Dois Anos Sem Ronnie James Dio, Simplesmente Dio!!! \m/

Publicado por Cris Fagundes - 17/05/2012 - 17h05

Ontem fez 2 anos faleceu vítima de câncer no estômago, Ronald James Padavona, um dos Deuses-Reis do Heavy Metal, aquele que conquistou seu lugar perene na história da música, mais conhecido por todos como Ronnie James Dio –ou simplesmente Dio. 

Esse homem simplesmente esteve presente em algumas das maiores e mais legendárias bandas de Rock do mundo, e compôs inicialmente alguns hinos do Hard Rock clássico. No entanto sua existência se tornou de fato indelével por toda a sua incalculável contribuição ao Heavy Metal.
Ainda na escola, formou com colegas a banda de RockabillyVegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), finalmente tornou-se conhecida como ELF.
Gravou seu primeiro disco na banda ELF em 1972, com a qual permaneceu até 1975.

Primeiro disco da banda ELF, lançado em 1972
Ainda em 1975  juntou-se à outra lenda do Rock, o guitarrista Ritchie Blackmore (que deixará o  Deep Purple, banda na qual deixou sua assinatura musical), para juntos formarem a banda Rainbow, tendo gravado grandes canções, como as músicas: Long Live Rock ´N RollMan On The Silver Mountain, Gates of Babylon, Rainbow Eyes, Kill The King, Stargazer, Still I’m Sad, The Temple of the King, Catch the Rainbow entre outras.
 Em 1980 foi chamado para substituir outro Deus do RockOzzy Osbourne, no legendário Black Sabbath. Com o Sabbath gravou os álbuns Heaven and Hell – (1980)Mob Rules – (1981)Live Evil – (disco ao vivo – 1992)Dehumanizer – (1992)além da coletânea lançada em 2007 relativa à sua fase na banda, “Black Sabbath: The Dio Years”.

Entre os muitos clássicos que compôs como membro do Sabbathpodemos e devemos destacar: The Mob Rules, Neon Knights, Children of the Sea, Turn Up The Night, The Sign of the Southern Cross, Country Girl, Voodoo, Heaven and Hell, Wishing Well, Lady Evil, TV Crimes, pois é caros leitores, muitos clássicos do Metal vieram a público pela voz e genialidade desse pequeno titã que nos deixou.

Black Sabbath: Heaven and Hell lançado em 1980
Poucas são as bandas que se conseguiriam “safar” graciosamente de 2 mudanças fulcrais: som e vocalista, simultaneamente. Mas foi o que os imortais Black Sabbath fizeram no seu álbum de transição lançado em 1980, “Heaven And Hell”. E, se já era difícil substituir um vocalista tão carismático como Ozzy Osbourne, Ronnie James Dio mostra-se um substituto mais que à altura da bitola de Ozzy: finalmente os Sabbath tinham um vocalista que sabia realmente cantar por cima dos poderosos riffs de Tony Iommi, em vez de se limitar a acompanhá-los.
Mas as mudanças não se ficam por aqui: o próprio som da banda parece talhado para a voz de Dio, mais solto e descontraído em vez dos ambientes lúgubres e sufocantes do passado. Em resumo, um verdadeiro álbum de Heavy Metal – com produção a condizer de Martin “Iron Maiden” Birch – que entra logo a rasgar com “Neon Knights”, passando pelas atmosferas épicas de “Children of the Sea”, a excelente faixa-título (a mais trabalhada do álbum, com um riff épico inesquecível de Iommi complementado com uma empolgante cavalgada) e o final emotivo de “Lonely Is The Word”.
Faixas:
1 Neon Knights (Butler, Dio, Iommi, Ward) 3:53
2 Children of the Sea (Butler, Dio, Iommi, Ward) 5:34
3 Lady Evil (Butler, Dio, Iommi, Ward) 4:26
4 Heaven and Hell (Butler, Dio, Iommi, Ward) 6:59
5 Wishing Well (Butler, Dio, Iommi, Ward) 4:07
6 Die Young (Black Sabbath, Butler, Dio, Iommi, Ward) 4:45
7 Walk Away (Butler, Dio, Iommi, Ward) 4:25
8 Lonely Is the Word (Butler, Dio, Iommi, Ward ) 5:51
Black Sabbath: Mob Rules lançado em 1981
Mais um álbum do Sabbath com o grande Ronnie James Dio. Junto com o Heaven and Hell, formam os 2 melhores álbuns do Sabbath na fase pós-Ozzy, além de ser, certamente, um dos melhores da carreira inteira do Sabbath. Esse merece ser ouvido com carinho.
Faixas:
 1.”Turn up the Night”
2.”Voodoo”
3.”The Sign of the Southern Cross”
4.”E5150″
5.”The Mob Rules”
6.”Country Girl”
7.”Slipping Away”
8.”Falling Off the Edge of the World”
9.”Over and Over”
Após sair do Sabbath (retornou e tornou a sair, enfim……idas e vindas do mundo do Rock), Ronnie montou sua própria banda que batizou simplesmente com o seu nome artístico: Dio. Como se já não bastasse tudo que criara até então, em 1983 lança o álbum Holy Diverinaugurando mais uma fase de sua carreira.
Dio: Holy Diver lançado em 1983
Na sequência vieram, The Last in Line (1984)Sacred Heart (1985), Dream Evil (1987), Lock Up The Wolves (1990), Strange Highways (1994), Angry Machines (1996), Magica (2000), Killing The Dragon (2002), e Master Of The Moon(2004), fora as inúmeras coletâneas e lives.
De sua carreira solo são muitas que valem a pena ouvir: Holy Diver, The Last In Line, Don’t Talk to Strangers, Rainbow in the Dark, Stand Up and Shout, We Rock, I Speed at Night, Evil Eyes, Egypt (The Chains Are On), Rock ‘N’ Roll Children, King of Rock and Roll, Sacred Heart, Wild One, Lock up the Wolves, Strange Highways, Golden Rules, Hunter of the Heart, Killing the Dragon, Along Comes a Spider, Push, Master of the Moon e One More for the Road.
O que tivemos de mais recente, foi a banda montada entre ele e seus ex-companheiros de Black Sabbath: Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny AppiceO nome escolhido para o grupo foi Heaven & Hell, em referência direta ao disco de 1980 com o mesmo nome – não por um acaso com a mesma formação dessa “nova” banda – lembrando que esse disco se trata de um dos divisores de águas do Metal.

O único álbum lançado pelo velho-novo grupo foi The Devil You Know (2009), onde percebemos todos os elementos que ajudaram a compor a identidade e maturidade musicais de cada integrante desse quarteto.
Quem conhece a história do Rock e mais especificamente do Heavy Metal, sabe a magnitude e importância da voz de Dio: potente, incansável, afinada e inigualável como poucos conseguiram ou conseguirão.
Sua morte não encerrou um mero capítulo na história da música, na verdade encerra um imensurável livro da História do Rock e do Heavy Metal.
E fica para nós o seu legado, através de sua obra, sempre nos narrando aventuras, bradando feitos, enfeitiçando seus exércitos, tudo para nos entreter e nos transportar ao mundo do Rockonde todos podemos ser inacreditavelmente corajosos, fortes, descolados, destemidos e valorosos. Onde somos invencíveis e podemos até voltar dos mortos, quem nos dera fosse isso possível.
Sem esquecer que Dio ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. No documentário “Metal – a headbangers journey” ele é citado como um dos inventores do “chifrinho” feito com as mãos, imitado por fãs do gênero no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, e servia para afastar (ou provocar) o “mau olhado”.
Ronnie James Dio
Segue abaixo, alguns videos da carreira desse pequeno grande homem, com músicas da sua carreira, e também um vídeo onde ele fala sobre o significado dos “chifrinhos”.
Rainbow – Long Live Rock ´N Roll  – Ao Vivo em Munich 1977.

Black Sabbatah – Heaven and Hell – Ao Vivo em Nova York 1980.

Dio – Rainbow in the Dark – Ao Vivo Wacken 2004.

Dio – Holy Diver – Ao Vivo London’s Astoria Theatre 2005.

Vídeo de Dio falando sobre o significado dos “Chifrinhos”.

http://www.youtube.com/watch?v=q_9o5tBIuwQ

Uma ótima tarde a todos, e até a próxima \m/.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.