Crianças e adolescentes de Mafra tem espaço para integração, aprendizado e troca de experiências

Por Gazeta de Riomafra - 28/03/2016

Crianças e adolescentes de Mafra tem espaço para integração, aprendizado e troca de experiências

O município de Mafra está trabalhando através da Assistência Social, com 8 grupos de crianças e adolescentes – de 6 a 17 anos – desenvolvendo atividades pedagógicas, artesanais e de orientações diferenciadas, cumprindo o que preconiza a resolução CNAS nº 01/2013, no tocante ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esse trabalho substitui o antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com foco prioritário em crianças e adolescentes inseridos no cadastro único para programas Sociais do Governo Federal e/ou em situação de vulnerabilidade social. Hoje são cerca de 100 crianças sendo atendidas nessa nova sistemática, em reuniões semanais por grupo, em horário contrário ao da escola, nas comunidades de Jardim América, Vila Solidariedade, Vila Clementina e Amola Flecha. O município classificou o trabalho que está sendo desenvolvido como de extrema importância, pois promove a atenção às famílias num trabalho preventivo de proteção social.

Nesta semana desenvolveu junto às crianças orientações de higiene, entregando a cada participante, um kit com materiais de higiene bucal.  Os temas são variáveis, sempre procurando levar informações e orientações importantes para a saúde e o convívio familiar. Para tanto, conta com dois orientadores sociais, três estagiários, atuando especificamente no programa, além de equipe técnica direcionando as atividades realizadas e todo apoio da Secretaria. O material didático utilizado provém do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Nos próximos dias também serão entregues os uniformes relativos ao programa.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Tem, entre outros objetivos, complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Além do trabalho com as crianças, a mesma resolução preconiza o atendimento aos jovens, adultos e idosos.

O trabalho com as crianças e os adolescentes continua recebendo novos participantes. Os interessados devem procurar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na  rua Tupinambas, nº 55 (antigo CCI) ou no Centro de Referência da Assistência Social– CRAS da Vila Ivete, na rua Capitão João Bley, nº 734 , munidos  da certidão de nascimento, carteira de vacinação, comprovante de residência e deve estar com o Cadastro Único atualizado.

Cronograma de atendimento

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
 

PERÍODO

 

 

SEGUNDA-FEIRA

 

TERÇA-FEIRA

 

QUARTA-FEIRA

 

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

QUINTA-FEIRA

 

HORÁRIO

 

 

Manhã

Vila Clementina

Vila Argentina

(salão Nossa Senhora Aparecida)

Vila Solidariedade

(associação)

 

Amola Flecha

(escola)

 

Jardim América (Centro Comunitário)

 

Das 9h às 11h

 

 

 

Tarde

Amola Flecha (escola)

 

Vila Solidariedade

(associação)

 

Vila Clementina

Vila Argentina

Salão Nossa Senhora Aparecida)

Jardim América (Centro Comunitário)

 

Das 14h às 16h

 

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.