Rampa de acesso ao rio Negro durante a navegação dos barcos a vapor poderá ser revitalizada

Por Gazeta de Riomafra - 05/09/2021

Os vereadores de Rio Negro aprovaram o requerimento na última sessão da Câmara, nesta terça-feira (31), solicitando que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, realize a limpeza da rampa de acesso para o rio Negro, situada no início da Rua Riachuelo, nos fundos do Hotel Rio Negro.

A rampa é um marco histórico do município, a qual foi amplamente utilizada para o acesso aos barcos a vapor entre o final do Século XIX e início do Século XX.

Leia mais no livro Rio Negro 150 Anos de Ever Lisboa: www.everlisboa.com.br/rionegro150anos

Rio Negro 150 anos

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A sugestão é que que o espaço seja revitalizado para que venha a ser utilizado para acesso ao rio como foi no passado.

Veja a justificativa na íntegra:

“Como é sabido, com o início da navegação no rio Negro a partir de 1883, foi viabilizada uma rampa de acesso para a carga e descarga dos barcos a vapor que ancoravam as margens do rio, na rua Riachuelo. O intenso comércio e transporte de cargas, especialmente erva-mate, ocorreu até o ano de 1953. O fluxo de pessoas no local era grande, muitas delas utilizavam do espaço para colocar barcos na água, o que foi se perdendo com o tempo com o acúmulo de terra e mato que foi tomando conta do local.

O que se pretende é a revitalização desta área para que as pessoas interessadas em ter acesso ao rio de forma mais rápida e segura possam utilizar do espaço utilizado durante 70 anos por nossos antepassados. Seria uma forma de estimular os adeptos aos esportes aquáticos e lazer a utilizarem esta rampa de acesso ao rio.”

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Otima noticia. Nosso rio precisa ser valorizado. É uma riqueza inexplorada. Devia retomar a navegacao, construir canais e restauantes a beira rio, como na Europa.

  2. Muito saudável sempre pra qualquer municipio é esse resgate da história pura de seu nascimento, origem e desenvolvimento.
    No caso esoecifico dessa rampa, achei de grandiosa idéia, cuja deve ser mesmo implantada, para termos ao menos uma opção decente de acesso ao rio como antigamente, o que além de cultuarmos e respeitarmos a história, darianos conforto aos que gostam de embarcações que não precisam ir mais pra outro estado para por seu barco na água e poderia-se ver a revitalização daquela área tão morta, inclusive com um ponto de lazer com um barzinho/lanchonete e uma salinha com uma espécie de museu do rio, com todo arsenau de fotos existentes da época.

  3. Concordo sim, porque em Mafra, apesar de não ter a descarga de erva mate, tem uma rampa de acesso para pequenas embarcações (é só isso que o rio comporta).
    Seria muito bom poder voltar aquele tempo que ali era a nossa prainha. Aos 10 anos de idade eu atravessava de Mafra para Rio Negro e vice versa.

  4. Boa tarde ótima ação, pois quem tem barco e precisa de acesso tem que ir em mafra, pra poder acessar, e o gasto com a obra será baixo parabéns pela iniciativa, resgatando a história

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.