Afinal, para que serve o abrigo de cães de Rio Negro e como ele funciona?

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 27/03/2020
O Napoleão é um dos cães que foram resgatados e tratados pelo abrigo

Rio Negro possui um abrigo de cães que tem grande importância para a cidade, já que realiza um trabalho voluntário voltado às áreas da ação social e saúde pública.

Este artigo tem como objetivo descrever como funciona o Abrigo de Cães São Francisco de Assis.

O ABRIGO É DA PREFEITURA?

Não. O abrigo São Francisco de Assis é uma associação que existe há quase nove anos e não possui fins lucrativos ou político-partidários. Portanto, o abrigo não possui vínculos com a prefeitura e não há recebimento de verba pública. Todas as atividades são pagas com a ajuda de doações da população. A prefeitura apenas cedeu o local onde o abrigo é localizado.

CONCESSÃO DO IMÓVEL

Em 2019 foi assinada a concessão do imóvel da Prefeitura Municipal de Rio Negro para o Abrigo de Cães São Francisco de Assis. A concessão proporciona a autonomia para que o abrigo continue realizando o trabalho no local, mas não há recebimento de ajuda financeira da prefeitura ou de qualquer órgão público.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ABRIGO TEM A OBRIGAÇÃO DE RECOLHER CÃES DA RUA?

Muitas pessoas confundem abrigo com “depósito”, então abandonam ou avistam um cão na rua e pensam que o abrigo da cidade tem a obrigação de recolher o animal, o que não é verdade. E apenas recolher os cães de rua não resolveria a situação do abandono.

O fato é: as pessoas não podem fechar os olhos para a realidade e esperar que apenas os abrigos e autoridades façam algo. Todos devem ter a atitude de salvar um animal sempre que ele está precisando de ajuda. Ao ver um animal abandonado, todo cidadão pode oferecer ou indicar um lar temporário para cuidá-lo e depois divulgar fotos nas redes sociais para que uma família o adote, caso não possa ficar com ele.

A omissão de socorro não pode ocorrer por parte de ninguém. É preciso que haja a conscientização e atitude de todos. Todo cidadão pode e deve lutar para que haja melhorias nas leis de proteção aos animais. Também pode e deve observar as atitudes dos demais munícipes para garantir que os animais sejam tratados sempre com respeito. E deve denunciar sempre que houver maus-tratos constatados. O que não pode é ficar sem atitude e apenas reclamar nas redes sociais, desejando que a boa ação venha de outras pessoas. Todos podem e devem agir em prol dos animais.

MAS POR QUE O ABRIGO NÃO RECOLHE MAIS CÃES?

A resposta direta para esta questão é: o abrigo não é um “depósito de cães”. Atualmente o abrigo São Francisco de Assis está com sua capacidade máxima atingida, por isso são realizadas ações de ajuda nas comunidades e campanhas de divulgações para que pessoas adotem os cães que estão nas ruas, ou então para que cuidem dos cães comunitários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todos os cães que estão abrigados foram resgatados em situações terríveis, como é o caso do Napoleão (foto), mas foram e muitos continuam sendo tratados com medicamentos. Todos os cães que estão no abrigo recebem os devidos cuidados/tratamentos e isso há custos altos todos os meses. Não é possível abrigar mais cães. Há esse limite justamente porque abrigo não é sinônimo de “depósito”. Todos os cães abrigados sofreram muito e agora merecem os devidos cuidados e uma qualidade de vida digna dentro do abrigo. Apenas recolher cães da rua para depois deixá-los num local sem os devidos cuidados/tratamentos não é a solução e seria um ato irresponsável.

AJUDA FORA DO ABRIGO

Como está com a capacidade máxima atingida, o abrigo São Francisco de Assis também realiza ações em comunidades da cidade de Rio Negro. Sempre na medida do possível o abrigo paga o tratamento clínico e castrações de cães em situações críticas em comunidades; depois conta com a ajuda de pessoas do bem para divulgar os cães na tentativa de achar um lar definitivo para eles. Ao adotar um cão de rua, o abrigo ajuda o cidadão com a castração do animal sempre que pode.

COMO AS DOAÇÕES RECEBIDAS SÃO USADAS?

Como já mencionado, as atividades da associação São Francisco de Assis são mantidas dentro e fora do abrigo. Portanto, é preciso entender que as doações que o abrigo recebe não ficam apenas para os cães que estão abrigados. Ou seja, além de manter o local do abrigo em funcionamento para proteger os cães que foram resgatados e tratados (e isso gera um custo mensal alto), o abrigo São Francisco de Assis também atua constantemente nas comunidades, embora nem sempre essas ações sejam divulgadas porque não é do interesse do abrigo ficar em evidência na mídia. Entre os custos que o abrigo tem com as ações realizadas nas comunidades estão: vacinações, castrações (para machos e fêmeas), medicamentos diversos e internamento em clínica veterinária.

“POR TRÁS DAS CÂMERAS”

Durante os quase nove anos de atividades do abrigo, várias ações já foram realizadas em prol da causa animal. Diversos casos extremos em diversas comunidades contaram com o importante trabalho dos voluntários do abrigo. Foram vários resgates em situações críticas, tratamentos em clínica veterinária e castrações realizadas pelo abrigo graças a importante ajuda da população, que conhece a importância do abrigo e colabora com doações ou atitudes, dedicando boa parte do tempo para ajudar com as ações.

Todas essas ações são realizadas constantemente. Não param. Mas nem todas as ações são divulgadas porque não é a intenção do abrigo “aparecer na mídia”. No blog e nas redes sociais do abrigo é possível ver diversas fotos de “antes e depois” dos cachorros que foram resgatados e tratados, além de vários relatos de resgates realizados, mas nem todos os casos atendidos foram divulgados.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

O Napoleão é um dos cães que foram resgatados e tratados pelo abrigo. Como mostra a foto acima, ele estava em uma situação crítica quando foi resgatado no bairro Bom Jesus, em Rio Negro. Estava com sarna no corpo todo, com baixa temperatura, desfalecido e não se alimentava sozinho. Para a sua recuperação ele precisava de cuidados constantes, então uma pessoa do bem deu um lar temporário para ele. Ele tomava soro caseiro de hora em hora, e como estava com a temperatura muito baixa, era sempre preciso aquecê-lo. Em 35 dias de tratamento, o peso do Napoleão foi de 2,800 kg para 7,100 kg. Após a sua recuperação ele foi adotado e hoje vive feliz com a nova família.

AÇÕES RECENTES

Mesmo neste período de quarentena estipulado para manter a prevenção ao Coronavírus, o abrigo não fecha os olhos para a causa animal. Como já citado, em casos críticos e extremos o abrigo ajuda com o tratamento necessário para a recuperação do animal. Há casos recentes de resgate e ajuda com tratamento clínico que podem ser conferidos nas redes sociais do abrigo. Além disso, todos os casos atendidos – divulgados ou não – podem ser consultados diretamente com a diretoria do abrigo sempre que alguém desejar acompanhar as ações que estão sendo realizadas. Estes são apenas dois exemplos de casos recentes:

Tratamento – Este cachorro é de rua e vive no bairro Alto, em Rio Negro. Atualmente ele está sendo tratado por uma cidadã do bem e seu esposo com a ajuda do abrigo, que está custeando os medicamentos e realizará a castração assim que ele se recuperar totalmente. O cachorro ficou sofrendo por um bom tempo até a cidadã o encontrar já em situação crítica. A bicheira estava comendo aos poucos a cabeça do animal, sendo que infelizmente o cachorro já perdeu uma das orelhas por causa disso. Provavelmente muitas pessoas passaram por ele e pensaram: “coitado, que dó”, mas não tiveram a atitude de resgatar e tratar o animal. Felizmente esta cidadã do bem o encontrou a tempo de mantê-lo vivo para ser recuperado. Há graves ferimentos expostos em toda a cabeça do cachorro, mas com a ajuda do abrigo a cidadã está medicando-o diariamente, além de alimentá-lo. Tem tudo para o cachorro se recuperar bem graças à ajuda da cidadã do bem e seu esposo que possuem atitude e a colaboração do abrigo que não fecha os olhos para situações extremas como esta.

Resgate – A Clara foi resgatada nesta semana em um terreno no bairro Campo do Gado, em Rio Negro, após o abrigo receber o pedido de ajuda. Os voluntários foram até o local e a salvaram. Ela estava com bastante sarna, magra e desnutrida. Atualmente está internada em clínica veterinária. O abrigo está custeando todos os custos do tratamento que durará em torno de dois meses, conforme for a sua recuperação. Após se recuperar a Clara será adotada e o abrigo pagará a castração.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Tudo que o abrigo realiza está dentro das normalidades e sempre há prestação de contas. O abrigo atende a todas as burocracias para que se mantenha ativo e possa receber ajuda do programa Nota Paraná, por exemplo, que é uma ajuda recente. Muito antes de surgir este programa o abrigo realizou diversas ações contando com o apoio de doadores e dos voluntários, que não recebem valor financeiro algum para cuidar dos cães. Pelo contrário: todos os voluntários pagam com o dinheiro próprio as despesas que possuem ao ajudar o abrigo. Nada é tirado do caixa do abrigo, que tem como finalidade atender somente aos cães que estão abrigados e os cães em situações críticas em comunidades da cidade de Rio Negro, conforme já citado.

CREDIBILIDADE

Usando o Nota Paraná, as pessoas de bem doam as notas fiscais ao abrigo porque sabem que é uma Ong com credibilidade. O próprio programa – que é mantido pelo Governo do Estado do Paraná – credenciou o abrigo porque constatou que é uma associação séria e que há a prestação de contas realizada de forma idônea.

Devido a pandemia do Coronavírus, atualmente os sorteios do Nota Paraná estão cancelados, o que afeta todas as Ongs cadastradas no programa. Além disso, o Nota Paraná também foi reformulado recentemente, então a partir deste ano há uma redução drástica do valor repassado às instituições. Portanto, o abrigo e todas as demais instituições beneficiadas deverão ter um controle de gasto maior neste momento. É importante ressaltar que nenhuma instituição “ganha” dinheiro do Nota Paraná, mas sim conquista esta ajuda, pois os voluntários do abrigo dedicam bastante tempo do cotidiano para coletar as notas nos estabelecimentos comerciais e depois dedicam mais tempo ainda para cadastrar cada nota no sistema. Sendo assim, esta ajuda é fruto da dedicação dos voluntários do abrigo.

Também há pessoas de bem que doam através do troco solidário, deixando suas moedinhas nos cofres do abrigo que estão espalhados em estabelecimentos comerciais, ou então doam mensalmente R$ 5,00 através de um carnê que pode ser obtido na Clínica Crie Bem. Também há pessoas que doam ração ou materiais de limpeza ao abrigo. Todos colaboram porque sabem da importância do abrigo e conseguem ver na prática a competência e a credibilidade que a associação mantem desde o início das suas atividades. Todos podem colaborar. Toda ajuda é bem-vinda e quem ganha com isso são os cães que tanto precisam de ajuda.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.