Rio Negro confirma transmissão comunitária da Covid-19

Por Gazeta de Riomafra - 27/05/2020

Com 11 casos confirmados, Rio Negro confirmou a transmissão comunitária do coronavírus no município. A transmissão comunitária ocorre quando surge fotos de contaminação simultâneos não sendo permitido a detecção da cadeia de transmissão do vírus.

O 11º caso foi confirmado no último sábado, um homem de 33 anos, que está em isolamento social sendo monitorado pela equipe da saúde. Seus familiares, bem como as pessoas próximas, também estão sendo monitoradas.

A transmissão comunitária ocorre quando as equipes da vigilância identificam casos distintos e simultâneos de contaminação pelo coronavírus, não sendo possível mapear a cadeia de transmissão, ou seja, não se consegue identificar quem foi o paciente responsável pela contaminação dos demais, ou em outra situação, quando esta contaminação já envolve mais de cinco gerações de pessoas contaminadas. O que exige uma atenção e um cuidado maior das pessoas, por o risco de contágio aumentou na cidade.

No Brasil, o Ministério da Saúde declarou no dia 20 de março de 2020 o estado de Transmissão Comunitária no país.

QUINTO CASO EM MAFRA 

Mafra confirmou o seu quinto caso da Covid-19, um paciente tem 37 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem e contato fora do município. Sem sintomas graves ele vem sendo monitorado e tratado em sua casa, tanto ele quanto seus familiares também estão em isolamento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

PRIMEIRA MORTE EM ITAIÓPOLIS

Nesta segunda-feira (25), Itaiópolis anunciou a primeira morte por Covid-19 no município. A vítima é um homem de 66 anos com doenças pré-existentes. A comprovação da doença foi feita no último sábado. Os seus familiares continuam em isolamento.

1º ÓBITO EM QUITANDINHA

Também nesta segunda-feira o município de Quitandinha confirmou a primeira morte por Covid-19, uma mulher de 43 anos de idade que teve a doença diagnosticada no dia 7 de maio – foi o terceiro caso do município. Ela estava internada em estado grave no Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Além da morte o município anunciou mais sete casos da Covid-19, todos pacientes jovens, do sexo masculino, com idades entre 20 e 30 anos, que apresentam quadros clínico e sintomático estáveis, sem maiores complicações.

A Secretaria de Saúde do município, apontou um equívoco no boletim da Sesa-PR desta segunda-feira 25. A morte de uma mulher de 43 anos, registrada em Quitandinha ainda não teria acontecido. “O hospital passou a informação para a Sesa de que a paciente veio a falecer. Ela está com morte encefálica, mas no protocolo ainda falta um exame final. Então, foi um equívoco a divulgação do óbito. A morte pode vir a acontecer, mas ainda não aconteceu”, (até o fechamento desta edição) esclareceu a secretária de saúde Caroline.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

MAIS 46 CASOS EM TRÊS BARRAS

Três Barras, também nesta segunda-feira, anunciou mais 46 casos confirmados de infecção por coronavírus no município. A cidade contabiliza agora 70 casos da doença no total.

Nos novos casos aparecem pessoas com faixa etária entre 12 e 65 anos e moradores da cidade e do interior. Todos são assintomáticos e estão em isolamento domiciliar, juntamente com os seus contatos familiares mais próximos sendo monitoradas pelos profissionais da saúde e pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica.

Três Barras aguarda ainda o resultado de 85 testes realizado no último sábado.

Do total de 70 infectados, 13 já estão recuperados. Alguns profissionais da área da saúde temem que o município possa virar um epicentro da doença na região.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.