Casos de doença da mão-pé-boca são encontrados nas escolas de Riomafra

Por Gazeta de Riomafra - 29/03/2018

Como escolas e creches são locais propícios à propagação de infecções, mesmo que as crianças estejam com as vacinas em dia, é inevitável que uma doença ou outra apareça. Nestes últimos dias temos ouvido falar da doença mão-pé-boca (DMPB). Doença contagiosa causada por um grupo de vírus chamado enterovírus mais comum em crianças com menos de cinco anos de idade, mas que às vezes pode se manifestar em adultos.

Nossa reportagem recebeu várias reclamações de pais de crianças de Mafra se queixando que seus filhos foram contagiados, principalmente em creches da rede pública em Mafra e que foram encaminhados para UPA. Também nos enviaram fotos retratando alguns casos locais.

Nossa reportagem entrou em contado com a Secretaria de Saúde de Mafra, procurando esclarecer e informar aos nossos leitores o que vem ocorrendo, bem como a gravidade do contágio.

Segundo a Saúde de Mafra nos esclareceu, que DMPB (Doença Mão Pé Boca)  é extremamente contagiosa, pode estar presente nas fezes, nariz (muco) e garganta (cuspo, escarro) de uma pessoa infectada, e pode ser transmitida ao respirar ar contaminado com o vírus quando uma pessoa infectada espirrar ou tossir; tocar nas fezes de uma pessoa infectada (por ex. ao trocar uma fralda); tocar no nariz (muco) e garganta (cuspo, escarro) de uma pessoa infectada e depois tocar nos seus olhos, nariz ou boca; e tocar em objetos tais como brinquedos e maçanetas de portas contaminados pelo vírus.

Os sintomas são bem semelhantes ao de um resfriando, e incluem: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das manchas vermelhas na pele; aparecimento de manchas na boca, amígdalas e faringe, bem como manchas vermelhas com pontos branco-acinzentados que podem evoluir para ulcerações dolorosas; e pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés, que também podem ocorrer nas nádegas e região genital.

Contudo não é um problema grave, desde que tratada com acompanhamento médico o corpo é capaz de eliminar os vírus dentro de sete a 15 dias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Há notícias de casos de DMPB em outros municípios. Em Mafra também existem casos diagnosticados.

Em contado com a Secretária de Saúde a nossa redação foi informada que as medidas de prevenção contra a DMPB já foram tomadas e que na última semana encaminhou para os pais de alunos da rede municipal de ensino orientações referente à doença. E, que as escolas ao detectarem a DMPB devem procurar a Vigilância Epidemiologia para orientação, assim como os pais ao identificarem os sintomas em seus filhos devem procurar as unidades básicas de saúde.

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

O que é?

A doença da mão-pé-boca (DMPB) é causada por um grupo de vírus chamado enterovírus. Essa doença é mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade, mas às vezes pode manifestar-se em adultos.

Quais são os sintomas da DMPB?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Geralmente demora de 3 a 6 dias para uma pessoa ter os sintomas de que foi infectada. Dentre os sinais e sintomas da DMPB estão:

– Febre

– Falta de apetite

– Dor de garganta

– Dor de cabeça

– Pequenas úlceras dolorosas dentro da boca, na língua, na parte interna das bochechas e gengivas (duram de 4 a 6 dias)

– Erupção ou vesículas (bolhas) na palma das mãos, dedos e na sola dos pés durante 7 a 10 dias

– As bolhas também podem aparecer nos joelhos, nos cotovelos, nas nádegas ou na região genital

– Algumas pessoas podem não ter nenhum sintoma da doença, e somente sentir dor na boca ou ter uma erupção de pele. As crianças podem ficar desidratadas se tiverem dificuldade para tomar líquidos por causa das lesões dolorosas na boca.

Como as pessoas pegam a DMPB?

A DMPB pode estar presente nas fezes, nariz (muco) e garganta (cuspo, escarro) de uma pessoa infectada. Você pode pegar direta ou indiretamente, se:

– Aspirar ar contaminado com o vírus quando uma pessoa infectada espirrar ou tossir.

– Tocar nas fezes de uma pessoa infectada (por ex. ao trocar uma fralda).

– Tocar no nariz (muco) e garganta (cuspo, escarro) de uma pessoa infectada e depois tocar no seus olhos, nariz ou boca.

– Tocar em objetos tais como brinquedos e maçanetas de portas contaminados pelo vírus.

– A fase de contágio pelas pessoas infectadas é maior durante a primeira semana da doença, mas o vírus pode ficar no organismo durante várias semanas após a pessoa não ter mais sintomas. Isso significa que as pessoas infectadas ainda podem transmitir a infecção para terceiros mesmo que pareçam estar bem.

Cuidados

– É importante estar hidratado; dê líquidos frios para a criança

– Evite alimentos apimentados ou ácidos e bebidas ácidas, pois podem fazer as – lesões da boca doer mais.

Como posso evitar a DMPB?

– Lave as mãos com água e sabão, principalmente depois de usar o banheiro

– Descarte fraldas e artigos sujos com todo cuidado

– Use luvas ao aplicar loções ou tratamento nas bolhas/lesões

– Limpe e desinfete todos os brinquedos e áreas de troca de fraldas de uso comum (primeiro lave com água e sabão e depois com uma solução de água sanitária feita com uma colher de sopa de cloro com quatro copos de água)

– Evite contato (beijos, abraços, usar os mesmos copos) com pessoas infectadas.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.