Ansiedade ou medo?

Publicado por Loriane Heide - 27/04/2016 - 00h40

Muitas vezes Ansiedade e Medo n√£o s√£o claramente identificados, sendo confundidos um com o outro.

Para que possamos melhor identifica-los vejamos suas defini√ß√Ķes: ¬†Ansiedade √© a antecipa√ß√£o a amea√ßa futura, a qual poder√° vir a acontecer ou n√£o, por sua vez o Medo √© a resposta emocional a amea√ßa eminente ou percebida (DSM-5, 2014).

A ansiedade coloca o sistema neurovegetativo em estado de alerta, caracterizado por: palpita√ß√£o card√≠aca, taquicardia, descontrole da press√£o arterial, dificuldades respirat√≥rias, contra√ß√Ķes musculares, palidez e rubor no rosto, arrepios, sensa√ß√Ķes de secura na boca, necessidade de urinar e de evacuar, sudorese, etc (CANOVA, 1998, p.10). Proporciona a tens√£o muscular que prepara o corpo para a poss√≠vel situa√ß√£o de perigo e estabelece comportamento constante de esquiva.

No caso do medo, como a amea√ßa est√° presente, desenvolvem-se per√≠odos de excitabilidade auton√īmica aumentada necess√°ria para a luta e para a fuga.

√Č importante percebermos os aspectos ben√©ficos que existem por meio da ansiedade, pois ela alimenta no indiv√≠duo a prud√™ncia interior, a coragem com que executa a√ß√Ķes que havia realizado antes e o impulso para a sociabilidade, o qual se trata do sentimento de inadequa√ß√£o que for√ßa o indiv√≠duo a buscar ajuda e seguran√ßa na conviv√™ncia com os demais seres humanos de seu meio.

O que irá demostrar o que é a Ansiedade normal do ser humano ou a Ansiedade Patológica, é a frequência com que os sintomas são apresentados e a maneira como interferem no dia-a-dia.images

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.