Audiência Pública discute expansão da Universidade Fronteira Sul no planalto norte

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 27/04/2014 - 12h35

O dia 28 de abril deverá ser um marco histórico para o planalto norte. Neste dia, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em conjunto com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – promovem audiência pública para discutir a expansão da Universidade Federal Fronteira Sul no planalto norte catarinense.

O evento será realizado no município de Três Barras, na Associação Desportiva Classista RIGESA,, a partir das 19h. Um deputado e professor acolheu a questão apresentada pelas lideranças políticas da região do planalto norte catarinense, que foram a Brasília no mês de março apresentar a necessidade de ampliar o acesso à educação pública e gratuita aos jovens da região.

Com a intenção de contribuir com o desenvolvimento regional, foi proposta a realização desta audiência pública, na qual a região apresentará a demanda de quais cursos são mais necessários e também as condições dos municípios para receber a universidade. Na ocasião será apresentado também o contexto sócio econômico da região, cujos municípios de Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas estão inseridos no Território da Cidadania, Programa Federal.

A região caracteriza-se pelo baixo nível de investimentos federais e estaduais, falta emprego, tem pouco dinamismo econômico.

Na oportunidade em que uma comitiva foi a Brasília, os gestores conversaram também com o secretário do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior – SESU, Paulo Speller e com a ministra Ideli Salvatti, na ocasião, secretária de Relações Institucionais.

A Instituição

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da mesorregião fronteira Mercosul – sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Tem campus em Chapecó (SC) – sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a política nacional de formação de professores do Ministério da Educação (MEC).

A Audiência, que seria realizada no auditório da Secretaria de Educação, mudou para a Associação Desportiva Classista Rigesa, em Três Barras, para melhor acomodar os participantes.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.