Atitudes para superar o des√Ęnimo

Publicado por Loriane Heide - 19/01/2017 - 10h55

desanimo

Existem momentos de nossa vida em que ficamos desanimados, sem vontade, e parece que nos falta coragem até mesmo para realizar as atividades mais simples de nosso dia-a-dia. Nesses momentos é comum nos jogarmos no sofá de casa ou ficarmos o dia todo na cama, o que na verdade só faz aumentar nosso desanimo.

Por outro lado, existem algumas pequenas atitudes que podem ser adotadas no dia-a-dia que far√£o com que nos sintamos melhor com rela√ß√£o aos pensamentos, as sensa√ß√Ķes e ao corpo.

S√£o elas:

  • Alimentar-se corretamente: Quando estamos ‚Äúmais para baixo‚ÄĚ, temos duas tend√™ncias: n√£o nos alimentar ou nos alimentar muito mal. Procure comer suas frutas preferidas ou experimente frutas e verduras que nunca comeu. Fa√ßa uma busca em seu caderno de culin√°ria ou internet sobre alguma receita que h√° muito tempo voc√™ n√£o faz, ou que at√© mesmo nunca fez, e cozinhe. Pois √© muito importante alimentar-se corretamente tendo em vista que √© da√≠ que absorvemos energia para o nosso corpo.
  • Tente iniciar uma atividade f√≠sica: Poder ser algo simples, como dar uma ou duas voltas na quadra da sua casa. Por√©m, fa√ßa isso observando os detalhes ao seu redor, al√©m de cumprimentar os vizinhos, sorrir para algu√©m que encontrar. Voc√™ pode tamb√©m, fazer uma s√©rie de exerc√≠cios em casa mesmo, ouvindo uma m√ļsica que voc√™ goste ou come√ßar a praticar um esporte. A atividade f√≠sica faz com que a energia flua em nosso corpo.
  • Procure dormir 8 horas por noite: se voc√™ tem dormido mais do que essas 8 horas, ao deitar programe o seu despertador, dormir em excesso tamb√©m n√£o √© saud√°vel. Se voc√™ n√£o est√° conseguindo dormir 8 horas di√°rias reprograme seus hor√°rios de deitar para permitir-se esse descanso. As atividades f√≠sicas que voc√™ realizar durante o dia ir√£o cansar seu corpo e assim proporcionar esse sono, ser√° seu corpo solicitando um tempo para ‚Äúrecarregar as energias‚ÄĚ e armazenar as informa√ß√Ķes colhidas e as experi√™ncias vividas durante o seu dia.
  • Busque fazer uma coisa que h√° muito tempo voc√™ n√£o faz: Ligar para um amigo, visitar um parente, sair para dan√ßar, fazer um pequeno passeio, ir ao cinema, e as possibilidades aqui s√£o diversas.
  • Experimente criar uma lista de coisas que voc√™ gosta de fazer: Ler, escutar m√ļsica, ver filmes, praticar algum esporte, jogar videogame, cozinhar, escrever… Aqui vai depender muito de voc√™, dos seus gostos e de sua personalidade. Despois de criar sua lista, escolha alguns itens dela e se proponha a inclu√≠-los gradativamente em sua rotina. Fazer coisas que gostamos nos desperta bons sentimentos e nos ajudam a alcan√ßar outros objetivos.
  • Por fim, pensamento positivo ajuda muito. Portanto, tente mentalizar coisas positivas, coisas agrad√°veis para voc√™, procure verbalizar tamb√©m, para voc√™ mesmo e para as pessoas que est√£o ao seu redor: ‚ÄúHoje eu estou melhor que ontem‚ÄĚ, ‚ÄúMe sinto mais animado‚ÄĚ, ‚ÄúComo eu estou feliz‚ÄĚ.

 

Mais informa√ß√Ķes entre em contato, pelos telefone/email abaixo:

Psicóloga LorianeHeide

CRP/SC-12/14589

(47)99694-1801

psicologalorianeh@gmail.com

 

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