Itaiópolis participou das comemorações dos 60 anos da Epagri

Por Gazeta de Itaiópolis - 25/03/2016

Em todo o estado, no dia 29 de fevereiro, realizaram-se ações comemorativas aos 60 anos da Extensão Rural em Santa Catarina.

No planalto norte, as equipes dos escritórios da Epagri dos municípios de Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre prepararam momentos especiais para celebrar essa data.

Autoridades presentes nos diversos municípios destacaram a importância da Epagri para o desenvolvimento regional, agricultores e agricultoras compararam suas vidas e de suas famílias antes e depois de serem atendidos pela extensão rural.  Ex-funcionários relataram como era praticada a extensão rural nos primeiros tempos, as dificuldades enfrentadas e a importância que o trabalho desenvolvido teve e continua tendo para a sociedade catarinense.

HOMENAGEM

Em sessão especial da Assembleia Legislativa realizada no dia 7 de março, no auditório da Epagri, em Florianópolis, foram comemorados os 60 anos de extensão rural e pesqueira e os 40 anos de pesquisa agropecuária em Santa Catarina.

O evento também teve homenagens. Além das instituições parceiras, a Epagri homenageou 42 funcionários da ativa, escolhidos pelos colegas em eleição direta. Nessa lista entraram profissionais de diversas carreiras, desde operários agrícolas até extensionistas e pesquisadores, passando por cozinheiras, auxiliares administrativas, técnicos em informática e outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Da gerência Regional de Mafra recebeu homenagem a funcionária Ligia Mara Pereira, Responsável Administrativa Regional.  Segundo a gerente regional, Bernadete Grein, Ligia Mara sempre se destacou pela dedicação, dinamismo, competência e seriedade no desempenho de suas funções, e no processo de votação recebeu a indicação da maioria de seus colegas de trabalho.

UM POUCO DA HISTÓRIA
Em 29 de fevereiro de 1956 foi fundado em Santa Catarina o Escritório Técnico Rural (ETA), que deu origem à extensão rural e pesqueira no Estado. A diretoria do órgão foi assumida pelo engenheiro-agrônomo Glauco Olinger, hoje considerado o pioneiro da atividade no território catarinense. Como o ETA tinha vigência por apenas quatro anos, era preciso criar uma instituição que prosseguisse os serviços de extensão rural implantados. Para tal finalidade, foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc).

A pesquisa agropecuária teve início em Santa Catarina em 29 de outubro de 1975, com a fundação da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc). Em 1991, a fusão da Acaresc, Empasc e outras instituições deu origem à Epagri, que reuniu pesquisa e extensão rural num único órgão.

Atualmente a Epagri conta com 1654 funcionários, 639 enquadrados como extensionistas e 148 como pesquisadores, grande parte deles com mestrado e doutorado. Outras carreiras, como operários rurais, químicos, técnicos de laboratórios, analistas de extensão e agentes administrativos, também estão envolvidos com as funções fins da Empresa.

Graças à força desse trabalho, Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O estado é líder nacional na produção de cebola, maçã, suíno e moluscos. Somos o segundo maior produtor de arroz e frango do país e também temos a segunda maior produtividade de banana. A produção de leite segue uma trajetória de crescimento sensível e constante, aumentando a taxas bem superiores à mundial e brasileira. Grande parte desse resultado deve-se ao trabalho de extensão e pesquisa rural e pesqueira desenvolvido nas últimas seis décadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.