Cacatua sabe mais de 14 movimentos de dança e revela mais sobre a capacidade musical das destas aves

Por Assessoria - 03/09/2019

Esta história tem como protagonista uma cacatua de nome Snownall (Bola de Neve). Snowball foi visto se movimentando e levantando os pés ao som de músicas clássicas

Sendo estrela no Youtube, a cacatua que faz headbanging impressionou os cientistas ao exibir 14 movimentos de dança diferentes ao som de diferentes clássicos dos anos 80.

Snowball, que, tal como outras cacatuas, nunca teve uma aula de dança na sua vida, foi visto se movimentando, levantando os pés e balançando de um lado para ao ritmos de Another One Bites The Dust dos Queen ou Girls Just Want To Have Fun de Cyndi Lauper, entre outras músicas.

Os cientistas dos EUA acreditam que estes movimentos espontâneos e extraordinariamente diversos da cacatua-de-crista-enxofre mostram que a dança não se limita apenas aos seres humanos. Eles acreditam que a dança é uma resposta à música quando as condições certas estão presentes no cérebro.

As cacatuas, que são uma das 21 espécies existentes de papagaio, são animais capazes de aprendizagem vocal, e cujos cérebros contêm fortes conexões motoras e auditivas.

Os cientistas, escrevendo na revista Current Biology, disseram que a questão chave é como Snowball adquiriu suas habilidades de dança, sendo os papagaios capazes de imitar movimentos. Acrescentaram ainda que uma outra possibilidade é que alguns movimentos possam ser reflexo da criatividade da ave.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ser verdade, seria algo notável, já que a criatividade em animais não humanos tem sido documentada em comportamentos voltados para a obtenção de um benefício físico imediato, como o acesso a alimentos ou oportunidades de acasalamento.

Isto porque Snowball não dança por comida ou para acasalar; em vez disso, sua dança parece ser um comportamento social usado para interagir com os seus cuidadores humanos (por outras palavras, o seu rebanho substituto).

A cacatua se tornou uma sensação do YouTube em 2008, quando ele tinha 12 anos, com os seus vídeos onde exibia seus dotes de dançarino. Os vídeos foram vistos milhões de vezes.

Um estudo inicial publicado pouco tempo depois mostrou que ele poderia manter-se no ritmo, mas mais tarde seu proprietário e autor do referido estudo, Irena Schulz, notou que ele exibia uma maior variedade de movimentos.

Mais tarde, em 2016, os cientistas reviram as imagens para avaliaro  seu significado mais amplo, depois de inspirados ao verem um estudo sobre a evolução da dança.

A dona do Snowball estava presente e oferecia estímulo na forma de um “bom menino” ocasional, contudo, ela não dançava, a fim de não influenciar a ave.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ele dançou em trechos de três a quatro segundos, movendo-se de maneira diferente a cada vez que ouvia uma melodia específica, demonstrando um nível de flexibilidade.

A análise de seus movimentos revelou que eles eram claramente intencionais, mas que não constituíam um meio eficiente de alcançar qualquer objetivo externo plausível, como comida, ou sexo.

Pesquisadores sugerem que movimentos espontâneos de dança surgem quando cinco características, que papagaios compartilham com humanos, estão presentes, dos quais fazem parte a atenção aos movimentos comunicativos, a capacidade de imitá-los e a tendência para formar laços sociais de longo prazo.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.