Tutorial: Criando vídeos para produtos que impressionam

Por Click Riomafra - 22/09/2021

Antes de mais nada, esse tutorial é visado para aquelas pessoas que:

  • Precisam mostrar um lançamento ao mercado ou nas redes sociais;
  • Querer impressionar as pessoas com suas apresentações;
  • Querem fazer tudo isso em menos de 2 horas de trabalho!

Quando as pessoas pensam em criar vídeos, ficam preocupadas com o trabalho que o processo dá e causa em sua agenda. Porém hoje vamos dar dicas e toda uma explicação de como ter um projeto audiovisual de ponta em sua empresa.

O que será necessário para conseguir usar tudo que será visto aqui?

  • Uma pessoa apenas, com acesso à internet e duas horas de seu tempo;
  • Editores de vídeo online com templates pré-configurados.

Ficou curioso? Vamos explicar melhor como isso funciona!

1)  Qual o assunto (e estratégia a ser adotada)?

O primeiro passo é saber com o que exatamente você vai estar criando vídeos e anúncios. Quanto mais abstrato e técnico for aquilo que você trabalhará, maior será a necessidade de explicar as features.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Se não for um produto complexo, você pode ser mais visual e mais direto. Todavia os vídeos podem ser uma excelente estratégia de conteúdo/inbound marketing para seu negócio, uma vez que gera interesse das pessoas nas redes sociais.

Somente tendo em mente o tipo de produto, será possível criar um roteiro para o vídeo – que é o que falaremos a seguir.

2)  O roteiro e a sequência dos fatos

Agora que você tem uma noção do que será apresentado, será a hora de construir as cenas e mensagens. A primeira coisa será quebrar a “rotina” da pessoa, mostrando algo novo e chamativo. Se não for assim, não darão chances ao seu vídeo ou seu anúncio.

O ideal como estrutura de vídeo curto é que o vídeo transmita a ideia mais ou menos dessa forma:

  • Gere surpresa e “quebra de padrão”
  • Qual a oportunidade?
  • Qual a mudança que ele traz?
  • Reforçar benefícios e vantagens do serviço ou produto
  • CTA (call to action)

Por exemplo, se você estiver vendendo um serviço de consultoria, você deve chamar a atenção com uma abertura de vídeo interessante, e mostrar a oportunidade para que a pessoa veja o vídeo até o final.

Você deve criar vídeos e cenas dinâmicas, pois apostar em coisas estáticas será monótono e não vai criar ânimo e curiosidade no ouvinte.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Por isso apostamos em templates especialmente criados para redes sociais e para passar ideias em poucos segundos. Estou falando de vídeos de conversão com menos de 60 segundos!

Dessa maneira, desenvolvi um modelinho próprio para criar vídeos rápidos, cerca de 2 deles por semana. Assim meus anúncios e mensagens ao público não ficavam batidas, e sempre tinhamos conteúdo novo. E eu gerava isso sozinho, sem a ajuda de ninguém.

Para tornar isso mais fácil para você que está lendo, eu basicamente (em etapas) escolhia uma ideia principal para o vídeo, e usava cenas e filmagens para dar a emoção adequada. Se fossem imagens já estaria de bom tamanho, mas com cenas em movimento se tornava mais fácil passar uma ideia adiante.

Mas nem todo programinha de edição vai ser fácil fazer isso. Por isso temos que usar os lugares que facilitam o processo, deixando sempre “uma mão na roda”.

Onde fazer vídeos assim?

Tem um editor de vídeos que gostei muito de usar para fazer meus vídeos, e nunca mais deixei de usá-lo.

Com esse editor em nuvem (você usa online, sem downloads), eu comecei a criar apresentações estratégicas e objetivas, em full HD. Eu criava as cenas com base em templates prontos, apenas mudando os letreiros e frases.

Com a base de multimídia dessa ferramenta, eu tinha todas as cenas e fotos que eu precisava para meu projeto, bastando fazer upload do logo da minha empresa.

(O mais legal foi ver as pessoas pedindo para eu fazer vídeos na camaradagem para elas, de tanto que gostaram dos vídeos que eu estava fazendo, mas isso não vem ao caso…).

Um possível tutorial de como usar a ferramenta online, deixo abaixo como vídeo, pois será mais fácil para você pegar a ideia:

Conclusão

Com isso encerro o breve tutorial de hoje que pode ajudar muito você e sua equipe a criarem qualquer tipo de vídeo, sejam vídeos promocionais,vídeos para anunciar produtos, projetos e lançamentos.

Essas dicas são poderosíssimas tanto para bombar sua mídia paga quanto seu tráfego orgânico para sua página ou site.

Como o vídeo mostra, é tudo bem fácil de fazer, e a melhor maneira de aprender a fazer tudo isso é tentando com exercícios e ações práticas – ou seja, vai lá e faz um vídeo para ver como fica!

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.