Um corte para a conscientização

Publicado por Loriane Heide - 13/05/2016 - 00h02

 

Doação Cabelo 1 Doação Cabelo 2

Em forma de manifestar minha contribui√ß√£o para a conscientiza√ß√£o da import√Ęncia de prevenir-se, de procurar profissionais especializados tanto na sa√ļde do corpo quanto da sa√ļde psicol√≥gica, al√©m do apoio a quem j√° est√° em tratamento, decidi participar de um movimento realizado pela Rede de Combate ao C√Ęncer de Rio Mafra (cidades irm√£s onde resido) cortando meu cabelo no s√°bado (07) e o oferecendo em doa√ß√£o na ter√ßa-feira (10). ¬†Os cabelos coletados s√£o enviados para um local especializado na constru√ß√£o de perucas, e retornam j√° transformados para a doa√ß√£o aos pacientes com c√Ęncer.

Veja alguns dados que motivaram a minha atitude:

O c√Ęncer √© um problema de sa√ļde p√ļblica mundial. A estimativa realizada pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) calculou que no ano 2030, podem-se esperar 27 milh√Ķes de casos incidentes de c√Ęncer, sendo que 17 milh√Ķes entrar√£o em √≥bito por esse motivo.

Tratando mais especificamente do Brasil, dados do Instituto Nacional do C√Ęncer (INCA) demonstram que em 2012 foram apresentados a estimativa dos cinco tumores mais incidentes para o sexo masculino, sendo: o c√Ęncer de pele n√£o melanoma (63 mil casos novos), pr√≥stata (60 mil), pulm√£o (17 mil), c√≥lon e reto (14 mil) e est√īmago (13 mil). Para o sexo feminino, destacam-se, entre os cinco mais incidentes, os tumores de pele n√£o melanoma (71 mil casos novos), mama (53 mil), colo do √ļtero (18 mil), c√≥lon e reto (16 mil) e pulm√£o (10 mil).

Nos Estados do Sul chama a aten√ß√£o a maior incid√™ncia de c√Ęncer de pulm√£o e de es√īfago, devido √† maior preval√™ncia de fumantes na regi√£o e ao consumo regular do chimarr√£o.

O que se torna muito importante perante esses dados é a necessidade de prevenção e de acompanhamento médico, portanto cabe a cada um de nós administrarmos de maneira saudável nossa alimentação, rotina de sono, controle do estresse, regulação dos hábitos cotidianos, a fim de desenvolvermos atitudes que possam contribuir para a redução dos índices dessa doença.

Precisamos conscientizar as mulheres a realizar anualmente o exame Papa Nicolau (Preventivo), por meio do qual pode-se identificar les√Ķes no colo do √ļtero, mulheres acima de 40 anos a realizar anualmente os exames de mamas, e homens a partir de 45 anos a realizar anualmente o exame de pr√≥stata. Quanto antes o c√Ęncer for identificado, mais eficaz tende a ser o tratamento.

Portanto, √© extremamente importante refor√ßar sobre a necessidade de procurar profissionais especializados na sa√ļde tanto do corpo, quanto da mente para estabelecer tamb√©m esse equil√≠brio, e desenvolvermos a nossa qualidade de vida.

 

Quer participar voc√™ tamb√©m desse movimento, fazendo a doa√ß√£o do seu cabelo para essa causa? Entre em contato com a Rede de Combate ao C√Ęncer de Rio Mafra pelo telefone (47)3643-6081 e solicite informa√ß√Ķes quanto aos processo de doa√ß√£o. √Č simples e F√°cil. Participe!

 

Psicóloga Loriane Heide

CPP/SC-12/14589

 

Se voc√™ possu√≠ mais d√ļvidas sobre o assunto entre em contato: psicologalorianeh@gmail.com

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.