Dia Mundial de Combate ao AVC foi tema no evento Saúde na Praça do último sábado

Por Gazeta de Riomafra - 12/10/2019

O evento Saúde na Praça realizou sua oitava edição no último sábado, 05, na praça desembargador Guilherme Luiz Abry (praça dos Bancos). Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, a equipe de Mafra foi composta por profissionais da enfermagem (enfermeiros e técnicos) e profissionais de odontologia (dentistas e técnicos em higiene dental). O evento contou também com o apoio de professores e profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), Universidade do Contestado (UnC), Cedup, Senac e Canal C com os alunos dos cursos enfermagem, psicologia, farmácia, medicina, educação física, fisioterapia e também de cursos técnicos de enfermagem.

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi o tema principal do evento. A data é celebrada em 29 de outubro e tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

Baseando-se na portaria nº. 665, de 12 de abril de 2012, que dispõe sobre a linha de cuidados em AVC, o neurologista Oscar Reimann Junior e o neurocirurgião e professor do curso de medicina da UnC, Michael Ricardo Lang, idealizaram um mês inteiro voltado à prevenção e orientação sobre a doença, proporcionando diversas capacitações com equipes de saúde e também orientações à população sobre os riscos e os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral.

AVC: UMA DOENÇA QUE PODE SER EVITADA!

No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de morte, ou seja, 1 a cada 4 brasileiros terá um AVC, mas 90% dos casos podem ser evitados. Em Mafra, o Hospital São Vicente de Paulo é centro de referência de tratamento do AVC pelo SUS e em outubro, realiza um mês inteiro de atividades sobre o tema em parceria com o poder público e entidades privadas.

Durante a ação, o que chamou a atenção do público foi o cérebro inflável gigante instalado na praça, o qual prendia a atenção pela curiosidade e em seu interior trazia orientações sobre a doença.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os alunos do curso de psicologia realizaram atendimentos gratuitos com orientações sobre a depressão, stress, ansiedade e bem-estar. Bem como, o rastreamento de fatores de risco da doença e o que as pessoas sabem sobre o AVC. O curso de educação física proporcionou os testes de elasticidade e flexibilidade, aferição do índice de massa corporal (IMC) e de gordura. Já fisioterapia, orientou sobre os riscos do AVC e exames que possam averiguar fatores de risco, como o de capacidade pulmonar.

O curso de farmácia realizou atendimentos junto aos alunos de medicina ofertando a aferição de pressão arterial e orientações às pessoas hipertensas sobre a atenção farmacêutica ao uso correto de medicamentos, sinais e sintomas, fatores de risco, e também realizaram a aferição de oximetria, frequência cardíaca e circunferência de pescoço; Os alunos da área de enfermagem realizaram testes de glicemia.

SABER RECONHECER OS SINAIS E SINTOMAS É PRIMORDIAL!

De acordo com o neurocirurgião Michael Ricardo Lang, “O AVC é um problema social. É a doença que mais possui formas de tratamento, mas é preciso conscientizar a população que ao menor sinal, há tratamento”.

A rapidez do diagnóstico dos sintomas para evitar o AVC deve ser de até 4h30min do início dos sintomas, onde ainda é possível dissolver o coágulo. Chamamos este tempo de ‘janela terapêutica’ para a administração de medicamentos”, relatou o neurologista Oscar Reimann Junior.

O que o cidadão pôde concluir com a temática do evento, é que o ideal contra o AVC é trabalhar a prevenção, saber reconhecer os sintomas e realizar um atendimento direcionado e imediato. Portanto, ao menor sinal da doença, o SAMU (192) deve ser acionado dentro de até 4 horas para garantir o sucesso no tratamento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ATENDIMENTOS OFERTADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MAFRA

Cada paciente que passou pela praça teve quatro doenças analisadas: hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. Além disso, foram realizadas 20 aferições de pressão arterial, 19 atendimentos e avaliações em saúde bucal, 130 orientações em saúde e ainda oito vacinas contra a febre amarela.

9ª EDIÇÃO

Está agendada para o dia 09 de novembro a nona edição do evento que, de acordo com a Secretaria de Saúde de Mafra, é uma forma de conscientizar a população sobre os cuidados básicos com a própria saúde. Basta comparecer. O evento é gratuito e aberto à população. Mais informações pelo telefone: 3645-3931.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.