Volta às aulas presenciais em Quitandinha

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 03/07/2021

A Secretaria Municipal de Educação de Quitandinha implantou o modelo escalonado de ensino híbrido para as escolas municipais, ou seja, alunos com ensino presencial e ensino remoto (online).

As aulas presenciais retornaram no dia 24 de maio de 2021, de forma escalonada, com os alunos de educação infantil (Pré I e II, crianças com 4 e 5 anos) e de ensino fundamental – séries iniciais (1º a 5º anos). O berçário e o maternal (crianças de 0 a 3 anos) continuam no ensino remoto (online).

Inicialmente o retorno presencial foi pequeno, mas com a confirmação dos cuidados tomados, o número de alunos aumenta a cada dia. Além dos alunos que retornam voluntariamente, temos os alunos cujos pais assinaram o termo de compromisso com o protocolo de retorno às aulas, e que, no sistema remoto apresentam dificuldade de aprendizagem.

O aluno presencial é atendido uma vez por semana para que compreenda as normas de segurança. Da mesma forma, os profissionais cientes dos cuidados desse novo formato de ensino praticam as novas regras com o rigor que a prevenção exige.

Alunos que os pais não autorizaram o retorno presencial, continuam no modelo remoto (online), com orientações dos professores à distância.

No mês de junho iniciamos as atividades de nivelamento, que objetivam identificar o rendimento dos alunos para que ações pedagógicas sejam tomadas para o segundo semestre.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Desde o início do ano trabalhamos com os profissionais da educação sobre o tema biossegurança e realizamos capacitações com os professores, diretoras e estagiários sobre a necessária organização na escola, comos funcionários operacionais sobre limpeza e desinfecção dos ambientes, preparo e entrega da merenda e com os motoristas escolar sobre a logística do transporte, os procedimentos de entrada, permanência e saída dos alunos nos ônibus, além da limpeza e desinfecção dos veículos.

Cada instituição municipal de ensino (Escolas Municipais e CMEIs) criou seu protocolo de biossegurança baseado na resolução da SESA nº 0098/2021 e nas orientações da Secretaria de Educação.

A equipe da biossegurança da Secretaria Municipal de Educação elaborou vídeos informativos que orientam funcionários e alunos de como proceder no transporte escolar e na escola para evitar a contaminação pela covid-19.

No transporte escolar, os cuidados vão desde a entrada no ônibus onde o motorista afere a temperatura dos alunos, fornece álcool gel para higienização das mãos, orienta em qual banco o aluno deve sentar, chamando um a um para que não haja aglomeração. Os assentos do ônibus estão numerados e outros isolados, assim, atende o máximo permitido de 50% da capacidade do veículo. As janelas ficam abertas para circulação do ar, os alunos são orientados a não trocar de banco e nem se alimentar dentro do veículo.

Como o transporte escolar atende as escolas municipais e também as escolas estaduais é necessário que todos estejam seguindo as orientações quanto a prevenção da contaminação do covid-19. Os motoristas, para segurança de todos, orientam os alunos a manter o distanciamento durante o embarque e desembarque e a não aglomerar na entrada e saída da escola.

Caso algum aluno esteja sem transporte, deve procurar a sua escola para que a Secretaria faça sua inclusão na lista de passageiros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nas escolas, funcionários e alunos têm a temperatura aferida, recebe álcool gel e é feita a higienização de bolsas e mochilas. O piso é demarcado para manter o distanciamento de 1,5m. tanto na entrada como na saída dos alunos e funcionários.

No caso de aluno apresentar estado febril (temperatura igual ou superior a 37,1ºC), o aluno é isolado para não manter contato com os colegas e comunicado aos pais ou responsável para levá-lo a uma unidade de saúde.

Ao chegar na escola o aluno é orientado a aguardar em cadeiras distanciadas no pátio ou ir direto para a sala de aula, onde o professor o espera.  As salas de aulas estão preparadas com o distanciamento de 1,5 m. entre as carteiras. Entre o professor e os alunos também há mesas de apoio, nelas são servidas as merendas, cada aluno pega seu lanche e vai se alimentar na sua carteira.

Materiais escolares não são compartilhados, caso haja necessidade, são de materiais que possam ser desinfetados, para isto, a Secretaria também está distribuindo materiais individualizados para assegurar que todos tenham material para as aulas.

Os alunos são orientados a levar uma máscara extra para trocar durante o dia, e um saquinho para colocar a máscara usada para posterior higienização.

Os funcionários trabalham com a máscara de tecido e com o complemento da

face shield (viseira), mantendo o distanciamento seguro dos alunos. E os demais EPIs (Equipamento de Proteção Individual) são utilizados conforme cada atividade. As luvas servem para servir a merenda, para o recolhimento e lavagem de utensílios e para a higienização dos ambientes e superfícies. Para higienização e desinfecção são usados álcool líquido para superfícies e água sanitária diluída para pisos e paredes.

No ambiente escolar municipal estão disponibilizados: cartazes informativos, tótens e dispensers com álcool líquido, e nas pias dos banheiros há sabão líquido, papel toalha e lixeiras com pedais.

O monitoramento diário e constante da equipe de Biossegurança da Secretaria Municipal da Educação com visitas às escolas e aos ônibus escolares para verificação e orientação quanto ao cumprimento dos protocolos de prevenção, além de elaborar relatórios diários, planilhas, fotos e vídeos, verificar situações de risco e orientar a todos por meio de reuniões e whatsapp, pode garantir que até o momento nenhum caso de contaminação com a Covid-19 acontecesse dentro das escolas municipais.

Para conhecer detalhadamente o modelo de segurança e prevenção implantado no ensino presencial das escolas municipais, os pais ou responsáveis pelos alunos podem entrar em contato com a escola para tirar dúvidas, e se necessário, agendar um horário para visitá-la.

Os alunos do 5º ano devem procurar sua escola para receberem orientações dos professores e a atenção necessária para finalizar com todo o conhecimento necessário no Ensino Fundamental I, pois no próximo ano vão cursar o 6° ano na Escola Estadual, que é um outro modelo de ensino, com novos desafios.

Parabenizamos diretoras, pedagogas, professores, estagiários, biólogos, motoristas e operacionais pelo trabalho árduo, pela dedicação e esforço em buscar novas formas de interagir (sem contato) e de se adequar as novas regras que são

Essenciais para uma educação de qualidade e com segurança para todos.

Parabéns aos pais que estão confiando na equipe escolar e que valorizam o trabalho desses profissionais que não medem esforços para atenderem da melhor forma possível todos os alunos.

E, com relação a imunização dos trabalhadores da educação, até então 93,8% dos funcionários internos das Instituições estão vacinados com a 1ª dose da vacina contra a covid-19 e esta semana, iniciou-se a vacinação dos motoristas do transporte escolar.

Sabemos que tudo isso vai passar, mas não podemos ainda saber quando e é muito importante que possamos sobreviver a tudo isso com saúde. As crianças precisam ser protegidas e por isso tantos esforços estão sendo realizados por todos os segmentos da educação, pois os primeiros anos na escola são fundamentais para a construção da base que possibilitará toda a continuidade da construção do conhecimento. Pensando nisso, solicitamos a todos os pais ou responsáveis que reavaliem a possibilidade de enviar seu filho à escola para receber as orientações básicas, de modo que, quando tudo passar, possa seguir seus estudos da melhor maneira.

E se cada um fizer a sua parte, tomando os cuidados básicos, principalmente de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, logo tudo vai passar e sairemos vitoriosos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.