Áudio de WhatsApp gera pânico com possível surto de Sarampo em Riomafra

Por Gazeta de Riomafra - 06/11/2019

Um áudio de WhtasApp alarmou a população de Mafra e Rio Negro com um possível surto de Sarampo nas cidades. Tudo começou quando uma fala de uma profissional da saúde, em um grupo de trabalho da Saúde de Rio Negro dentro do aplicativo, que alertava sobre um possível estado de alerta devido a suspeitas foi vazado para população em geral.

No áudio a profissional aponta que Mafra entrou em situação de alerta, e que todos que estiveram no show do DJ Alok em Joinville, no dia 18 de outubro, estavam sendo convocados para exames, devido a suspeita de casos da doença. Ela chega a dizer que dois casos, de pessoas que estiveram no show, já haviam sido confirmados. Fala ainda de uma paciente de Mafra que esteve no evento em Joinville e passou por Rio Negro, onde foi feita uma coleta e encaminhada para analise, destacando a necessidade de encaminhar mais amostras o quanto antes. Alertou ainda para que todos que viajam para Curitiba tomassem a vacina, lembrando de um caso identificado dentro de um grupo de mafrenses que foi assistir um jogo de futebol na capital paranaense.

A fala que era para ficar restrita ao grupo interno de whatsApp (Ambulância Sobreaviso) rapidamente viralizou trazendo grande apreensão na população, fazendo com que a Secretaria de Saúde de Rio Negro divulgasse uma nota de esclarecimento.

Na nota a Secretaria informa que áudio foi indevidamente divulgado. Diz que, como forma de organização do processo de trabalho possui um grupo interno de whatsApp (Ambulância Sobreaviso), onde a equipe é responsáveis pelas transferências de pacientes do município para outras referências hospitalares. E, que no dia 1º (sexta-feira) a Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicitou que a equipe acionasse o protocolo de bloqueio contra o sarampo, devido à informação de suspeita de caso da doença, que ainda estavam sob análise.

Destaca que a população seria devidamente informada por todos os meios de comunicação disponíveis, caso houvesse confirmação da doença.

Encerra a nota dizendo que situações como essa, desvalorizam e criam pânico desnecessário, e que todos estão em alerta e trabalhando para que a doença não se propague ainda mais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

LEIA A NOTA NA INTEGRA:

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

Com o intuito de informar à população a respeito do áudio indevidamente divulgado, ESCLARECEMOS QUE:

Como forma de organização do processo de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro possui um grupo interno de WhatsApp (Ambulância Sobreaviso), sendo esta equipe de profissionais responsáveis pelas transferências de pacientes do município para outras referências hospitalares.

Na data de 01/11/2019, a Coordenação da Vigilância Epidemiológica municipal solicitou que a equipe acionasse o Protocolo de Bloqueio contra o Sarampo, devido a informação de suspeita de caso de Sarampo, o qual ainda está em análise pelo Lacen. No entanto, de forma indevida o áudio foi repassado por um servidor do município para a população, gerando assim pânico sobre a situação vacinal e possível surto da doença nas pessoas residentes nos municípios de Rio Negro e Mafra.

Salientamos que a população seria devidamente informada por todos os meios de comunicação disponíveis, caso houvesse confirmação de Sarampo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Manifestamos ainda, que a equipe de Vigilância em saúde de Rio Negro em momento algum teve a intenção de ultrapassar os limites de trabalho em relação ao município de Mafra, bem como colocar em dúvida conduta técnica dos servidores daquele município.

Trabalhar em Vigilância em saúde, requer cunho ético e responsável, situações como essa, desvalorizam e criam pânico desnecessário. Estamos TODOS em alerta e trabalhando JUNTOS para que essa doença tão séria não se propague ainda mais.

MAFRA INTENSIFICA VACINAÇÃO

Em contato com a secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Previatti, nossa reportagem foi informada que a vacinação está sendo intensificada no município. Onde foram criadas estratégias para estender horários para a vacinação.  A secretária diz ainda que até o momento tem um caso confirmado e cinco suspeitos, conforme já informado anteriormente. E, que existe um monitoramento diário da doença.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.