Projeto “O Arqueiro”, da educação de Mafra proporciona momentos de emoção, interiorização e encontro com Deus

Por Gazeta de Riomafra - 02/08/2018

“O arqueiro é Deus! Ele que nos impulsiona…Quando parece que somos testados, que tudo anda para trás e que estamos no ápice de perdermos nossa força, Deus está nos impulsionando firmemente para algo melhor. Quanto mais para trás a flecha é puxada, mais o Arqueiro foca o alvo e mais longe ela vai chegar. Mas para que isso ocorra, o arco, que é nossa vida, tem que ser o melhor possível. Nossa vida tem que ser boa, justa, firme de propósitos e atitudes. Nosso arco, nossa vida, tem que ser uma importante ferramenta para que a flecha possa alcançar o objetivo…” (Inspiração anônima para ilustrar o objetivo do projeto)

“Emocionante, renovador, sem palavras para descrever, pois ótimo, maravilhoso ou demais, não expressam as superações observadas, as vitórias conquistadas e o bem proporcionado pelo encontro (ou para alguns o reencontro) com Deus”, durante a experiência vivida na última sexta-feira e sábado, 27 e 28, com o projeto ‘O Arqueiro’, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no Acampamento Moriah, para cerca de 50 gestores e coordenadores das unidades de ensino municipal mafrense. Foram dois dias de um misto de muito riso e muito choro. Choro de emoção e de felicidade. Desafios foram propostos, começando com a ausência total de celular ou qualquer outra comunicação por dois dias, até o de ficar em completo silencio por mais de uma hora.

O objetivo do encontro foi buscar a renovação das quatro dimensões da natureza humana – física, espiritual, intelectual e emocional – que devem ser exercidas com regularidade e de forma equilibrada. Visou ainda o fortalecimento da liderança daqueles que são responsáveis pela condução de uma escola. Cerca de 50 gestores e coordenadores atendem a aproximadamente 500 professores e mais de cinco mil alunos, que unidos às suas famílias se chega a uma soma de cerca de 10 mil pessoas.

COOPERAÇÃO PARA SUPERAÇÃO

Destaque para as presenças marcantes do médico Sidney Schlosschmacher, como palestrante, do Joel Henrique Pavan, como animador e músico e do Gregory Tauan Bieberbach, responsável pelas atividades físicas. Em cada atividade, seja na natureza, ou no salão, a cooperação foi a tônica e mostrou-se a solução para muitos dos problemas enfrentados, numa analogia às dificuldades vividas por cada um, no seu dia a dia.

Uma das atividades proporcionada aos participantes foi a realização de várias tarefas, em meio à natureza, como se fosse uma gincana, em que muitos encontraram dificuldades ou físicas ou de iniciativa, ou de persistência, ou de medo, mas que foram todas (sem exceção) cumpridas pelo conjunto, com os componentes das equipes ajudando aos seus na superação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além dessas houve momentos de superação emocional, proporcionados pelas emoções liberadas, dando vazão às necessidades de compartilhar situações particulares como doenças, perdas e medos, que levam a um desequilíbrio emocional e que, em consequência, se refletem no cotidiano das pessoas. Esses momentos foram de desabafos, de esclarecimentos ou de “limpeza da alma”, como muitos definiram.

Ao final do encontro a Secretaria Estela Maris Bergamini Machado mostrou – não só falou – da importância da união da equipe para levar a educação do município com resultados positivos, eficiência, força e sabedoria. Como simbologia, ela subiu em uma mesa que foi levantada pela soma das forças de todos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.