O que se sabe sobre o meteorito que caiu em Rio Negro

Por Redação Click Riomafra - 22/06/2021

Nesta terça-feira (22), a professora Maria Elizabeth Zucolatto do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com a professora Amanda Tosi de Geologia da UFRJ e a professora Diana Andrade do Observatório do Valongo, também da UFRJ, estiveram na Prefeitura de Rio Negro em busca de informações sobre o meteorito que caiu em Rio Negro em 21 de setembro de 1934. Elas foram recebidas pela Secretária de Cultura e Turismo, Jussara do Rocio Heide, pelo Diretor de Turismo Kaio Dutra e virtualmente pelo professor João Zahdi Ricetti da UNC.

VEJA TAMBÉM: Fotos e dados dos meteoritos que caíram em Rio Negro e Mafra

O QUE SE SABE

Em pesquisas realizadas em sites especializados, o pesquisador rionegrense Ever Lisboa (0016/PR) – autor do livro Rio Negro 150 Anos – encontrou algumas informações sobre o meteorito:

Durante a noite, o meteorito do Rio Negro caiu com sons altos em uma pequena fazenda perto do Rio Negro. Por esta razão foi dado este nome para ele. A massa do meteorito é de 1,31 kg. É classificado como sendo um Condrito, que é um tipo de meteorito rochoso que não foi modificado devido à fusão ou diferenciação do corpo de origem e é formado quando vários tipos de poeira e pequenos grãos presentes no início do sistema solar acretam para formar primitidas de asteroides. O meteorito do Rio Negro contém uma pequena fração de grãos de olivina e piroxênio que têm densidade de traços extremamente alta. Um fragmento parcialmente crostoso do Rio Negro (300 g) é preservado no Observatório do Vaticano, em Roma.

O Observatório do Vaticano possui uma das maiores coleções de meteoritos do mundo, com mais de 1.100 amostras de mais de 500 quedas diferentes, representando quase 150 kg de material extraterrestre. A coleção de meteoritos no Vaticano existe desde meados de 1907. Desde então, a coleção cresceu lentamente por presentes e negócios. Pode-se presumir, portanto, que algum empresário de Rio Negro ou até mesmo a Igreja Católica tenha feito a doação do meteorito para a coleção do Vaticano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Rio Negro 150 anos

Infelizmente não há registros precisos na história de Rio Negro sobre a queda do meteorito. A Prefeitura pede que informações sejam enviadas, caso algum cidadão tenha informações de famílias sobre o fato. As formas de contato são:

METEORÃTICAS

As pesquisadoras que estiveram em Rio Negro fazem parte do grupo Meteoríticas, que é formado em sua maioria por mulheres cientistas, e que por vezes saem de seus laboratórios e se aventuram pelos campos brasileiros em busca de meteoritos para suas pesquisas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

METEORITOS

Meteoritos são fragmentos de corpos extraterrestres que sobrevivem a passagem atmosférica como grandes meteoros (bólidos) atingindo o solo. Podem ser vistos cair ou encontrados no solo.

Saiba mais no site: www.meteoritos.com.br/meteoritos

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.