Turismo rural na agricultura familiar em Itaiópolis

Por Gazeta de Itaiópolis - 16/07/2016

Itaiópolis é um município com muitos atrativos turísticos, como construções, paisagens, turismo religioso e produção de frutas. Atualmente, muitos turistas já circulam pela cidade e pelo interior. Pensando em proporcionar aos visitantes mais opções e ao agricultor uma nova forma de agregar valor ao que ele já tem na propriedade, a Epagri, o Conselho Municipal de Turismo e o Departamento de Turismo do município vêm trabalhando em conjunto para capacitar os agricultores a organizarem suas propriedades para que possam explorá-las turisticamente. A ideia é organizar propriedades que possam receber turistas, sendo a Casa Polaski o local de partida, já que dispõe de leitos e possibilidade de oferecer alimentação aos visitantes.

Uma possibilidade que aos poucos vem se tornando real é a do turismo pedagógico, que consiste em receber alunos (desde crianças até universitários) para explorarem as muitas possibilidades de temas possíveis de ser trabalhados, como ciências, arquitetura, cultura e religião. O projeto conta ainda com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Receber estudantes, além de proporcionar a aprendizagem na prática, também é uma forma de divulgação, pois turista bem atendido volta acompanhado.

Durante o ano, algumas atividades estão sendo realizadas para estimular e apoiar os agricultores interessados em receber turistas em suas propriedades. No dia 1o de julho, representantes das entidades envolvidas acompanharam agricultores familiares do município de Itaiópolis em uma excursão para a cidade de Joinville, onde há vários anos o turismo pedagógico é uma realidade que beneficia a todos os envolvidos. O objetivo da atividade, realizada com apoio financeiro do programa Santa Catarina Rural, foi conhecer agricultores que têm como fonte de renda a exploração do turismo dentro das propriedades. Em alguns casos, essa atividade já é a principal fonte de renda. Os participantes da excursão puderam conversar sobre vários aspectos da atividade com quem já a desenvolve há anos, podendo entender os bastidores da propriedade, aprendendo com quem já venceu muitos desafios.

Durante a excursão foram visitadas três propriedades que fazem parte do projeto pedagógico “Viva Cirandaâ€, desenvolvido pela Prefeitura de Joinville e Fundação 25 de Julho, levando crianças para uma sala de aula ao ar livre, valorizando o modo de vida e os saberes rurais. A primeira foi na estrada do Piraí, no sítio Rancho Alegre, propriedade do Senhor Tarciso Janning, que, juntamente com sua esposa, administra o local. O casal trabalha fortemente com o Turismo Pedagógico em sua minifazenda. É um sítio cheio de atrações para crianças e com espaço único para eventos em meio à natureza. A segunda propriedade visitada foi a do sr. Ango Kersten, na estrada Bonita, que é pioneira e referência no turismo rural de Joinville, desde 1995. Na propriedade são fabricados e vendidos melado, doces, pães coloniais. Além disso, o proprietário leva os visitantes para um passeio de trator para conhecer a propriedade. Na estrada Mildau, a visita foi à propriedade da Família Wiezbicki, que recebe famílias e Turismo Pedagógico. Esse passeio oportuniza conhecer o processo de panificação e biscoitos. As crianças se envolvem bastante na produção de biscoitos, participando ativamente e aprendendo sobre o processo. A família mantém outra fonte de renda com a produção de pães e massas doces.

Como parte das ações para apoiar o Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), já estão agendadas outras duas datas para discutir o assunto. No dia 19 de julho, em Alto Paraguaçu, e em 21 de julho, em Iracema, acontecerão reuniões para discussão do TRAF no município, avaliação da excursão e levantamento de propriedades com potencial para que sejam trabalhadas buscando uma atividade agradável e rentável para o agricultor e segura e empolgante para o turista. As entidades envolvidas estarão apoiando individualmente cada interessado.

O Comtur de Itaiópolis está sempre trabalhando em ações que tragam benefício para os turistas e também aos munícipes, visto que com o turismo todos ganham, pois o dinheiro é gasto localmente, aumentando a movimentação financeira no município. Segundo o extensionista Jânio José Seccon, a experiência trouxe muito aprendizado. Profissionais do turismo, membros do COMTUR e sobretudo os agricultores puderam conhecer um pouco mais sobre o mercado do turismo rural, tendências e oportunidades.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já para Telma Tatiana Köene, da equipe de Ater da Gerência Regional de Mafra e coordenadora do projeto de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri para o planalto norte, essas ações, atividades apoiadas pela Epagri e SC Rural, têm como intenção apoiar as iniciativas de Turismo Rural na Agricultura Familiar no município. Também objetivam colaborar para viabilizar mais uma atividade geradora de renda para a agricultura familiar, que traz consigo, além da renda, a valorização do rural, da memória, do simples, de nossa cultura e do modo de viver, promovendo, assim, o desenvolvimento local de forma sustentável.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.