Rio Negro 149 anos: população continua com expectativa de mais segurança, saúde e desenvolvimento

Por Gazeta de Riomafra - 15/11/2019

Hoje Rio Negro comemora a sua data mais importante, festeja os seus 149 anos de emancipação política. Uma história que começou em 1730 com a abertura da ‘Estrada da Mata’ começando a colonização, aonde um dia seria a cidade de Rio Negro, ao redor de um registro fiscal, na região que era conhecida como Sertão da Mata ou Mata do Sertão. Em 1828 foi erguida a Capela da Mata do Caminho do Sul, sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Coluna e no mesmo ano a povoação foi levada à categoria de Capela Curada, na época a povoação era mais conhecida como Capela do Rio Negro. No ano de 1838 passou para a categoria de freguesia. Em 1870 no dia 2 de abril foi elevada ao nível de vila e município e no dia 15 de novembro daquele ano Rio Negro foi oficialmente instalada com sua primeira Câmara de Vereadores, composta pelos camaristas (como eram chamados os vereadores na época): Comendador João de Oliveira Franco, Capitão João Bley, Capitão Francisco Frade, João Vieira Ribas, Tenente Pedro Amálio Ribas, Salvador José de Lima e Tibireça dos Santos Pacheco Lima. O primeiro prefeito foi o Joaquim Teixeira Sabóia que tomou posse no ano de 1896.

A história da cidade de Rio Negro foi escrita – construída – através de muito trabalho, esforço, dedicação, luta e batalhas, para que o município prosperasse e desenvolvesse.

Porém, será que aqueles homens, aquelas mulheres, os nossos antepassados, que há 149 anos festejaram a emancipação política comemorariam algo hoje? Você comemoraria?

A data deve ser comemorada com festa sim, afinal de contas temos que celebrar a nossa história, mas não podemos cobrir com confetes as nossas mazelas, como a falta de segurança, os descasos na saúde e a morosidade no desenvolvimento econômico. Rio Negro precisa parar de viver de propaganda de mídias pagas! O povo precisa refletir sobre o futuro de Rio Negro! Muitas coisas precisam ser feitas em diversas áreas, como segurança, saúde, infraestrutura… Rio Negro precisa se desenvolver!

– O pelotão da PM foi transformado em CIA Independente, mas a mudança ficou apenas no papel. Até agora o tão esperado aumento de efetivo ficou só na propaganda.

– Na saúde a população decidiu que não quer mais a UPA e prefere no local um Complexo de Saúde. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos na construção do prédio e o poder público esperou oito anos para consultar a população para decidir o que faria com o elefante branco. Esperamos que o Complexo de Saúde não fique só na propaganda. E a maternidade, como era bom quando Rio Negro tinha a sua e nossas crianças rionegrenses não precisavam nascer há quase 200km em outro município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Alguém lembra quando foi o último anúncio de investimento privado no município? Qual o último anúncio de uma empresa se instalando no município? – Pois é, a única lembramos foi à propaganda do anúncio da instalação da empresa Electrolux que foi parar na Lapa.

– Cadê a Havan, que também queria se instalar em Rio Negro? O seu proprietário está esperando até hoje um contato e retorno do prefeito e secretário da pasta?

– E tal fábrica de luvas (chinesa) que foi pré-inaugurada várias vezes e utilizada como marketing político e até hoje jamais foi inaugurada?

– E as empresas que saíram daqui e se instalaram em outros municípios, como a Sant’Ana embalagens, entre outras, tirando a oportunidade de centenas de rionegrenses?

– Hoje Rio Negro não têm nem mais a agência do banco Itaú, Vara do Trabalho, até postos de saúde foram fechados nos últimos anos…

– E os nossos vereadores, que são parceiros do executivo, estão cumprido o seu verdadeiro papel de fiscalizar e legislar em favor do povo?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Parece que Rio Negro chegou aos 149 anos e está indo rumo aos 150 anos sem uma perspectiva real de desenvolvimento socioeconômico.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.