paranoid”, foi lançado no exato dia da morte do lendário Jimi Hendrix).

http://www.youtube.com/watch?v=kz_6jagv_D4

Metal –  Motörhead com seu Speed Metal e a clássica “Ace Of Spades”.

Por Hoje é só galera, uma ótima tarde a todos e até a próxima.

 

 

 

- Publicidade -
12 comentários publicados
  1. Pamela

    Sou apenas uma leiga apreciadora de rock e digo uma coisa pra vcs: todo lugar que leio algo de rock vejo vcs se criticando, falando que o outro ta errado, que é Y ou Z, porque não citou X e blá bla. Gente na Boa!parem de ser chatos. Rockeiro tem essa mania de perfeição que pqp. Nao dá. Manoo.. da uam sugestão pro cara w pronto. Parem de ser senhores da razão mano! Que chatice.

    • Cris Fagundes Cris Fagundes

      Muito obrigado Pamela. Creio que esse foi um dos motivos que me levaram a descontinuar e parar de escrever nesse blog a mais de 7 anos. O pessoal se vende muito como libertário, inclusivo, democrático, mas o que mais se vê hoje em dia são "Rockeiros" cheios de preconceito, brigando e de picuinhas por muito pouco, ao menos nos fãs do estilo se vê muito disso. Indo na contramão do que o rock estilo musical e forma de pensar pregava lá nos seus primórdios. Eu amo o rock, mas uma grande parcela dos fãs do gênero são uma chatice, preconceituosa e reaça sem tamanho. Talvez isso explique um pouco a situação atual do estilo.

  2. Eduardo Sganderlla

    Errado eu nunca disse isso

  3. Eduardo Sganderlla

    Não existe hard rock
    só HEAVY METAL

  4. Silva

    No H.R. Aerosmith fica de fora? Não acredito.

  5. Anonimo

    Rapaz tu tá precisando estudar mais sobre Hard Rock. Primeiramente e vou explicar o seguinte: Hard rock tem o que seriam três subvertentes o A.O.R(Hard Rock voltado para as rádios chamado de Album oriented Radio), o Sleaze metal(seria uma mistura de Hard Rock com punk bandas como pretty boy floyd e Crazy Lixx). Bom Europe não é AOR, é hard rock(com a pegada 80 que abusava dos teclados) , Toto é hard rock, Journey não é hard rock(apesar de suas influencias terem vindo do hard), Boston é Rock progressivo, Survivor e Foreigner são AOR. Bom as outras bandas de AOR são que vc nunca ouviu falar pois infelizmente não foram mto divulgadas no Brasil: Drive, she said, F.M (exceto pelo album takin it to streets), Giuffria caso classico de aor entre outras q vc pesquisar no google. Bom bandas de Hard setentistas: Deep Purple, Led Zeppelin, Nazareth, Van Halen(pegada oitentista graças ao guitarrista Eddie Van Halen), AC DC, Scorpions, Whitesnake(primeiro album 1978), Def Leppard(1977- depois assumiram um som mais oitentista), Aerosmith e Kiss(que depois do album lick it up seguiu um som mais oitentista). Bandas de Hard Oitentistas: Bon Jovi, Skid Row, Twisted Sister, Ratt, Dokken, Saraya, Pretty Boy Floyd, Sleeze Beez, China, Danger Danger, Motley Crue, Poison, Warrant, Badlands(pegada mais heavy do q hard), WASP(mais como heavy metal do que hard rock), Britny Fox, Cinderela, Tesla, Guns n Roses(som mais cru tipico do hard 70 com alguns elementos do hard oitentista), Night Ranger, Styx, Metropolis(AOR), King Kobra, Vixen, Femme Fatale, Vinnie Vincent Invasion, Romeo Daughter, Autograph, Aviator, Bad english, Blue tears, Diving for pearls, Dare(AOR), Extreme, Giant, Harem Scarem, Winger, Stryper, Raquel,Vandenberg, Blue Murder , Phenomena, Only Child, Loudness, XYZ , Silent Rage e essa banda aqui https://www.youtube.com/watch?v=0RGQSBGaJS8. Bandas de Hard Rock noventistas: Tyketto, Blonz, Hardline, FireHouse, Jaded Heart, Alias, Sounthern Sons(Australian Hard Rock band), Bangalore Choir, Velocity, Mitch Malloy, Heavens Edge, Frontline. Anos 2000/2010 AdrianGale, Crazy Lixx, De la Cruz, The Darkness(pegada mais 70) e entre outras no underground.

    • Anonimo

      desculpe duas subvertentes

  6. cristiano da silva

    Citar HARD ROCK e não lembrar banda NAZARETH uma das pioneiras do estilo ao lado do DEEP PURPLE,merece uma chamada de ATENÇÃO.

  7. Francisco

    Cara, vale citar o Queen com o uma das bandas mais importantes e influentes para o (Hard)Rock. Nos 70s eles utilizavam guitarras e vocais sobrepostos misturando Hard com Progressivo, Glam e Ópera. Infelizmente com o passar do tempo foram incorporando elementos mais pop até a vergonhosa “I Want Break Free”. Mesmo na fase Pop dos 80s, ainda havia bons Rocks. Freddie antes de morrer, fez a banda voltar as raízes com o disco “Innuendo” (tarde demais). Influenciou diversas bandas de Rock e Metal como: Dream Theater, Metallica, Guns N’ Roses, Def Leppard, Iron Maiden, Van Halen, Green Day e etc.

  8. sergio

    boa noite
    o hard rock deu origem ao heavy metal principalmente com o deep purple e led zeppelin ,o deep purple não era uma banda progressiva ,embora tivesse feito algumas musicas com esta caracteristica ,era uma banda de hard rock e bem pesada muitas vezes ,dificilmente quem gosta desse genero ou de rock progressivo gostará de heavi metal e afins da mesma forma ,são estilos diferentes e com conteudo diferente ,mas tudo está ligado ao rock original.

    • Lucas

      Concordo com o Sérgio,vale citar também Twisted Sister,que começou o movimento Glam Metal apartir do Hard Rock,também tem o Black Sabbath que fui uma das bandas da triade Hard Rock dos anos 80.(junto com Led Zeppelin e Deep Purple).Entre outras como Alice cooper,Nazareth(que hoje toca grunge).Leva-se em conta também bandas Glam Metal e sleaze como Motley Crüe,Shotgun MessiahJoan Jett, entre outros que Juntaram o Hard rock uma Batida punk/e ou Metal.

      • cristiano da silva

        NAZARETH não toca GRUNGE e nunca tocou….aliás você sabe o que foi o cenário GRUNGE?

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.