Epagri promove integração com Escola Agrícola de Mafra

Enviada por Bernadete Grein - 27/08/2015

Ciente da importância do jovem no campo, o Escritório Municipal da Epagri de Mafra começou recentemente uma parceria com a Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho, localizada na comunidade Fazenda do Potreiro. A escola fornece ensino integral aos alunos do 6o ao 9o ano do ensino fundamental e todo o ensino médio, do 1o ao 3o ano, aliado ao curso técnico, ao qual em sua conclusão o jovem já sai formado como técnico agrícola.

Como a maioria dos alunos são jovens oriundos de propriedades rurais de Mafra e cidades vizinhas, o Escritório Municipal da Epagri de Mafra os tem como um público muito importante para a adoção de tecnologias mais produtivas nas propriedades de suas famílias. Assim, as informações repassadas pelos técnicos da Epagri são uma complementação ao ministrado pelo corpo docente do colégio e visam, antes de tudo, ao desenvolvimento do futuro produtor e profissional da área agrícola na região do Planalto Norte.

Nos dias 13 e 14 de agosto de 2015, como primeira atividade desenvolvida por essa parceria, os extensionistas rurais Leandro Crestani e Vitor Lehmkuhl desenvolveram palestras e atividades práticas com os alunos do 9o ano do ensino fundamental e com as três turmas do ensino médio sobre a importância de se fazer corretamente a coleta de solo para análise química e física. A amostra corretamente coletada implica uma leitura mais apurada da fertilidade do solo da propriedade. Isso leva ao uso racional de insumos, traduzindo-se em maior produtividade das culturas e economia para o produtor.

No módulo prático os alunos receberam instruções de como fazer a coleta com diferentes equipamentos, como os trados Calador e Holandês, além da pá de corte, a mais utilizada nas propriedades rurais. Foram coletadas amostras das áreas de lavoura de milho para silagem, da horta e da área onde será plantado o novo pomar de frutíferas. Os laudos dessas amostras serão interpretados pelos técnicos da Epagri e professores da Escola juntamente com os alunos para dar sequência às atividades de correção e adubação das áreas segundo as necessidades das culturas.

“A Epagri sempre prezou o trabalho com os jovens rurais, e com essa parceria poderemos somar informações ao conhecimento transmitido dentro de sala de aula pelos professores do colégio. Nossa intenção é que todo o corpo técnico do Escritório Municipal participe de futuras atividades, cada qual contribuindo em sua área de maior conhecimento”, diz o engenheiro-agrônomo Leandro Crestani, da Epagri.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.