Família de caminhoneiro do Pará é diagnosticada com coronavírus em Rio Negro. Mafra chega ao nono caso

Por Gazeta de Riomafra - 03/06/2020

Quatro pessoas de uma mesma família vinda do município de Paragominas (PA) tiveram diagnóstico positivo para o novo cornavírus (Covid-19). A coleta aconteceu no último sábado, dia 29, em Rio Negro (PR) e o exame positivo foi confirmado no início da tarde desta terça-feira (02), pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR).

Trata-se de: um homem (36 anos de idade), uma mulher (32 anos de idade) e duas crianças (dois e oito anos de idade).

A família é de um caminhoneiro, que veio do estado do Pará até a cidade de Joinville (SC) para buscar carga. No caminho, os viajantes pararam em Rio Negro para visitar parentes, onde tiveram os primeiros sintomas e foram atendidos pela equipe epidemiológica da cidade.

Os quatro pacientes estão estáveis, em isolamento domiciliar na casa de parentes. Os familiares que receberam a visita também estão isolados e monitorados, aguardando resultado de exames.

NÚMEROS OFICIAIS

De acordo com a secretária de saúde de Rio Negro, Simone Gondro, os casos não são computados nos números de Rio Negro, que mantém os 13 diagnósticos. Os casos entram apenas nos números de monitoramentos, computando como positivos para Paragominas, sua cidade de origem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

MAFRA CONFIRMA NONO CASO

No início da noite desta segunda-feira, dia 01, a Secretaria de Saúde de Mafra confirmou o nono caso positivo de Covid-19. Segundo a Secretaria, o paciente é um idosos de 71 anos, que não precisou de internamento e está sendo tratado e monitorado em domicílio pelas equipes de Saúde.

De acordo com o boletim divulgado nesta segunda, há ainda 13 casos suspeitos em Mafra aguardando resultado. Dos nove casos confirmados registrados no município, quatro já estão recuperados e cinco pacientes estão sendo acompanhadas. Sob monitoramento estão 37 pessoas.

Mafra realizou até agora 267 exames, sendo 150 laboratoriais (PCR) e 117 testes rápidos.

PAPANDUVA REGISTRA QUARTA MORTE

A Secretaria Municipal da Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica de Papanduva, confirmou mais uma morte por causa coronavírus nesta segunda-feira, dia 1.º A paciente era uma mulher de 57 anos, moradora da localidade de Floresta II. Ela era cardíaca e estava internada há mais de 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Covid no Hospital Santa Cruz de Canoinhas. Este é o quarto óbito registrado em Papanduva.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Secretaria de Saúde confirmou também que há mais dois casos confirmados da doença. As pessoas diagnosticadas com covid-19 são duas mulheres de 23 e 31 anos, que realizaram os exames em laboratório particular. Dos 16 casos confirmados, nove permanecem em tratamento e três já estão recuperados.

Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta segunda, 82 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de Saúde e há dois casos suspeitos, aguardando resultado de exame.

TRÊS BARRAS CHEGA A 170 CASOS

A metodologia de enfrentamento do Coronavírus que vem sendo usada pelo vizinho município de Três Barras (entre Mafra e Canoinhas), não só serve para comprovar que o vírus está circulando também através de pessoas assintomáticas, e também evidencia que os casos até agora registrados em outros municípios devem estar sub-notificados. Ou seja, se a maioria dos municípios não faz testes nem mesmo em todas as pessoas que apresentam alguns sintomas considerados suspeitos, como saber se há também casos tipificados como assintomáticos?

Desde eu Três Barras começou a fazer testes em massa, a partir de funcionários de uma multinacional local, os casos foram se multiplicando de um dia para outro, e já chegam ao total de 170, segundo boletim estadual divulgado hoje. O Município acredita eu essa estratégia vai ajudar no controle da propagação do vírus entre familiares e grupos de pessoas próximos aos que já estão infectados, bem como poderá buscar ações e tomar decisões mais rápidas, em caso de tratamento das pessoas sintomáticas, o que evitaria com isso que quadros leves evoluam pra complicações mais graves provocadas pela doença.

Canoinhas, ao lado do município, chegou a 55 casos confirmados, e Papanduva tem 15 casos, mas já soma 4 mortes por Covid-19. São Bento do Sul chega a 32 casos, e Rio Negrinho a 11. Itaiópolis segue com 3 e Mafra registra 8 no boletim municipal e 7 no boletim estadual.

CANOINHAS CHEGA A 54 CASOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas registrou 21 novos casos de covid-19 neste domingo, 31. São adultos – 20 homens e uma mulher – que vieram para Canoinhas para trabalhar nas obras de expansão da WestRock.

Todos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes estão em isolamento domiciliar. Até o momento eles não apresentaram sintomas da doença.

Com estes 21 novos casos, Canoinhas soma 54 habitantes contaminados com o coronavírus. Destes, dois estão internados na ala covid-19 do Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

CORUPÁ CONFIRMA 59 CASOS EM EMPRESA QUE SERÁ INTERDITADA

Agora município passa ter 65 casos, somente na empresa foram confirmados 59 casos. Um dos trabalhadores está internado na UTI do São José em Jaraguá

Empresa sediada em Corupá será interditada após casos confirmados de Coronavírus

”Foram realizados testes rápidos em funcionários e 59 deram positivo para Covid-19
A Prefeitura de Corupá informa que vai interditar empresa localizada no Município após a confirmação de 59 casos de Coronavírus em trabalhadores da unidade. Com estes resultados, Corupá passa a ter 65 casos positivos de Covid-19.

Entre a tarde e noite desta segunda-feira (1°), foram realizados 139 testes rápidos nos colaboradores que atuam na empresa: 59 deram positivo para Coronavírus e 80 foram negativos. A decisão em realizar a testagem em massa foi tomada após a confirmação de seis pacientes contaminados, todos trabalhadores da mesma empresa. Um deles, inclusive, está internado em situação grave em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Jaraguá do Sul.

“Os funcionários contaminados ficarão em um alojamento definido pela empresa. Eles devem ficar em isolamento social e não podem deixar o local em hipótese alguma”, afirmou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

Os funcionários que testaram negativo para Covid-19 também devem cumprir o isolamento, em um alojamento separado dos casos positivos. A Secretaria de Saúde entende que, como eles tiveram contato com os pacientes infectados, a quarentena é obrigatória. Caso eles apresentarem sintomas gripais, devem procurar o Pronto-Atendimento 24 horas de Corupá – assim como qualquer outro morador da cidade deve fazer.

Ainda durante a noite desta segunda, o prefeito João Carlos Gottardi convocou as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Defesa Civil, secretaria de Administração e Saúde, e a procuradoria jurídica do Município para determinar a interdição da empresa. A presidência da Câmara de Vereadores de Corupá também foi avisada. A Polícia Militar foi comunicada e prestará apoio para que a determinação seja cumprida pelos responsáveis.

TESTES RÁPIDOS

Os testes rápidos foram cedidos através de uma parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), e autorizada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 de Jaraguá do Sul.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.