Realizada em Itaiópolis a entrega do troféu Amigo do Turismo

Por Assessoria - 03/04/2017

Na noite de quinta-feira (29), no Paiol da Casa Polaski, em Itaiópolis, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, participou da cerimônia de homenagem e entrega do troféu “Amigo do Turismo” a dois grandes incentivadores das atividades turísticas no município: João Brongiel, que juntamente com sua esposa, Tereza Brongiel, foram pioneiros no início da piricultura (cultivo de pera) em Itaiópolis; e o Clube dos Desbravadores Escolhidos Para Brilhar, na pessoa de sua presidente, Ana Paula Eskelsen.

Além do secretário executivo da ADR Mafra, estavam presentes o prefeito de Itaiópolis, Reginaldo José Fernandes Luiz, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Celestino Smangozeski, o juiz de Direito da Comarca, Gilmar Nicolau Lang, a gerente regional da Epagri, Bernadete Grein, a chefe do Departamento de Turismo, Rejane Gadotti da Costa Lima, além de lideranças do município e famílias da agricultura familiar e da fruticultura, membros do Clube dos Desbravadores e técnicos da Epagri e Cidasc.

João Brongiel foi pioneiro da fruticultura no município e iniciou suas atividades na década de 60, encontrando clima favorável e excelentes condições de solo e relevo para a produção de peras. Ao longo dos anos buscou novas alternativas de cultivos, como pêssego, ameixa e, ultimamente, está testando o cultivo da nêspera. Ao agradecer o troféu e a homenagem salientou: “os tempos estão difíceis, mas vai passar. Procurem investir na diversidade, em outras variedades”.

A história de Brongiel foi apresentada pelo agrônomo Nelson Richter, que foi extensionista da Epagri. Emocionado, agradeceu pela oportunidade de trabalhar em Itaiópolis e pela honra de conhecer João Brongiel, participando do processo da fruticultura no município.

O Clube dos Desbravadores Nascidos para Brilhar foi o outro homenageado da noite. Fundado em Itaiópolis em 2007, tendo como sede a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Clube realiza trabalho comunitário de poda e limpeza das hortênsias, com o objetivo de recuperar o cartão postal da cidade. Fazem parte do Clube meninos e meninas entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidade, percepções e o gosto pela natureza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.