Vem aí a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Por Gazeta de Riomafra - 08/04/2019

A campanha de vacinação contra a Influenza deste ano em Mafra acontece no período de 10 de abril a 31 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde informa que no dia 04 de maio, é o dia da mobilização nacional.

META DE IMUNIZAÇÃO

Em Mafra, a meta 2019 é imunizar 16 mil pessoas, entre elas 90% da população dos grupos prioritários. No ano passado, com a mesma meta, apenas 85,36% dos grupos prioritários receberam a dose da vacina. Vale ressaltar que neste ano o Programa Nacional de Imunização ampliou em um ano a faixa etária da vacinação para crianças.

QUAIS SÃO OS GRUPOS PRIORITÁRIOS?

A estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– No período de 10 a 19 de abril, na Região Sul, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

– A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

QUEM MAIS DEVE TOMAR A VACINA?

Além dos grupos prioritários, devem ser vacinados também os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. E segundo Ministério da Saúde, todos os professores das escolas públicas e privadas também devem tomar a vacina.

ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES!

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, para sistematizar o atendimento, o cidadão deve ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas será necessária apresentação de documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial, independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

MOBILIZAÇÃO CONTRA O TÉTANO

Lembrando que, juntamente com a Campanha Contra a Influenza, o município se prepara para imunizar a população contra o Tétano, com a Terceira Mobilização Estadual de Vacinação Contra o Tétano.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.