Uber lança conteúdos educativos voltados para prevenção de acidentes no trânsito

Por Assessoria - 18/05/2022

Especialistas em segurança viária produziram materiais com dicas para redução de riscos nos deslocamentos pelas cidades. Empresa inicia ainda um estudo sobre o perfil de acidentes de trânsito com motos com o Instituto Cordial

A Uber inicia nesta semana a campanha para segurança viária no Maio Amarelo, mês dedicado para a discussão do tema no Brasil, em uma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e a consultoria HoraH, especialistas no assunto no país. O Instituto Cordial, organização especialista em ciência de dados e inteligência territorial, também começa, com o apoio da Uber, o desenvolvimento de um estudo para mapear o perfil de sinistros de trânsito e os fatores de risco envolvendo motociclistas no Brasil.

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O material produzido pela HoraH foca em orientações para o uso seguro de Uber Moto, tanto para usuários quanto para os motociclistas nas cidades em que essa modalidade está disponível. As dicas vêm em formato de animação e com uma linguagem mais direta, abordando as principais dúvidas na hora de utilizar esse meio de transporte. Esse conteúdo passa a ser enviado para toda a base de usuários da empresa quando iniciam o cadastro.

As iniciativas com o Observatório Nacional de Segurança Viária terão três principais frentes: produção de um post educativo sobre segurança no trânsito, um mini podcast voltado para os motoristas e motociclistas parceiros, além de blitzes educativas em parcerias com algumas prefeituras no Brasil. As ações serão feitas mensalmente, até o final do ano, como parte do compromisso da Uber com a segurança nas ruas.

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Com o Instituto Cordial, o objetivo é desenvolver um estudo por meio de processamento e análise de dados, buscando desenvolver conhecimento e promover um debate em cima de evidências e boas práticas relacionadas a acidentes com motos no Brasil, focando principalmente em 3 cidades: São Paulo, Campinas (SP) e Fortaleza. O estudo, que deve ser finalizado no final do ano, contará com algumas etapas, incluindo mesas de discussão com interlocutores no assunto e um Webinar aberto no final do projeto com os resultados.

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, o trabalho em educação é fundamental para a prevenção de acidentes. “A Uber acredita que por meio da divulgação de conhecimento, podemos ajudar a aumentar a segurança de todos no trânsito. Por isso mesmo que nos unimos com diversos parceiros que são verdadeiros experts no assunto para desenvolver esses novos conteúdos educativos e o estudo, que vão ajudar não só a empresa, mas a sociedade como um todo pensando na segurança viária”, afirma Araceli.

Movimento Maio Amarelo

O Maio Amarelo surgiu após uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 11 de maio de 2011 e, por conta da data da decisão, o mês acabou sendo escolhido para representar o esforço na prevenção de acidentes de trânsito. Desde 2014, a data vem sendo utilizada como principal momento para chamar atenção do mundo sobre a violência no trânsito.

No Brasil, a Uber utiliza a data para chamar atenção sobre a segurança no trânsito e atitudes de prevenção como, por exemplo, a ação com o goleiro do Athletico (PR) com celular em campo, o resultado da pesquisa Datafolha sobre bebida e direção e a ferramenta da Uber que limita as horas online do motorista.

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