Artesanato vira ferramenta de recuperação para jovens em tratamento terapêutico

Por Assessoria - 27/10/2016
Diversos produtos são confeccionados semanalmente na Atena
Diversos produtos são confeccionados semanalmente na Atena

Qual seria sua atitude diante de um grupo de homens, vivendo a margem da sociedade, com envolvimento e uso de álcool e drogas? Para administradora de empresas Giovanna Notari, 51 anos, sua atitude foi ensinar uma de suas paixões: o artesanato.

Voluntária na Associação Terapêutica Novo Amanhecer (Atena), Gionanna conta que o artesanato sempre esteve presente em sua vida, aprendeu desde cedo ao observar sua mãe. Aos 15 anos pintava em tela e também já ganhava algum dinheiro. Com o passar do tempo aprendeu a trabalhar com biscuit, pintura em madeira e se especializou nas diversas técnicas do artesanato.

“Há pouco mais de dois meses fui incentivada pela terapeuta a fazer uma nova atividade, foi aí que nasceu a ideia de ensinar artesanato para os acolhidos em tratamento terapêutico nas tardes de quintas-feiras. E estou amando; além de ensinar as técnicas, também ensino como conquistar clientes, como cobrar por suas peças e um pouco de administração doméstica também. Mostro que eles são também capazes; com isso, e ao terminar o programa de recuperação, eles podem voltar para suas casas com uma nova profissão, complementar a renda familiar e ainda dar um novo norte em suas vidas.”, diz Gionanna.

Voluntária na Atena Gionanna Notari ensina artesanato para homens em tratamento terapêutico.
Voluntária na Atena Gionanna Notari ensina artesanato para homens em tratamento terapêutico.

Retorno garantido

No início do projeto foi preciso buscar patrocínios para a compra de parafina para a confecção das velas e isopor para as bolas de natal, mas agora, com a venda das primeiras peças o valor arrecadado vai exclusivamente para a compra de novos materiais. Sem falar que boa parte das peças é feitos com materiais reciclados. “O mais importante de nosso trabalho é colaborar com essas pessoas, ensinar algo que é capaz de levantar a autoestima destes homens que chegam aqui com tantos problemas e muitas cobranças da sociedade”, observa.

Transformação

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para o psicólogo e coordenador geral da Atena, Edson Eckel, o trabalho voluntário da Giovanna veio ao encontro de um desejo antigo em trabalhar com artesanato dentro do programa terapêutico. “Destaco dois pontos que considero primordiais. Um deles é o lidar com o lado criativo de cada pessoa, desenvolver a capacidade de transformar coisas, reciclar, relacionar-se com alguém que não sistematicamente o coloca em terapia, mas, informalmente o ajuda em um bate papo informal. Em segundo, a possibilidade de uma renda quando sair do acolhimento ou mesmo como hobby.”, destaca.

Vale lembrar que os produtos artesanais podem ser encomendados diretamente na secretaria da Atena, e toda renda é revertida no próprio projeto. Doação de material também é bem-vindo.

Serviço

Atena Mafra
BR 116, Km 03, Jardim América
www.atenamafra.org.br
(47) 3642-4264

Diversos produtos são confeccionados semanalmente na Atena
Diversos produtos são confeccionados semanalmente na Atena

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.