Riomafra revive o drama das enchentes

Por Gazeta de Riomafra - 01/06/2019

As fortes chuvas que começaram na madrugada desta quinta-feira, dia 29, além de alagamentos em pontos da cidade, riscos de deslizamentos, trouxeram prejuízos e a iminência de uma nova enchente atingir as duas cidades.

Na quinta-feira o acumulado de chuvas foi acima de 100 mm, 80% da média para o mês de maio todo. Até o fechamento desta edição o acumulado de sexta-feira, às 16 horas, era de 47,2 mm e com o rio Negro 6,82 metros acima do nível normal.

A previsão do tempo para este sábado, segundo dados da Epagri/Ciram, é de chuvas isoladas durante todo o dia e a noite. Mesma tendência para domingo. Na segunda-feira as condições são de céu encoberto com nuvens e possibilidade de chuvas fracas em alguns momentos do dia. Sol somente na terça-feira.

ALERTA

Em Mafra as áreas de risco de enchente são as Vilas Solidariedade, Argentina, Ferroviária e Grossl, margem/terrenos/vias próximos às rodovias BR 116 e 280. A Defesa Civil alertou para deslizamentos em áreas íngremes no centro da cidade. Vale destacar que quando o nível do rio Negro chega a 6 metros (leitura da água – monitoramento hidrológico consultado no site da Copel) entra-se em estado de alerta. Após o nível atingir 7,08 metros já considerado enchente, o que ocorreu por volta das 19h de ontem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Também segundo informações da Defesa Civil, hoje estão previstas 60mm de chuvas, se esta informação se confirmar, o drama da enchente se agravará atingindo ainda mais bairros em Riomafra.

FAMÃLIAS EM ÃREA DE RISCO SÃO RETIRADAS

Com o rio Negro acima dos 6m e com a possibilidade de enchente as Defesas Civis de Mafra e Rio Negro começaram, durante o dia de ontem, a retirar as famílias que moram em área de risco. Em Mafra as famílias foram alojadas no Ginásio do Colégio CEMMA e em Rio Negro no ginásio de Esportes José Muller.

DEFESA CIVIL DE RIO NEGRO INTERDITA O COLÉGIO CAETANO

No fim da tarde de quinta-feira a Defesa Civil de Rio Negro interditou o Colégio Estadual Presidente Caetano Munhoz Rocha, devido às chuvas terem comprometido a parte elétrica do prédio da escola. As aulas estão paralisadas por enquanto.

Segundo o representante da Defesa Civil o telhado da escola terá que ser consertado e o prédio passar por uma nova avaliação para liberação das aulas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

MAIS DE MIL UNIDADES FICARAM SEM LUZ EM MAFRA

Desde quinta-feira as equipes da Celesc trabalharam duro para manter o fornecimento de luz em Mafra, assim como na região. As condições meteorológicas adversas, com rajadas de vento que chegaram a 130 km/h, segundo a Defesa Civil, causaram inúmeras ocorrências no sistema elétrico. Em alguns locais, foi registrado árvores e galhos sobre a rede e rompimento de condutores.

Na sexta-feira na região de Mafra, 1.300 Unidade Consumidoras ainda estavam sem energia e equipes trabalhavam em campo na substituição de cinco postes quebrados ou caídos em Rio Negro no Paraná, Itaiópolis, Papanduva, Irineópolis e Canoinhas, em Santa Catarina.

VÃRIAS FAMÃLIAS ESTÃO ALOJADAS NO CEMMA

Em Mafra as áreas de risco de enchente são as Vilas Argentina, Ferroviária e Grossl, margem/terrenos/vias próximos às rodovias BR 116 e 280. A Defesa Civil alertou para deslizamentos em áreas íngremes no centro da cidade.

Até às 19 horas de ontem 19 famílias – 36 adultos e 11 crianças – estavam alojadas no Ginásio do CEMMA. 12 famílias foram acolhidas nas casas de parentes e amigos.
A Defesa Civil relata que algumas famílias da Vila Solidariedade estavam reticentes em deixar suas casas, o que poderá se agravar caso necessite suas retiradas durante a noite ou madrugada.

RIO NEGRO

Segundo informações da Defesa Civil de Rio Negro, até às 19h de ontem, 5 famílias totalizando16 pessoas da região Vila Paraná foram abrigadas no Ginásio XV de Novembro, e 1 família da Vila Paraiso foram acolhidos na da de parentes em Mafra.

Já os moradores da av. Rio de Janeiro, deixaram por conta própria suas casas no final da tarde de ontem 31, pois estatisticamente após os 7 metros o rio Negro sai do leito e começa invadir as residências naquela avenida.

Também segundo a Defesa Civil de Rio Negro há projeções de residências atingidas conforme o nível do rio Negro vai subindo, Com 7 metros ele sai do leito, com 7,5 m atinge seis residências da Vila Paraná, com 8m atinge sete residências da Vila Paraná e cinco da Vila Paraiso.

ASSIM COMO MAFRA, RIO NEGRO SUSPENDE AS AULAS NO INTERIOR DO MUNICÃPIO

A rede municipal de ensino de Rio Negro também suspendeu as aulas das escolas do interior. A Secretaria de Educação, emitiu comunicado, esclarecendo que devido às fortes chuvas e alagamentos nas estradas rurais, ficam suspensas as aulas das unidades municipais rurais do município nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola João Braz de Oliveira (Fazendinha); Escola Eraldo Germano Plautz (Cunhupã), Escola Paulino Valério (Lençol), Escola Duque de Caxias e CMEI Pref. Alceu Antônio Swarowski (Lageado), até segunda ordem. Os alunos não serão prejudicados na sua vida escolar.

COLÉGIO CAETANO INTERDITADO

Na tarde da última quinta-feira 30, a Defesa Civil de Rio Negro, interditou o Colégio Estadual Presidente Caetano Munhoz Rocha.

Segundo informações o colégio terá que concertar o telhado e na sequência passar por nova avaliação, visto que telhado já apresentava sérios problemas, o que só se agravou com as fortes chuvas.

As aulas estão temporariamente interrompidas pelo grave comprometimento da parte elétrica do prédio devido às chuvas.

UNC TAMBÉM CANCELA AS AULAS

Na tarde de ontem a Universidade do Contestado também emitiu nota à imprensa, comunicando a suspensão das aulas: Veja a nota: “Em função do alerta de enchente emitido pela Defesa de Civil de Mafra, e pela previsão de continuidade das chuvas para as próximas horas, visando zelar pela segurança de alunos e professores, comunicamos a suspensão das aulas para hoje 31/05/2019 no período noturno, e sábado 01/06/2019, nos períodos matutino e vespertino. Estas aulas serão recuperadas em datas futuras a serem informadasâ€.

Grupos de proteção fazem apelo para que animais não sejam abandonados no período de chuva

Grupos de proteção a animais de Rio Negro e Mafra estão divulgando textos nas redes sociais para conscientizar a população para que os cães e demais animais também recebam o devido cuidado nesse momento difícil. Infelizmente é bastante comum animais serem abandonados durante o período de alagamentos e enchentes. Cachorros, por exemplo, morreram afogados na última enchente em Riomafra, pois ficaram presos na corrente sem a possibilidade de escapar. Por isso, é importante ressaltar: não deixem os cães acorrentados, pois em uma possível enchente eles não conseguirão sobreviver, bem como qualquer outro animal que possa estar preso em um terreno.

Os grupos também pedem que os lojistas colaborem neste período de chuva e frio, possibilitando que os cães fiquem nas marquises das lojas para se protegerem. “Em todo canto, a chuva está castigando todo tipo de gente e de bicho. Se para nós que podemos falar e pedir ajuda já está difícil, imagine para os pobres animaizinhos que não tem como pedir socorroâ€, cita uma das mensagens.

SEJA SOLIDÃRIO

Ao ver um animal na rua passando frio e fome, não feche os olhos para a realidade. Acolha o animalzinho até achar um lar definitivo para ele. Dê alimento e proteção. Depois que o período de chuva passar, é possível divulgar nas redes sociais a foto e informações do animal para que o dono ou um interessado em adotá-lo surja e assim o cão tenha um final feliz.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

A Defesa Civil está à disposição da população e o contato pode ser feito via telefone: 3643-7742. As informações atualizadas podem ser encontradas nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Mafra: Facebook (Prefeitura Mafra), Twitter (@PrefeituraMfa), Instagram (Prefeitura.Mafra) e site (www.mafra.sc.gov.br). Quem quiser pode acompanhar o monitoramento hidrológico do rio Iguaçu pelo site da Copel: https://www.copel.com/mhbweb/paginas/bacia-iguacu.jsf

SERVIÇO

A Defesa Civil de Mafra fica na rua Dr. Jos̩ Boiteux com Independ̻ncia. Telefone: (47) 3643-7742. Ouvidoria Municipal: (47) 3641-4043 Рouvidoria@mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, nº 1386, Alto de Mafra. Telefone: (47) 3641-4000.

O vídeo feito pelo jornalista Robson Komochena na manhã deste sábado mostra a situação no Rio da Lança, na região da Praça Ferroviário Miguel Bielecki (Peri), em Mafra:

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.