Frio exige maiores cuidados com os rins

Por Assessoria - 15/07/2021

Nefrologistas explicam como a atenção é fundamental para o nosso organismo nesta época do ano.

Com a chegada do inverno a saúde exige alguns cuidados especiais, inclusive com os rins. Os médicos Nefrologistas da Clínica Tempo, Barbara Ferrari e Rafael Marques, alertam que o frio pode trazer algumas consequências para o sistema renal.

“Os rins são fundamentais para o nosso corpo, afinal, são responsáveis pela quantidade de água no organismo, filtragem do sangue, pressão arterial, controle de níveis de sódio, potássio, entre outros eletrólitos e funções. E em épocas frias como estamos presenciando, eles ficam mais fragilizados”, explica Barbara.

Ela conta que o frio pode trazer diversas consequências – desde as mais simples até as mais complicadas. “Muitas pessoas acabam esquecendo de ingerir líquidos regularmente nesta época do ano, podendo ocasionar formação de pedras nos rins, por exemplo. Outro problema que aumenta e se torna frequente em mulheres com a falta de líquidos, é a cistite e uretrite”, pontua.

Rafael explica que a falta de ingestão de líquidos é um dos fatores simples que podem ocasionar problemas maiores como a doença renal crônica (DRC) também. Sendo estes, possíveis de evitar ao se hidratar corretamente no dia a dia. “O ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Este é apenas um exemplo em como a prevenção e cuidado são os melhores remédios e sem sofrimento”, enfatiza o especialista.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O nefrologista ressalta ainda a importância de “estar atento aos sinais que o corpo apresenta e com a atual pandemia, deve-se ir ao hospital somente em casos de urgência. Casos de doenças leves podem ser resolvidos em ambiente de consultório ou até mesmo por telemedicina”.

Clínica Tempo

Com o objetivo de maior proximidade e acompanhamento dos pacientes, a Clínica Tempo atende diversas áreas e pessoas de todas as idades. Os atendimentos iniciaram há 30 anos, em residência, pelo médico Sebastião Cassias. E no decorrer dos anos, em 2004, foi oficializada a Clínica com outros profissionais na equipe e serviços.

A Clínica é generalista e traz o cuidado integral ao paciente, propondo cuidado por toda a vida, como também o fácil acesso aos médicos a qualquer hora do dia ou noite. O nome “Tempo” é atribuído na importância de otimizar o tempo das pessoas, principalmente na forma do atendimento médico – imediato e preciso.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.