Braspol representa a descendência polonesa em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 30/03/2019

Dando sequência às publicações sobre a cultura mafrense, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura como forma de mostrar tudo o que acontece na área no município, apresentamos à população nesta edição, a entidade representativa da colonização polonesa em Mafra e região: a Braspol núcleo de Mafra – representação central da comunidade brasileira polonesa do Brasil.

A Braspol é resultado de um movimento que iniciou na década de 80, para despertar a cultura, tradições e costumes. Após 10 anos, em 1990, na Universidade Federal do Paraná, mais de 300 pessoas descendentes reuniram-se e fundaram a entidade, que atualmente conta com 342 núcleos espalhados pelo Brasil e objetiva atingir todas as localidades onde tem descendentes de poloneses.

O Núcleo de Mafra foi fundado em 16 de fevereiro de 1992, tendo como presidente Valdir Sokolski. Em julho de 2018 realizou-se assembleia comunitária extraordinária na qual o núcleo foi oficializado e a associação reativada, elegendo Braulio Renato Moreira como presidente e Sueli Terezinha Jankoski como vice-presidente. A entidade de Mafra está aberta à participação, devendo os interessados preencher ficha de filiação que deverá será aprovada em reunião de diretoria.

OBJETIVOS

A Braspol tem por missão fundamental criar a solidariedade entre todas as comunidades polônicas do Brasil e preservar as tradições e costumes herdados dos antepassados, para com isso contribuir na formação do perfil cultural do Brasil. Quer ainda incentivar o intercâmbio cultural e científico entre o Brasil e a Polônia, além de promover a valorização dos descentes, sem esquecer-se da preservação do acervo cultural herdado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E como parte dessas metas, representantes de Mafra participarão, neste sábado, 30 de março, em Brusque, da reunião preparatória para a vinda ao Brasil do presidente da Polônia, Andrzej Duda, para as festividades comemorativas dos 150 anos da imigração polonesa, em agosto deste ano. “A intenção é trazermos o presidente para Mafra, uma vez que temos, além de um grande numero de descendentes estabelecidos na região, ainda os chefes dos poderes executivo (prefeito Wellington Bielecki) e legislativo (presidente Valdir Sokolski) também descendentesâ€, declarou Braulio Moreira.

INTERCÂMBIO

Entre outras metas, o núcleo de Mafra citou a criação de um museu polonês e a firme intenção de efetivar o intercâmbio entre os jovens de Mafra e da Polônia.  Esse intercâmbio já tem previsão para acontecer em julho deste ano. As inscrições estão abertas desde o dia 1 de março e enceram dia 14 de abril. Destina-se aos jovens de 16 a 22 anos, descendentes de poloneses e, como pré-requisito, deve saber se comunicar em inglês a nível B1 ou mais, além de estar cursando o segundo grau ou ter iniciado superior. Informações para o intercâmbio pelo site www.studycamp.p.lodz.pl.

A Braspol tem sede localizada na praça Hercílio Luz, nº 160 – Mafra/SC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 99996-0930.

AÇÃO QUE Dà FRUTOS

A divulgação de artistas, projetos e entidades ligadas à cultura mafrense é uma ação resultante do encontro “Café com Culturaâ€, promovido no mês de março, no Hotel Alyss pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura/Departamento de Cultura.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.