O que vem por aí …. Parte 2 – ” A Reação!”

Publicado por Cris Fagundes - 29/03/2012 - 17h11

Está chegando galera, no próximo dia 7 de abril, (sábado de pascoa), o London Club de Mafra,  se prepara para presentear a todos, com dois grandes shows que prometem  agitar toda a cidade e região fazendo até coelhinho da pascoa pular.

Para isso duas grandes bandas, Santro Graau (abertura – como já falamos por aqui),  e eles, Reação em Cadeia, os guris de Novo Hamburgo, retornam a Riomafra, depois de um longo tempo, para cantar todos os seus clássicos sucessos (muitos por sinal), e mostrar suas novas canções do seu última álbum “Enfim dezembro” lançado em 2011.

Hoje nosso enfoque é no Reação Em Cadeia, ou simplesmente, Reação, REC, como queiram.

A banda se forma em 1996, contemporânea do estilo pós grunge (um dos nichos do chamado “novo rock”, que foi buscar elementos na vertente de Seattle), do qual o Creed, o Nickelback e The Calling são grandes nomes, a Reação em Cadeia é representante original desta cena por aqui.

As influências da Reação em Cadeia, contudo, não esquecem os atemporais Led Zeppelin  e Iron Maiden, por exemplo. E também reverenciam o passado mais recente na sonoridade da primeira leva de bandas de Seattle, em especial Soudgarden e Pearl Jam.

Desde 1996 foram alguns anos tocando na região de Novo Hamburgo e Porto Alegre, até em 2002,  a Reação em Cadeia lançar seu primeiro álbum, “Neural” sendo sucesso absoluto, todas as letras escritas pelo vocalista  por Jonathan Corrêa,  todas saindo de suas vivências pessoais, traduzindo em interpretações repletas de sentimentos, aliás uma das marcas registradas da Reação em Cadeia, a banda toca com o mesmo objetivo de sempre: emocionar os fãs.

No álbum “Neural” desfilam uma infinidade de clássicos da banda, quem nunca se pegou cantando, ou lembrando de alguém, de algum momento com:

“Se algum dia lhe disserem que, Fui embora sem mencionar seu nome
Acredite!, Pois cansei, de esperar, por alguém, Que sei que não virá!”(Eu Não Pertenço a Você).

“Espero… Não sei se tenho tempo, Espero … poder estar atento, Pra lhe ouvir falar as coisas que eu não entendo ! Por que você me olha desse jeito, Como se você quisesse alguma coisa… Alguma coisa que eu tenho ou não, Alguma coisa que eu… Tenho, que encontrar o meu caminho, Pra que eu possa compreender
Sozinho as coisas que… eu não entendo!”(Espero).

“Talvez o silêncio, Nunca me perdoe, Por ter dito que te amo, Sou vítima de mim mesmo, De minhas próprias frases, Da minha própria consciência.”(Neurose).

“O tempo vai mudar, As coisas de lugar, O tempo vai curar a dor.”  – (Ao Tempo).

“Não vou dizer aquilo que não quer ouvir, Para não ferir você, Sei que as palavras de minha boca são duras, Mas não são pra valer”. (Um Dia).

“Encontrei o inferno, ao descobrir o céu, paguei o seu preço, o seu destino é meu”(Infierno).

Além da clássica das clássicas:
“Me desgrace, Me odeie, Só nunca esqueça, Que eu amei você, Me difame, me odeie, Só nunca esqueça, Que eu amei você!”(Me Odeie).

Somente por essas, já valeria o show, mas eles não pararam por aí, em 2004 lançam seu segundo álbum de estúdio com “Resto”,  que como Jonathan mesmo diz: “É o que ainda resta do outro disco”.

Nesse CD podemos destacar as clássicas:  “Quase Amor” (Mil coisas acontecem ao seu redor, Você não as percebe, Pois não pode distingui-las, Talvez não faça diferença, E o que resta pra você, São somente as coisas, Que você pode suportar, O que podemos suportar?)

“Tanto Faz”(Mas agora tanto faz, Você já me perdeu, Não olhe para trás, Não veja o que aconteceu.)

Em 2006 vem o terceiro álbum, “Febre Confessional”, onde se destacam:

“Os Dias”(Ainda chove lá fora, E eu fico sem saber, Se ainda lembra o meu nomeE vivo por você, Se foram os dias, E eu sigo sem você, Se foram os dias.)

A nervosa, “Perdi Você”(Se ao menos uma vez pudesse enfrentar, Seus olhos e dizer o que me fez mudar, Eu não sabia mais, O que fazer para encontrar, O norte que ficou a me orientar, Até o dia que declarei sua morte.)

Em 2009 lançam o DVD Ao Vivo “Nada Ópera?”, que reúne os maiores clássicos da banda, além de três músicas inéditas,  o DVD foi indicado ao prêmio Açorianos de Música, na categoria  DVD do ano.

Em 2011, lançam seu álbum mais recente, “Enfim Dezembro”, cujo a música de trabalho, é “Entre Teus Dedos”,  onde podemos destacar também,  “Além de Mim”,  “Sem Você” (com uma batida muito boa por sinal), “Confiança”.

Nesse ultimo álbum podemos perceber uma fase, mais madura da banda, intimista, e  a Reação em Cadeia transformou. Melhor, se “acalmou”.

“Jonathan Corrêa, vocalista e principal compositor, simplificou. Transformou em produto final a maneira em que todas as canções sempre foram criadas: violão e voz. Mas não! Nada de banquinhos, abajures, tapetes e o esgotado formato acústico. Temos guitarras, baixo, bateria, teclados e na cara, a canção.”

É isso que diferencia o show da Reação em Cadeia dos demais, a mistura, de seus clássicos, “nervosos”,  profundos, cheio de energia, mesclado, com esse lado mais sereno, maduro, uma combinação perfeita, que só estando lá você sente,  para haver uma “reação”, é preciso de química, e a banda tem essa química com o público em seus shows,  não basta uma letra na ponta da língua, é preciso a letra no coração, e disso a Reação em Cadeia entende e faz de forma perfeita.

“E talvez, seja essa a Reação em Cadeia que sempre existiu. A que sabe fazer canções. A que faz a rapazeada ir aos sites de cifras. A que dá vontade de pegar a viola e uma webcam pra gravar e espalhar por streaming na internet. ”

Dia 7 de abril, eles estarão por aqui, Jonathan Corrêa (voz), Daniel Jeffman (guitarra), Vini Bondan (bateria) e banda de apoio, simplesmente Reação em Cadeia, e você terá a oportunidade, de ver, de sentir, de cantar, tudo isso e muito mais Ao Vivo no London Club, e não se surpreenda se você for pego ouvindo durante o show, algum cover, do Legião Urbana, Creed, dentre muitas outras coisas.

Para mais informações, videos, fotos, acessem o site da Reação:
www.reacaoemcadeia.com

Vamos a alguns videos para você já ir entrando no clima, do que esperar dia 07 de abril:

Um Dia (Ao Vivo Acústico – Teatro São Pedro – 2003).

Me Odeie (Ao Vivo Planeta Altlantida 2012).

Quase Amor (Ao Vivo DVD – Nada Ópera? – 2009).

Entre Teus Dedos (Single do Novo CD “Enfim Dezembro” – Clipe Oficial).

http://www.youtube.com/watch?v=33myIyYLFUM

Quando a Chuva Cai (Uma das músicas de destaque do CD “Enfim Dezembro” – Ao Vivo Teatro do Bourbon Country 2011).

Vai uma “dose” cover do Creed aí? –  Higher.

Se prefere, temos Pearl Jam também – Black.

Reação em Cadeia & SantoGraau - 07 de Abril no London Club - Mafra/SC

Uma ótima tarde a todos, e um ótimo Show, até a próxima.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. iTo

    BOM D+. espero escutar minha prediléta: Um Dia.

    \o/ e vamos com TUDO né?!!! \o/

    • Cris Fagundes

      Acredito que sim, você escutara a sua “Um Dia”
      Vamos no clima \o/

  2. Vivian Dutra - Mafra :)

    Excelente como sempre!!!!! :D

    • Cris Fagundes

      Muito Obrigado :)

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.