Criança de apenas 10 anos sofre acidente na Escola Ana Zornig e está na UTI

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/02/2013 - 14h44

Quando os pais deixam seus filhos na escola, acreditam que eles estarão seguros e bem cuidados. Não foi exatamente isso o que aconteceu com o menino Willian Giovani de apenas 10 anos. Segundo informações, o aluno da Escola Municipal Ana Zornig de Rio Negro, estava brincando no parquinho próximo a hora de almoço dos alunos, quando caiu de um brinquedo antigo de madeira e teve afundamento de pulmão. Um “toco†de madeira teria provocado esse grave ferimento no menino.

Procuramos exaustivamente a diretora da unidade, Jaqueline Cunha e não conseguimos conversar com ela, ouvindo a versão dos profissionais da escola, pois ora encontrava-se em lugar desconhecido da escola e outras vezes estava em uma interminável reunião, e nenhum responsável se dispôs a nos atender. Até o fechamento desta edição, apesar de pedido ninguém da escola nos retornou.

O secretário de Educação de Rio Negro, Alessandro Von Linsingen, após várias tentativas enfim nos deu a versão oficial da Secretaria de Educação. Segundo ele “O menino estava brincando perto da hora do almoço no parquinho da escola e caiu do brinquedo, daqueles antigos de madeira, então um toco afundou o pulmão deleâ€. Segundo o secretário, na hora do acidente havia monitoras no parque, mas elas não puderam fazer nada. Logo após a queda, o SAMU foi acionado e levou a criança até o Hospital Bom Jesus de Rio Negro onde recebeu os primeiros cuidados e atendimento. Devido à gravidade da situação, Willian foi levado de ambulância até o heliporto da Polícia Militar de Mafra e conduzido de helicóptero até o Hospital Infantil de Campo Largo. Ainda segundo o secretário, a família foi conduzida de carro até lá e está instalada em uma casa de apoio destinada aos parentes dos pacientes ao lado do hospital. Onde também recebeu uma verba para as despesas mais urgentes.

O secretário de educação contou que em meados do ano passado a diretora da escola pediu através de um ofício, a retirada e substituição destes brinquedos e não foi atendida. Questionamos o secretário se os brinquedos não estavam em bom estado, as crianças da escola deveriam ter sido impedidas de utilizá-los, pois havia o risco de acidente, assim como infelizmente aconteceu.

Willian ainda permanece internado na UTI, porém já retiraram o respirador artificial e o garoto já consegue falar algumas palavras. No último boletim médico, consta que o garoto apresentou melhoras e que semana que vem deve ser transferido para um quarto normal. Tentamos obter o contato dos familiares do menino, para saber a versão da família, porém o Hospital Bom Jesus e a Escola Ana Zornig se negaram a nos fornecer o número do telefone. A Gazeta deixa o espaço aberto aos familiares e também a direção da escola caso pretendam manifestar-se.

- Publicidade -
44 comentários publicados
  1. Maria

    Quero uma resposta de quem entende de leis da Educação de Rio Negro.Como eu sei que tem escolas de Rio Negro com super lotação de crianças ,tem professoras com 30 crianças que não tenham dois anos de idade em sala , se diz a lei que só pode ter 12 a 15 pra cada professor,sou mãe de uma aluna de uma das escolas de Rio negro e, fui levar minha filha e fiquei indgnada com a professora com 30 na sala ,ai voltei para casa e pensei , meu Deus eu com uma ja passo um cortado imagine a professora com 30 e ai eu me pergunto pra quem entende de leis ,se existe lei! é para ser cumprida, imagine se acontecer algo com uma ou um filho do jeito que aconteceu com o menino da Casa Zornig?Dai a culpa é de quem? Da Professora? estagiários? Diretora etc…Quem pode me responder??????

  2. geise

    so tenho uma koisa pra falar os que criticam a diretora jackeline…..nunca tive nada contra ela e nenhum funcionario da anna zornig.ao contrario qero todos bem …….haa a culpa nao e da diretora e nem das professoras mas sim dos fiscais de obra devido seu trabalho foi o acontecido do acidente…..!!mas fika a dika c os fiscais tivessem ido ate la nada teria acontecido!!!!!!!

  3. Simone

    superlotação de crianças em sala de aula…..precisa acontecer uma trajédia pra mudar alguma coisa nessa educação precária de Rio Negro?

  4. Observador

    Senhora professora S. R., para uma professora que disse ter estudado muito tem muitos erros de português ein…. tá feia a coisa na educação mesmo…

    Ex; NÃO SOMO BABà (RSRS)

  5. morena

    Naõ adianta as professoras se queimarem pela diretora e nem a diretora pelas professoras o caso é que o brinquedo teria que ter sido interditado e não foi agora não me venham colocar a culpa nas crianças que são arteiras demais ” estamos falando do brinquedo não da escola e muito menos das crianças ,se vcs professoras estão irritadas com o fato de crianças serem malandrinhas me desculpe mas voçes estão na profissão errada ”. Fácil de cuidar é claro que não é mas ganham pra isso.

  6. Dirlei

    O que aconteceu na Casa da Criança Ana Zorning foi um acidente, a Jaqueline, professoras, monitoras e funcionários são pessoas dedicadas, conheço e posso afirmar que lá tem um ótimo atendimento com as crianças. O que importa nesse momento e que o menino já está melhor, vamos agradecer a Deus por isso, parabenizar o atendimento desde o momento do acidente pelas professoras, medicos que somaram esforços para salvar a vida dele. A Jaqueline está dando atenção ao menino e a família, não tem mesmo que ficar dando declaração. Vocês que gostam de criticar escolas e professores, vão passar um dia em uma escola para ver o quanto é difícil cuidar de nossas crianças. Nós como pais devemos agradecer a dedicação desses profissionais.

    • Joseane Bakum Radoll

      Muito bom seu comentário essa é a realidade das escolas.

  7. raissa

    ele e meu irmaozinho quando o aluno entra do portao da escola para dentro e responsabilidade da escola ondem tava as professoras responsaveis de cuidar do recreio agora ke aconteceu iso com meu maninho voces tomao providencias e se fose uma criança mais menor aque parkinho tinha matado a criança quantas mais pessoas vao passar por iso nao e so nestas escolas e em todas estamos muitos tristes pelo meu maninho estar longe agora ele e uma criança alegre sempre fazendo nois dar risada agora nao adianta botar a culpa no meu maninho ele nao sabia ke o parkinho estava velho demais para brincar se a escola viu porque nao interdito quando acontece dai os responsaveis se escondem quando os pais mandao seus filhos para a escola sera que eles vao votar bem

  8. S.R.

    Penso que não é culpa da escola e mto menos das professoras…tbm sou professora…fico de cara qdo acontece algo e culpam a escola, não bem assim, não…AS crianças de hj em dia, são muito ativas, nãom param a nenhum instante, outra coisa, nós professoras não temos 4, 5 cças pra cuidar é 15 , 20 ou mais…pensem bem antes de escrever essas noticias idiotas, pois os pais não deixam seus filhos na escola para os professores cuidarem, deixam para ser ensinados, nós professores estudamos e mto pra mediar o nosso conhecimento….não para cuidar…NÃO SOMO BABÃ!!!!! chega disso….ts o que acontece é culpa da escola ou das professoras…..CHEGAAAAA….Estamos cansadas de ser desvalorizada….

  9. Susana

    Infelizmente o fato ocorreu, torcemos pela recuperação da criança. A questão do estado dos parque, muito já foi falado em algumas TVs, por isso tem uma direção na escola, se não está adequado, tem que interditar e falar a escola está sem parque, por esse ou aquele motivo.
    Se as escolas tem APP tem que pedir ajuda, pois contar com ajuda de secretaria de educação tem que ter paciência.

    • xxx

      Pretinho básico, seu comentário é excelente!!!!

  10. pretinho basico

    Sabe, criticar é tão fácil. Botar a culpa em pessoas. Ah, sem problemas, papel, e-mail, aceita tudo. Criança quieta em seu lugar é problemática, criança hiperativa é problemática. Se acontece um acidente (como o ocorrido na Ana Zornig) como explicar de quem é a culpa? Se foi ACIDENTE, (adj. Que acontece por acaso; imprevisto; casual, do Aurélio).não tem nem que se discutir. O garoto não se machucou de propósito, a diretora não provocou o acidente, as monitoras não estavam lá para “empurrar” o garoto provocando a sua queda. Será que o toco de madeira pulou para atingi-lo? Voce é capaz de controlar os movimentos do seu filho (principalmente se ele tem entre 09 e 13 anos). Quem poderá explicar isso? Não adianta crucificar essa ou aquela pessoa. Será que os “COMENTARISTAS E OPORTUNISTAS” de plantão não têm o que fazer a não ser buscar pontos fracos de pessoas para criticá-las? Parabéns à Escola Municipal ANA ZORNIG pelo brilhante trabalho que desenvolve junto a comunidade rionegrense. Que o povo faça o mesmo. E viva nós.
    OBS.: fui o 5º aluno a ser matriculado na CASA DO MENOR ‘ANA ZORNIG’ lá em 1973 e a tenho como o meu verdadeiro lar, onde encontrei tudo o que me faltava. Claro que hoje mudou. Já não é o mesmo sistema, mas funciona.

    • Joseane Bakum Radoll

      É isso que gosto de ver pessoas que sabem do que estão falando que vivenciaram e vivenciam até hoje o cotidiano da escola e não oportunistas falando coisas que nem se quer sabem se é verdade.

  11. Indignada

    Joseane que fez o primeiro comentário diz que estão “falando mal” da escola pq é para pessoas carentes. Também sou professora da rede municipal, porém aqui em Mafra e na escola onde leciono tem várias crianças que não são carentes, apesar de que sempre a escola municipal é estigmatizada. Acho que o preconceito de que a Escola Ana Zornig atende apenas crianças carentes partiu de vc mesma. Releia todo o texto e veja que o nome foi citado apenas para contar para as pessoas onde ocorreu o fato. Se fosse no Colégio Mafrense, Colégio Bom Jesus, Pedacinho do Céu, com certeza o nome também seria citado e foi contado exatamente o que aconteceu. E quanto a diretora Jaqueline sim ela estava na escola, porém NÃO QUIS ATENDER aos jornalistas que como diz na matéria, ligaram exaustivamente pra ela. Agora, colocarem a culpa na criança é o fim né. Sim, eu sei que às vezes as crianças são arteiras, mas simplesmente NÃO deixassem o menino ir lá, isolassem o local. E pq NENHUM profissional da escola quis dar a versão dos fatos? Toda a população quer saber!

    • Joseane Bakum Radoll

      Não sou preconceituosa em aspecto algum muito pelo contrário AMO AQUELAS CRIANÇAS MINHA PAIXÃO É ESSA ESCOLA qual não troco por nenhuma outra, mas quem trabalha lá ou é da comunidade sabe do que estou falando. E se você é professora sabe que nem tudo que acontece nas escolas vai para o jornal.

  12. RIZ GROHS

    infelizmente isso aconteceu…..já passei por algo parecido….posso confirmar que as crianças são monitoradas o tempo todo….pois quando fiz meu estágio nesta escola tinhamos uma escala….A JAQUELINE posso afirmar aqui é uma profissional de excelente qualidade…..trabalhei com ela….e sempre estavamos em cima das crianças……não acredito em descuido….não é facil vc as vezes ter 10 olhos ao mesmo tempo….a criança desobedece……não são todas obedientes…..quanto ao brinquedo que ela pediu que fosse retirado….???????????…………não atribuo a culpa a direçao, nem aos funcionários….ATRIBUO A FALTA DE MANUTENÇÃO…isso sim…..e a manutenção deve ser feita sempre…e de preferênciaa…. antes das aulas começarem……fica aqui meu carinho a essa escola…que me ensinou muito…..a JAQUELINE….pela pessoa humana que é…..eu agradeço muito a DEUS por ter feito meus estágios nesta escola….quanto a criança e a familia…..fica aqui minha oração para que ela fique bem….e que retorne a escola….poque ela está sim em uma escola boa….não vamos aqui substimar as pessoas que se dedicam a estas crianças….Um abraço a ESCOLA QUE MORA NO MEU CORAÇÃO.

  13. cristiane

    Acredito q não deu nem tempo de tentar impedir o acontecimento , pois tenho um nenem de 2 anos e ele é muito sapeca as vezes se machucava na minha frente. Mas imagino á preocupação dessa mãe q deus ajde essa família melhoras pra esse menino.

    • Joseane Bakum Radoll

      Cristiane parabéns pelo comentário, foi bem isso que eu quis dizer qualquer mãe sabe como é difícil evitar acidentes quando se tem crianças em casa imagina na escola que são muitas crianças.

  14. nao e a primeira vez que acontece

    pois acho que e falta de atençao sim das monitoras e responsaveis pela escola ja não e a primeira vez que acontece fatalidades nessa escola com crianças acredito que as crianças ficam sendo cuidadas por estagiarias apenas que não estam capacitadas ainda para atenderem crianças…e se a diretora ja havia pedido para retirarem o parque .e ninguem se manifestou ela mesma tivesse agido por si propia afinal ela era responsavel pela escola. mas como sempre e preciso algum acidente acontecer para querem fazer alguma coisa.

  15. anderson

    Me desculpem mas se a diretora sabia que o brinquedo estava assim tão perigoso e ela pediu para as autoridades tomarem uma providencia e não foi atendida, ela deveria ter feito por conta propria o que não da e para jogar a culpa na criança me desculpe mas é facil condenar a criança assim o negócio não fede pra nimguem nem autoridades e nem diretoria por favor chega ser ridiculo, vejam bem pais que mandam seus filhos para escola a ora que acontece algo errado a culpa e da criança!!!!

    • Joseane Bakum Radoll

      Anderson infelizmente existem leis a serem cumpridas que nem sempre julgamos as mais corretas, neste caso ela é diretora e não proprietária da escola então não pode fazer qualquer alteração na escola sem permissão das autoridades.
      Ninguém está procurando culpados, muito menos culpando a criança assim como já coloquei no comentário anterior, monitores estavam no pátio fazendo sua parte assim como as crianças estavam brincando se divertindo, mas infelizmente tudo aconteceu muito rápido, foi um acidente.

  16. *_*

    Joseane!
    Não conheço a escola, mas sou professora de Educação Física do município vizinho, atuo tudos os dias e conheço bem a realidade de dentro de uma escola, ainda mais se tratando de atividades físicas, portanto, faço das suas as minhas palavras também!!!
    é lamentável o que aconteceu? Sim, muito, mas acidentes acontecem em qualquer lugar e dentro de uma escola muitos vezes não é por falta de aviso para os alunos ter cuidado, mas sempre tem os espertinhos que acham que o que a professora fala ou orienta não precisa respeitar.

    • Joseane Bakum Radoll

      Que bom saber que outros profissionais entendem o que estou falando, as vezes não é por maldade que as crianças fazem coisas erradas, acho que é por serem crianças mesmo brincam, correm, pulam se divertem e acabam não vendo perigo nas brincadeiras.

  17. Jucelia Maria

    Eu ja fui diretora da Ana Zornig do periodo 1993 até inicio de 1998,até então o parque era cercado só para as crianças pequenas com as professoras ,depois quando implantada a escola junto,na gestão do ex prefeito Ari e secretária Ivanildes e supervisora Valdete Borman implantaram as reformas com a Sra Isolde Siqueira que passou a administrar a Ana Zornig,mudaram tudo liberaram o parque e colocaram madeiras nas escolas e agora se até a diretora Jaqueline viu problemas é porque nunca foi omissa e conheço bem o seu trabalho de diretora atual e falo com certeza que isto é reflexo da gestão da época que eu ja citei ,as diretoras das escolas agora observem mais infelizmente para este tipo de parque implantado antigamente,pode publicar eu defendo e defenderei sempre a Ana Zornig pois parte de minha vida ficou lá e agora é ver os cuidados com a criança e melhoras do fundo de meu coração…………………………….

  18. Indignada

    Se a diretora não é ausente (o que NÃO foi falado na matéria e sim é uma opinião pessoal sua), porque ela não atendeu a pessoa que fez a matéria? Preconceito nenhum foi mostrado nesta reportagem, apenas foi contado onde se deu o acidente. Se haviam monitoras no parquinho, pq elas não foram retirar o menino que foi lá e não o impediram de brincar naquele local? Pq vc não liga para o jornal e pede para falar com quem fez a matéria e saber o que aconteceu?

    • Joseane Bakum Radoll

      Se ela não atendeu talvez no momento não estive em condições e também isso é uma escolha dela. Não estou falando que foi citado preconceito na matéria, quis dizer de modo geral, as monitoras não tiraram o willian de lá porque com certeza não deu tempo, pois qualquer um que tem filhos sabe que acidentes acontecem em fração de segundo.
      Não preciso falar com ninguém sei bem o que aconteceu tanto que já descrevi tudo.

  19. Cladia da Silva

    Parabéns pelas suas palavras em defesa da escola, alunos e colegas de trabalhos! Faço a mesma pergunta que você, porque a Ana Zornig é sempre criticada?????

  20. Joseane Bakum Radoll

    Então vamos começar do início do fato, primeiro o que aconteceu foi um ACIDENTE o qual poderia ter ocorrido em qualquer outra escola ou até mesmo em casa, segundo todos os cuidados foram tomados como já foi dito a diretora Jacqueline já havia pedido remoção dos brinquedos e não foi atendida, havia também monitores no pátio e as crianças sempre são avisadas para não brincarem naquele local mas infelizmente uma delas não obedeceu as regras e aconteceu este ACIDENTE,terceiro depois do ocorrido a criança foi encaminhada ao hospital e teve atendimento imediato, a criança e sua família foram atendidas da melhor forma possível, lamentável o fato mas a diretora Jacqueline e o secretário da Educação Alessandro cumpriram com suas obrigações e em nenhum momento negaram ajuda ou deixaram de dar a devida atenção ao caso.
    E ainda falar que a diretora é ausente é a mais pura mentira, pois está sempre na escola cumprindo com sua obrigação, inclusive estava lá no dia do acidente.
    Vamos parar com essa discriminação com a escola ANA ZORNIG, a história da escola é de muita luta, dedicação e seriedade para com seus alunos e comunidade, infelizmente acidentes acontecem assim como acontecem em outras escolas, mas isso não é divulgado, porque só a ANA ZORNIG é criticada? Deve ser porque atende as crianças mais carentes, não nega vaga para nenhuma criança independente de onde vem, se tem dificuldade de aprendizagem ou ainda deficiência física ou quaisquer outras, vamos aprender a valorizar toda essa dedicação da equipe ANA ZORNIG.

    PS: QUERO VER CADA PALAVRA ASSIM COMO ESTà ESCRITO AQUI PUBLICADO NA PRÓXIMA EDIÇÃO.
    OBRIGADA.

    • Sempre a mesma coisa!

      Pois é Joseane, um acidente. Mas sempre na Ana Zorning? Já trabalhei com estágiaria e percebi o quanto é precário o atendimento à essas crianças. As ‘monitoras’ não estão nem um pouco preocupadas em atender as crianças e sim em ficar fazendo fofocas, atendendo ligações, mandando mensagens e assim por diante…
      Lembram do caso da bebê de 4 ou 5 meses que morreu afogada com o mamá? Será que se realmente as monitoras estivessem prestado atenção isso teria acontecido? Mesmo sendo 20 ou 30, se realmente se quer trabalhar com crianças, tem que ter muita responsabilidade. E a respeito da diretora, ela também deixa muito a desejar, já que nem nesse caso e nem do bebê afogado ela quis se pronunciar.

      • Joseane Bakum Radoll

        Pois é Fulana, se você já trabalhou lá sabe muito bem que muitas das crianças são carentes, que os recursos recebidos não são suficientes, muitos professores e estagiários tiram do seu bolso pra proporcionar uma aula diferenciada para as crianças, mas você não sabe disso pois com certeza estava fazendo fofoca, atendendo ligações, mandando mensagem e assim por diante…Posso te garantir que os que faziam parte dessa turma já não se encontram mais lá, nossa equipe é competente e dedicada.
        Bom quanto ao caso da bebê existem outros fatos que com certeza você desconhece pois ta mais preocupada com fofoca e não com a verdade.
        E volto a dizer que a diretora é comprometida com seu trabalho, uma excelente profissional, não é poque deixou de dar uma entrevista que vai ser mesmo competente é um direito dela fazer esta escolha e se não quis se pronunciar tem seus motivos.
        E se tudo isso que você fala fosse verdade colocaria seu nome assim como eu, pois não fico fazendo fofoquinhas falo o que vejo, do nosso trabalho dedicação e comprometimento com as crianças.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.