Mafra suspende atividades em casas noturnas, boates e similares; cinema e teatros estão liberados

Por Gazeta de Riomafra - 11/07/2020

Buscando conter a disseminação do coronavírus em Mafra e por consequência no município vizinho Rio Negro, o prefeito Wellington Bielecki assinou novo decreto prorrogando as medidas de restrição, principalmente no que tange ao consumo e comercialização de bebidas alcoólicas. O decreto 4342, que entrou em vigor nesta sexta-feira, 10, proíbe até 19 de julho a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos privados entre as 22 horas e às 06 horas. O descumprimento às determinações prevê pena de multa e advertência e, em caso de reincidência, a suspensão do alvará de funcionamento pelo período de eficácia do decreto. Fica proibido ainda o consumo de bebidas alcoólicas em quaisquer locais públicos, tais como praças e vias públicas e suspende até o dia 05 de agosto as atividades em casas noturnas, boates e congêneres, bem como a realização de shows e eventos que acarretem grande aglomeração de pessoas.

O prefeito, com a manutenção das medidas, defende a contenção da circulação do vírus. “Certas restrições não foram prorrogadas pelo governo do estado, mas todos os municípios estão fazendo os seus próprios decretos, e achamos importante que estas restrições aconteçam neste momento. Estamos inclusive alinhando a grande maioria das restrições com as que estão vigentes também em Rio Negro, entendendo que é necessário sermos firmes, mantendo restritas algumas atividades para preservarmos a saúde de toda população†ratificou Wellington.

LIBERAÇÕES

Apesar de conter medidas rígidas, o decreto também traz liberações de algumas atividades, entre elas as de cinema e teatro, que ficam permitidas desde que adotadas medidas de prevenção e enfrentamento do Covid-19, em especial as medidas de distanciamento social, conforme determinações emitidas pelos órgãos de saúde. Também seguem autorizados os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Epidemiológica Municipal, Atenção Primária à Saúde, Defesa Civil, Policia Militar, Bombeiros a realizar a averiguação e a fiscalização quanto ao cumprimento do decreto.

Leia o decreto na íntegra:

DECRETO Nº. 4.342

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

DE 08 DE JULHO DE 2020

ESTABELECE NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO CORONAVÃRUS (COVID-19), E Dà OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

  O Prefeito do Município de Mafra, WELLINGTON ROBERTO BIELECKI, no uso de suas atribuições, de acordo com o art.68, inciso XVII, da Lei Orgânica do Município:

CONSIDERANDO a Lei Federal n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que “dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019â€;

CONSIDERANDO que no dia 20 de março de 2020, o Prefeito Municipal editou o Decreto n° 4.293, por meio do qual declarou “situação de emergência no Município de Mafraâ€, para fins de prevenção e enfrentamento do COVID-19;

CONSIDERANDO que no dia 05 de junho de 2020, o Governador do Estado editou o Decreto n° 651, por meio do qual manteve suspensas até o último dia 05 de julho, as atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de shows e espetáculos que acarretem reunião de público;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

CONSIDERANDO que no dia 02 de julho de 2020, o Prefeito Municipal de Rio Negro/PR editou o Decreto n° 084/2020, por meio do qual estabeleceu novas medidas de enfrentamento do COVID-19;

CONSIDERANDO, por fim, que, por se tratar de municípios conurbados, constituindo, portando, uma mesma malha urbana, emerge a necessidade da adoção de medidas conjuntas para o melhor enfrentamento do COVID-19.

DECRETA

 Art.1º Fica proibido, até 19 de julho de 2020, a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos privados no período compreendido entre às 22h00m e às 06h00m.

Parágrafo Único. Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações contidas neste Decreto, estarão sujeitos à aplicação de pena de multa e advertência, conforme estabelecido na Legislação Municipal, e em caso de reincidência a suspensão do alvará de funcionamento pelo período de eficácia deste Decreto.

Art. 2º Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em quaisquer locais públicos, tais como praças e vias públicas.

Art. 3° Ficam suspensas, até 05 de agosto de 2020, as atividades em casas noturnas, boates e congêneres, bem com a realização de shows e eventos que acarretem grande aglomeração de pessoas.

Parágrafo Único. As atividades de cinemas e teatros ficam permitidas desde que adotadas medidas de prevenção e enfrentamento do COVID-19, em especial as medidas de distanciamento social, conforme determinações emitidas pelos Órgãos de Saúde.

Art. 4° Ficam autorizados os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Epidemiológica Municipal, Atenção Primária à Saúde, Defesa Civil, Policia Militar, Bombeiros, a realizar a averiguação e a fiscalização quanto ao cumprimento do contido neste Decreto.

Art. 5° O descumprimento das determinações contidas neste Decreto sujeita o infrator as penalidades previstas na legislação municipal.

 Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se às disposições em contrário.

Mafra/SC, 08 de julho de 2020.

WELLINGTON ROBERTO BIELECKI

Prefeito Municipal

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.