Dicas sobre um ambiente terapêutico acolhedor

Publicado por Loriane Heide - 13/04/2017 - 11h39

Mafra Rio Negrinho

√Č de extrema import√Ęncia para o processo de terapia, utilizar um espa√ßo terap√™utico agrad√°vel e acolhedor, que transita n√£o somente para o cliente, mas tamb√©m para o terapeuta, uma sensa√ß√£o agrad√°vel.

Para tanto, não há necessidade de sofisticação, mas sim de clareza e simplicidade. O ambiente é importante, mas ele não é o foco.

Alguns aromas, ess√™ncias, velas arom√°ticas, podem dar um toque especial. Contudo, deve-se sempre optar pela suavidade, tendo em vista que odores muito marcantes podem causar rea√ß√Ķes, irrita√ß√Ķes e at√© alergias.

Um detalhe, como a presen√ßa de uma m√ļsica dentro do consult√≥rio, pode auxiliar no relaxamento do paciente, al√©m de tamb√©m isolar alguns ru√≠dos externos que, todavia possam ser ouvidos.

Para os dias quentes, regular a temperatura com o ar condicionado ou um ventilador √© necess√°rio; para os dias frios, o ar condicionado, um aquecedor, ou at√© mesmo uma pequena manta, fazem com que cliente e terapeuta sintam-se bem, o voltem seu olhar para as sensa√ß√Ķes internas.

A ilumina√ß√£o deve ser adequada ao tipo de trabalho que ser√° desenvolvido naquele momento e para aquele cliente. A ilumina√ß√£o um pouco mais suave para momentos de introspec√ß√£o, de olhar para dentro, de relaxamento… Uma sala mais clara, para momentos de verbaliza√ß√£o, de externalizar sentimentos, emo√ß√Ķes e sensa√ß√Ķes.

A ideia, portanto, √© criar um ambiente que receba com carinho, que propicie boas sensa√ß√Ķes e que n√£o tenha interfer√™ncias.

√Č o momento do cliente, o espa√ßo dele, e as condi√ß√Ķes devem ser favor√°veis para que ele possa explorar a si mesmo, desconectando-se do demais por aquele momento.

 

Psicóloga Loriane Heide

CRP/SC ‚Äď 12/14589

 

Consultórios:

Mafra: Edif√≠cio Central Park, 3¬į Andar, Sala 308 (Prox. a rodovi√°ria).

Rio Nehrinho: Rua Jos√© Bail, 34 ‚Äď Clinica CES. (Prox. ao Nosso Posto)

Contato: psicologalorianeh@gmail.com ‚Äď (47)99694-1801 (Whatsapp)

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.