Escola Avencal do Saltinho visita olaria para mostrar aos alunos “de onde vem o tijolo”

Por Assessoria - 26/09/2018

A escola municipal Avencal do Saltinho, do interior de Mafra, proporcionou aos 53 alunos que frequentam do Jardim ao 5º ano, uma oportunidade diferenciada de aprender o conteúdo proposto pela Educação de Mafra, com o tema “De onde vêm as coisas”.

Em paralelo, a escola trabalhou conteúdo sobre literatura, utilizando o livro que conta a famosa história dos “Três Porquinhos”. Assim professores e direção demonstraram as diferenças entre os materiais utilizados para construção das casas dos porquinhos – palha, madeira e tijolos – e foram em busca da descoberta de onde vêm esses materiais.

“Tivemos a ideia de visitar uma Olaria, a Canaã Seidel&Strobel, da localidade do Rio Branco, onde os alunos foram recebidos pelos proprietários que lhes ensinaram como o tijolo é fabricado”. Lá os alunos puderam observar o processo de produção e mostraram muita curiosidade e empolgação.

“Foi uma experiência legal e muito enriquecedora para os alunos”, explicou a diretora Adriana C. Schafacheck, que destacou o interesse das crianças, bem como a oportunidade de se apresentar o conteúdo proposto de uma forma diferenciada. Segundo ela dos alunos adoraram a visita e a experiência.

DE ONDE VÊM AS COISAS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O tema “De onde vêm as coisas” teve como proposta vivenciar o processo criativo tendo como materiais a terra, a madeira, as plantas, as sucatas entre outros. Nesse processo, pesquisar a origem (matéria prima) dos elementos naturais que o ser humano utiliza para criar e satisfazer suas necessidades faz com que a criança da Educação Infantil vivencie e experimente os caminhos da industrialização de determinados alimentos, mobiliários, vestuário, etc., e suas relações com o ambiente.

“Para muitas crianças, saber que o leite vem da vaca e não da caixinha ou do mercado, é uma forma de aproximá-las da realidade tornando-a ciente de que o trabalho é necessário em qualquer setor e que todas as coisas vêm de algum lugar predestinadas pela necessidade humana”, explicaram as professoras responsáveis pela educação infantil, da Secretaria de Educação de Mafra.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.