Itaiópolis para e adota medidas para prevenção do coronavírus

Por Gazeta de Itaiópolis - 21/03/2020
Rua Nereu Ramos

Itaiópolis está tomando medidas para evitar o surto do coronavírus (Covid-19) e se adaptar às recomendações do Ministério da Saúde e do governo do estado (decreto estadual nº 507/2020), e editou nesta quarta-feira (18) o decreto municipal nº 2296/2020 com medidas para o enfrentamento desta emergência de saúde pública.

Os cuidados são essências para diminuir a velocidade de transmissão do vírus e para evitar um sobre carga no sistema de saúde pública.

Pelo decreto fica determinado a suspensão dos seguintes serviços por 7 dias: transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual; atividades e serviços privados não essenciais; a entrada de novos hospedes no serviço hoteleiro. E, dos seguintes serviços por 30 dias: eventos e reuniões de qualquer natureza (excursões, cultos religiosos, missas, cursos, entre outros); e suspensão das aulas na rede pública e privada.

A administração municipal também está com seus serviços suspensos por 7 dias, exceto as unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão de proteção e defesa civil.

Comércio fechado

A AEI e CDL orientou os comerciantes que fechassem seus estabelecimentos acompanhando o decreto municipal, assim como o estadual. A Polícia Militar orientou o fechamento do comércio, com exceção de mercados, postos e farmácias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aulas suspensas

Desde quarta-feira as aulas estão suspensas pelo período de 30 dias sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação. O que também foi recomendado a instituições de ensino particular. A partir desta segunda-feira (23) também serão suspensas o atendimento nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Velórios apenas aos familiares

Ainda na quarta-feira, o prefeito Reginaldo Fernandes se reuniu com líderes religiosos onde ficou definido que os velórios deverão ser apenas para os familiares, podendo ser realizado na Capela Mortuária ou na residência. A celebração religiosa só poderá ser feito no cemitério, por ser um local aberto e ventilado, no momento do sepultamento.

Em Santa Catarina

O Governo do Estado, na última segunda-feira (16), decidiu suspender as aulas de todas as redes de ensino (estadual, municipal e privado) durante 30 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governo decidiu também suspender eventos públicos, além de restringir eventos que envolvam a terceira idade.

Suspendeu ainda os serviços de transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual durante sete dias, em regime de quarentena. E, nesta quinta-feira (19) anunciou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos e proibiu o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território catarinense.

Até o fechamento desta edição o total de casos confirmado no estado eram de 28 (Florianópolis – 8, Braço do Norte – 4, Balneário Camboriú – 4, Rancho Queimado – 2, Joinville -2, Tubarão – 2, São José – 1, Cricíuma – 1, Pomerode – 1, Jaraguá do Sul – 1, Imbituba – 1 e Itajai – 1). O total de casos suspeitos é de 273. Na região sul do estado o governo já considera que existe transmissão comunitária.

Previna-se

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina contra o Coronavírus.

Recomenda-se:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;

– Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.