Executivo deve repassar em setembro perdas inflacionárias ao funcionalismo

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 16/08/2014 - 21h07

A reposição deve ser de 9,56%, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis. Todos os servidores do município, das autarquias e das fundações públicas devem receber o aumento, que na verdade trata apenas da reposição das perdas inflacionárias dos últimos 18 meses. O Sindicato dos Servidores fez estudo e através da “Technology by DBS†constatou que a variação inflacionária foi de 9,56% pelo Ãndice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC – Geral). Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itaiópolis, este percentual não trata de aumento real de salário, mas sim de reposição de uma inflação mascarada que assola o país.

Outro aspecto importante observado pelo presidente é de que a reposição deve levar em conta o período de janeiro de 2013 a junho de 2014, ou seja, os 18 últimos meses que o funcionário municipal de Itaiópolis não recebeu a revisão geral anual dos seus salários, que inclusive está garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Os servidores do município de Itaiópolis receberam em outubro de 2013 apenas 3% de reposição e em fevereiro de 2014 o repasse foi de 4,16% perfazendo um total de 7,16% de repasse a titulo de reposição de perdas inflacionárias. Entretanto, esses percentuais correspondiam ao ano de 2012.

A partir de 2013, o funcionalismo municipal ainda não recebeu nenhum percentual a título de reposição. Segundo o presidente do Sindicato, o prefeito deve repassar esse percentual de 9,56% no próximo mês de setembro, pois há um acordo firmado com os servidores municipais. Ficarão de fora os professores do município, que já receberam no último mês de janeiro a reposição de 8,32%, conforme reajuste do piso nacional do magistério. “Estamos na expectativa de que o prefeito do município conceda em setembro 9,56% de reposição salarial, pois especialmente os pisos salariais dos servidores do nível técnico (intermediário) estão muito abaixo dos salários praticados pelos municípios da regiãoâ€, explica o presidente do Sindicato.

O retardo ou o não repasse dos percentuais da inflação faz com que os salários dos funcionários fiquem muito prejudicados causando, inclusive, desaceleração na economia do município, pois desestimula o consumo dos servidores no comércio local. “Solicitamos uma reunião com o prefeito de Itaiópolis para o próximo dia 13 de agosto, para tratar de assuntos de interesse dos servidores e na ocasião vamos conversar com o prefeito sobre o repasse das perdas inflacionárias. Esperamos que o prefeito atenda as reivindicações dos servidoresâ€, finalizou o presidente.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.