Com uma frota de 33 mil veículos, trânsito em Mafra já fez 333 vítimas este ano

Por Gazeta de Riomafra - 04/10/2017

Recentemente o comandante interino da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa), major Marcelo Pereira, foi o orador da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Mafra. O assunto em debate foi a Semana Nacional de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a diferença no trânsito”.

O major Marcelo explicou que a Gemfa junto à Polícia Rodoviária realizaram atividades para os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Mafra e também do município vizinho, Rio Negro. Ao todo foram mais de mil crianças que visitaram e tiveram aulas sobre educação no trânsito.

Somando ao debate, o major Marcelo apresentou dados interessantes do trânsito mafrense. Hoje a frota municipal supera os 30 mil veículos, destes quase 20% (sete a oito mil), estão com a documentação vencida, um índice muito grande, onde é o maior índice de autuações de trânsito em Mafra.

O índice de acidentes no município também é fator muito preocupante, até setembro de 2016, foram registrados 339 acidentes com danos materiais com 132 vítimas em Mafra. Neste ano e no mesmo período, a PM registrou 333 acidentes com danos materiais e 137 vítimas, sendo que um óbito foi registrado de um motociclista em agosto. O dado mais assustador está relacionado aos motociclistas, onde dos 11 acidentes com vítimas, nove são de motociclistas. “Se você tem uma moto em Mafra se cuide, pois a probabilidade de se envolver num acidente no trânsito de Mafra é altíssima” alerta o major Marcelo.

No mês de agosto ocorreram 31 blitz, 27 acidentes sem vítimas, 11 com vítimas, 1 com óbito (motociclista) e 206 autuações de trânsito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As ruas centrais (Nereu Ramos, Tenente Ary Rauen, Felipe Schmidt e av. Frederico Heyse) têm o pico dos principais acidentes de trânsito. Também muitas placas mal sinalizadas e ausência delas, contribuem com as causas de acidentes. Um local citado pelo major Marcelo é o cruzamento da rua marechal Floriano Peixoto com a rua São João Maria (Posto de Saúde) onde ocorrem muitos acidentes por falta de sinalização. Outros cruzamentos também foram elencados, como a Cassias Pereira com a Gustavo Friedrich (Mig Vila Nova); Germano Neudorf com a Gustavo Friedrich; Cassias Pereira com a Nereu Ramos (UnC). Já outras vias e cruzamentos sem as devidas placas de sinalização preferencial como a ruas Independência com a José Boiteux; Vitorino Bacelar com a antiga Prefeitura, também causam acidentes e dúvidas dos condutores.

Segundo o comandante, neste ano, a Polícia Militar trabalhou a Semana Nacional do Trânsito com o foco “como cada pessoa pode mudar o trânsito”.  Para ele, cada ação faz a diferença e evita os temidos acidentes, como parar na faixa de pedestre, dar a preferência, usar cinto de segurança, não falar ao celular e dirigir, não dirigir alcoolizado e transportar as crianças adequadamente e tantas outras.

Além disto, o comandante destacou que é preciso pensar nas mudanças no trânsito mafrense. Sejam a elaboração de vias alternativas, contornos viários, ajustes e novas regras para as ruas da cidade, inclusive a implantação do trânsito rotativo. O major Marcelo enfatiza que é essencial criar um trânsito mais humano e elaborar um planejamento alinhado ao crescimento dos veículos e da própria cidade.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO NÃO SAI DO PAPEL

Há mais de 10 anos se fala em estacionamento rotativo em Mafra, nos últimos anos o mesmo já voltou duas vezes para Câmara e retornou ao executivo, onde até não houve uma evolução na implantação do mesmo, onde falta inclusive a licitação para a implantação do mesmo.

Segundo mencionado na sessão da Câmara, o projeto deverá voltar a tramitar no legislativo na próxima semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.